Como fechar aplicativos em segundo plano no Android

Compartilhe

Vários fatores são determinantes para o bom funcionamento de um smartphone, e manter aplicativos abertos no Android por muito tempo pode resultar em perda de desempenho a médio e longo prazo. Logo, fechar os apps em segundo plano ajuda a melhorar a experiência de uso do dia a dia. Porém, é preciso fazer isso com inteligência.

Nesse post, vamos combinar essas mecânicas e mostrar como você pode fechar aplicativos Android com inteligência e praticidade.

 

 

 

Por que eu vou querer isso?

 

 

Porque com certeza você quer que o seu smartphone não fique engasgando na hora de rodar um jogo mais pesado, ou não quer travamentos para reproduzir um vídeo. Aplicativos pesados, que normalmente ocupam muita RAM do smartphone para uma execução perfeita, seguem consumindo recursos do dispositivo se não forem fechados adequadamente.

Se o seu smartphone é muito antigo e tem pouca RAM disponível, esse é o recurso que você precisa utilizar para não ficar com um pedaço de plástico cheio de circuitos velhos na mão, que leva três horas para responder a uma mensagem no WhatsApp. Sério, você não vai querer passar por esse tipo de irritação na vida.

 

 

 

Como fechar todos os aplicativos abertos no Android

 

O Android pode fechar os aplicativos abertos no smartphone de forma nativa, dispensando o uso de apps de terceiros. Independente da versão do sistema operacional do seu smartphone, o processo para a realização desta tarefa é exatamente o mesmo. O que muda é a interface de usuário da capa de personalização adotada por cada fabricante.

Para fechar todos os aplicativos abertos no smartphone de uma vez, toque sobre o quadrado posicionado na parte direita da barra de navegação, localizada na parte inferior da tela da sua interface de usuário (ao lado dos botões Home e Voltar).

Tocando nesse item, todos os aplicativos abertos no smartphone serão exibidos em cascata. Para fechar todos eles, simplesmente toque no “X” que aparece na parte inferior da tela. Pronto!

Se o seu dispositivo só tem o botão Home e não oferece a barra de navegação na interface, para acessar todos os apps abertos é preciso pressionar duas vezes nesse botão Home e realizar o mesmo procedimento indicado no parágrafo anterior.

 

 

 

Como fechar um aplicativo específico no Android

 

Se você só quer fechar um determinado aplicativo aberto em segundo plano, abra todos os apps em segundo plano tal e como indicado no item anterior. Nesse momento, role a tela até que o programa que você quer fechar apareça, e deslize apenas esse programa para a esquerda ou para a direita. Ele será automaticamente encerrado, liberando memória do dispositivo.

Dependendo do modelo do dispositivo, você pode ver a quantidade de memória liberada junto com a memória total disponível e livre. Você também pode tocar no “X” na parte superior direita de cada aplicativo exibido em segundo plano para fechar aquela item.

 

 

 

Como evitar a execução de aplicativos em segundo plano

 

 

Alguns aplicativos carregados em segundo plano são itens que jamais usamos, mas que ficam lá, ocupando memória. O Android permite que você force a paralização da execução desses apps, o que ajuda a evitar um consumo de RAM desnecessário.

Para isso, vá em Ajustes > Aplicativos, e toque no aplicativo que você quer suspender a execução. Aqui, toque em Forçar parada. Se você puder, elimine esse aplicativo do smartphone, principalmente se você sabe que não vai precisar dele no futuro.

Mas forçando a parada já é o suficiente para o aplicativo parar de ser executado e não ocupar espaço na memória do dispositivo. Porém, ao reiniciar o smartphone, é provável que o aplicativo volte a iniciar sozinho, e você terá que repetir o processo. Mas como praticamente nenhum usuário reinicia o seu smartphone todos os dias, isso não chega a ser um incômodo tão grande.


Compartilhe