TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como reduzir o volume de dados de backup do WhatsApp no Android | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como reduzir o volume de dados de backup do WhatsApp no Android

Como reduzir o volume de dados de backup do WhatsApp no Android

Compartilhe

Acabou a festa para os usuários do WhatsApp no Android. Esse grande grupo pode dar adeus à cópia de segurança ilimitada das conversas do aplicativo no Google Drive, o que é uma lástima.

Anteriormente, salvar os chats no Google Drive era gratuito e não consumia espaço de armazenamento na nuvem da gigante de Mountain View. Agora, o processo implica custos adicionais se o usuário ultrapassar os 15 GB de armazenamento gratuito padrão da conta.

Se você quer manter algum tipo de backup do WhatsApp mas quer economizar o tamanho de dados que serão enviados para o Google Drive, mostramos neste artigo quais são as suas alternativas.

 

Google One é uma alternativa, mas não para todos

A limitação de 15 GB pode ser insuficiente para muitos usuários do WhatsApp que usam o aplicativo de forma ativa, participando de vários grupos ou com muitos chats abertos. E existem algumas alternativas para evitar o pior nesse backup, mas nem todas são acessíveis para todo mundo.

Para a grande maioria dos usuários, se os 15 GB forem insuficientes para o backup de dados do WhatsApp, a melhor alternativa será mesmo adquirir um dos planos do Google One. Eu mesmo não tenho escolha, pois o volume de dados que envio e recebo no WhatsApp é algo assustador.

Por outro lado, alguns usuários devem encarar o Google One como um investimento. Pagar por um serviço como esse pode ser uma boa alternativa para armazenar diferentes tipos de arquivos de várias fontes, como por exemplo notebooks e tablets.

Se você pretende fazer um backup de outros dispositivos e aplicativos, vale a pena considerar o investimento no Google One. Agora, se tudo o que você quer é o backup de dados do WhatsApp, penso que não vale a pena pagar por isso. O app de mensagens não justifica o pagamento adicional.

 

Como economizar espaço de armazenamento no backup de dados do WhatsApp

Antes mesmo de começar a enfrentar os problemas com a mudança dessa política, é aconselhável que você verifique o espaço livre na conta do Google. Dessa forma, você pode gerenciar melhor o seu backup e até tomar providências para evitar a perda de dados importantes.

Também vale a pena desativar o download automático de arquivos multimídia para evitar aumento do backup. Fotos e vídeos são os grandes vilões no aumento de volume de dados. É recomendável também excluir fotos e vídeos dos chats para evitar que eles entrem no processo de backup (você sempre pode salvar esses conteúdos no seu smartphone).

Para desativar o download automático de fotos e vídeos nas conversas do WhatsApp, acesse as Configurações no aplicativo e desative o item de download automático de todos os tipos de arquivos.

Você também pode configurar o WhatsApp para reduzir o tamanho do backup. Para isso, acesse Configurações > Chats > Cópia de segurança e desative a inclusão de vídeos.

Por fim, o WhatsApp possui um administrador de armazenamento nativo, o que ajuda no gerenciamento do volume de dados a serem enviados para a cópia de segurança. Para usar essa ferramenta, acesse Configurações > Armazenamento e dados > Administrar armazenamento.

Esse administrador também permite que o usuário veja qual é o tamanho de cada chat em volume de dados, o que ajuda a ter uma ideia mais ampla sobre quais conversas são aquelas que mais consomem espaço de armazenamento. E neste caso, você pode eliminar as fotos e vídeos dessas conversas de forma prioritária.

Tire um tempo do seu dia para adotar esses procedimentos, e o seu backup de conversas no WhatsApp podem ser salvos nos míseros 15 GB de armazenamento oferecidos pela conta padrão do Google Drive. Para muitas pessoas, essas medidas serão suficientes para evitar o pagamento do Google One.

Agora, se você vive no WhatsApp o dia inteiro, trabalha com ele ou está em dezenas de grupos… não tem jeito: o seu cartão de crédito vai sofrer de alguma forma.


Compartilhe