Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Não sopre os cartuchos do Nintendo Switch!

Não sopre os cartuchos do Nintendo Switch!

Compartilhe

Quem nunca soprou um cartucho de videogame para tentar fazer o jogo funcionar não sabe o que é viver. Acredito que esse procedimento não apenas separa as gerações, mas também divide a humanidade entre os civilizados e os “nutelinhas”.

Falando um pouco mais sério: eu sei que até mesmo os mais jovens tentaram isso com os jogos dos consoles de nova geração, em um hábito herdado dos mais velhos. Fomos nós, os geeks velhos e cringes, que ensinamos a prática para os nossos filhos.

Então… a Nintendo está aqui para acabar com esse antigo mito e alertar os jogadores de que soprar os cartuchos pode causar mais danos do que benefícios.

 

O mito acaba no Nintendo Switch

Em um recente anúncio no Twitter, a Nintendo fez questão de esclarecer os perigos associados à introdução, manipulação ou sopragem dos cartuchos do Nintendo Switch. Contrariando a crença popular, a empresa afirmou categoricamente que o truque de soprar os cartuchos não só é ineficaz, mas também pode danificar irreparavelmente os jogos.

A prática de soprar os cartuchos sempre foi tão enraizada na cultura dos jogadores, e a própria Nintendo reproduziu esse ritual em anúncios publicitários, nos quais os cartuchos eram soprados e o jogo magicamente voltava a funcionar. Infelizmente, tudo isso não passava de uma ilusão. Na realidade, a empresa já incluía mensagens de advertência sobre essa prática nos próprios jogos.

Ou seja, com essa informação em mente, você pode acionar os seus advogados para processar a Nintendo por propaganda enganosa.

Em retrospectiva, parecia lógico acreditar que soprar os cartuchos limpava os conectores e o pó acumulado, mas a verdade é que a umidade da saliva e o atrito gerado ao soprar acabavam danificando os cartuchos. Alguns podem até argumentar que, nos dias de hoje, ninguém mais utiliza esse método antiquado. No entanto, o poder do efeito placebo e o hábito persistem. As pessoas ainda sopram os cartuchos, inclusive os modernos do Nintendo Switch.

A empresa destaca que dentro das ranhuras do Nintendo Switch existem contatos que leem os cartuchos de jogo. Ao tentar limpar essa área com um cotonete ou ao inserir um cartucho danificado, há uma possibilidade real de danificar o leitor de cartões. Portanto, é fundamental não tocar no interior da ranhura destinada aos cartuchos de jogo.

 

Existe uma forma de limpar os conectores sem matar o Switch?

Sim, existe. Por incrível que pareça.

A Nintendo também alerta que, se houver poeira na ranhura do cartucho de jogo, o recomendado é utilizar um aspirador de pó para limpar. Soprar dentro da ranhura não é aconselhado, pois a saliva pode aderir aos contatos, causando oxidação e corrosão.

E para os mais velhos como eu, fica a decepção em constatar que perdemos muito tempo na vida. A dura realidade é que o truque de soprar os cartuchos de Game Boy ou NES nunca funcionou. Pelo contrário: a simples ação de recolocar o cartucho criava uma oportunidade aleatória para que a conexão fosse estabelecida corretamente.

Na prática, soprar ou não soprar, o resultado seria o mesmo.

 

Conclusão

Se você possui um Nintendo Switch e seu jogo não está funcionando corretamente, saiba que soprar no cartucho só trará uma sensação nostálgica, mas não resolverá o problema. A Nintendo alerta os jogadores para evitar essa prática e seguir suas recomendações de limpeza adequada, a fim de garantir uma experiência de jogo sem danos.

Ainda que soprar os cartuchos possa ter sido uma tradição enraizada na história dos jogos eletrônicos, é hora de deixar esse mito no passado e seguir as orientações da própria Nintendo. Afinal de contas, tudo o que você menos quer é ter um Nintendo Switch indo para a assistência técnica por causa da sua saliva.

 


Compartilhe