Se livre dos apps que liberam RAM e otimizam o Android
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Se livre dos apps que liberam RAM e otimizam o Android

Se livre dos apps que liberam RAM e otimizam o Android

Compartilhe

No passado, muitos de nós usuários do Android instalaram aplicativos que prometiam otimizar a RAM nos smartphones. Mas isso acontecia porque, basicamente, o sistema operacional do Google era um devorador de recursos, e os telefones contavam com pouca memória.

Hoje, o cenário é bem diferente. O Android está muito bem otimizado, e boa parte dos smartphones contam com uma boa quantidade de RAM (pelo menos 4 GB, que é o mínimo aceitável; 6 GB deveria ser o padrão nos dias de hoje).

Logo, cabe a nós explicar ao amigo leitor por que não é recomendada a instalação de um aplicativo de gestão de memória no seu smartphone Android nesse momento.

 

 

 

Motivos não faltam…

A lista de motivos é longa, mas vou sintetizar neste post os motivos mais relevantes para que você dispense o uso desses aplicativos que prometem melhorar o desempenho do smartphone, mas não cumpre isso na maioria dos casos.

Para começar, esses aplicativos que prometem liberar a RAM do smartphone acabam consumindo recursos de hardware do dispositivo, de uma forma ou de outra. E considere o fato que muitos deles vão além de liberar memória… instalando malwares e outros softwares indesejados no smartphone, por exemplo.

Aplicativos que prometem otimizar o Android também não são recomendados, pois normalmente acabam consumindo mais recursos de CPU e armazenamento que o desejado. E o resultado disso sempre é um smartphone mais lento do que o normal.

Também não acredite em aplicativos milagrosos que prometem economizar a bateria ou uma recarga rápida da mesma. Na prática, eles “capam” recursos e apps rodando em segundo plano, e quando você precisar dessas funcionalidades, será obrigado a executar os programas novamente e na íntegra.

E isso fará com que você gaste ainda mais bateria do que pretendia economizar.

O ideal mesmo é utilizar os recursos nativos do dispositivo para economizar alguma bateria do telefone.

 

 

 

Libere a RAM você mesmo

A RAM em um smartphone Android existe para um propósito: entregar fluidez e agilidade na sua experiência de uso.

Deixar os programas ativos em segundo plano significa economizar tempo na hora de executá-los quando necessário. E é isso o que você quer no uso diário do dispositivo.

Se você realmente tem a necessidade em otimizar o seu smartphone Android, o recomendado é que você use o modo “faça você mesmo”, ou seja, realize os procedimentos manualmente e com os recursos que o dispositivo já oferece para melhorar o desempenho do mesmo.

Fechar os aplicativos mais recentes, limpar a memória cache, desativar as animações da interface de usuário e alterar algumas configurações para economizar bateria ajudam a manter o seu telefone saudável por mais tempo, mas sem precisar recorrer aos aplicativos “milagrosos” que, na verdade, são enganosos.

O TargetHD.net já publicou vários artigos e tutoriais que mostram os procedimentos que descrevi no parágrafo anterior. Uma simples busca no blog vai entregar os resultados para realizar tais ajustes que, em grande parte, são simples o bastante para que qualquer usuário possa executá-los.

Por isso, não se deixe mais enganar por esses aplicativos que, na prática, não vão otimizar o seu smartphone. Evite que ele fique ainda pior com apps suspeitos e malwares.


Compartilhe