Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Encerramento do Arquivo de Álbuns do Google: como proteger suas fotos antes do prazo

Encerramento do Arquivo de Álbuns do Google: como proteger suas fotos antes do prazo

Compartilhe

O Google anunciou recentemente o encerramento do Arquivo de Álbuns, um serviço de armazenamento de fotos e vídeos que estará indisponível a partir de 19 de julho de 2023.

Embora esse serviço seja menos conhecido em comparação a outros produtos do “cemitério Google”, ainda existem usuários que podem ser afetados por essa mudança. Foi o meu caso, e eu nem sabia que tinha utilizado o serviço em algum momento no passado.

Neste artigo, vamos explicar o que é o Arquivo de Álbuns, como verificar se você será afetado pela decisão do Google e como fazer o download de suas fotos antes que elas desapareçam.

 

O que é o Arquivo de Álbuns de Google

Lançado em 2016 como uma alternativa ao encerramento do Picasa Web Albums, o Arquivo de Álbuns foi criado com o objetivo de centralizar as imagens enviadas para os produtos e serviços do Google. Isso significava que as fotos enviadas para o Blogger, Hangouts e outros serviços seriam armazenadas em um só lugar.

Ao longo do tempo, esses serviços passaram a armazenar suas próprias imagens, tornando o Arquivo de Álbuns cada vez menos utilizado, de modo que o fim de sua disponibilidade não vai causar tanto impacto na sua rotina diária como usuário do Google.

É importante destacar que o encerramento do Arquivo de Álbuns não afetará o Google Fotos, que continua sendo um serviço de armazenamento de fotos independente, nem o conteúdo armazenado no Google Drive.

 

Verificando se você será afetado

Se você possui blogs no Blogger ou costumava utilizar o Hangouts para conversas e compartilhamento de imagens, é possível que o encerramento do Arquivo de Álbuns afete você. Para verificar se você será afetado e se possui conteúdo que será excluído, basta acessar o site oficial do serviço, cujo endereço é get.google.com/albumarchive.

Se você visualizar fotos na página, isso significa que o encerramento do Arquivo de Álbuns afetará você de alguma forma. Nesse caso, é fundamental fazer o download dessas fotos antes do prazo estabelecido pelo Google (até 19 de julho de 2023). Por outro lado, se a página estiver vazia, você não precisa se preocupar com o encerramento do serviço.

 

Como fazer o download do seu conteúdo

Para fazer o download de todo o conteúdo do seu Arquivo de Álbuns, siga os passos abaixo:

  1.     Acesse o endereço takeout.google.com/takeout/custom/album_archive?pli=1.
  2.     Nessa página, você será redirecionado para o Google Takeout, onde poderá baixar o conteúdo específico desse serviço.
  3.     Na página do Google Takeout, o Arquivo de Álbuns já estará selecionado como o único serviço para criar a cópia de segurança.
  4.     Clique no botão “Próxima etapa” para prosseguir.
  5.     Na página de configuração de download, escolha a opção de receber os arquivos por e-mail e defina se deseja exportar apenas uma vez ou de forma periódica.
  6.     Selecione o formato e o tamanho dos arquivos comprimidos. Lembre-se de que arquivos maiores têm menos chances de serem interrompidos durante o download, mas podem levar mais tempo para baixar.
  7.     Você pode deixar as opções padrão selecionadas ou fazer alterações de acordo com suas preferências.
  8.     Após configurar as opções de download, clique em “Criar exportação” e o Google começará a processar sua cópia de segurança.
  9.     Dentro de algumas horas, você receberá um e-mail com os arquivos para download.
  10.     Faça o download dos arquivos para um local seguro, como seu computador ou outro serviço de armazenamento em nuvem confiável.

Você pode acessar o Google Takeout para baixar todo o conteúdo de uma vez pelo link abaixo:

Você também pode visualizar e gerenciar o conteúdo do Arquivo de álbuns individualmente por serviço:

  • Blogger: imagens publicadas – acessar
  • Conta do Google: fotos de perfil – acessar
  • Google Fotos: álbuns de fotos – acessar
  • Hangouts: anexos enviados pelo Hangouts – acessar

Compartilhe