TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Você perdeu arquivos do Google Drive hoje? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Você perdeu arquivos do Google Drive hoje?

Você perdeu arquivos do Google Drive hoje?

Compartilhe

Que o Google Drive é um dos serviços de armazenamento na nuvem mais populares da internet (se não for o mais popular), todo mundo sabe. O que muitos ainda não estão sabendo é que podem estar neste momento perdendo os arquivos armazenados nele.

Recentemente, usuários têm relatado a perda de arquivos de suas pastas no Google Drive, denunciando uma falha que é considerada séria pelos usuários afetados.

Muitos expressaram suas preocupações no fórum de suporte do Google, e o mais grave de tudo isso é que ainda não existe uma solução por parte da gigante de Mountain View para resolver o problema.

 

Investigação em andamento

A equipe do Google está investigando ativamente a situação para identificar a causa, e até que uma solução não apareça, a empresa aconselha os usuários a não realizar alterações nas pastas afetadas até que a real causa do problema venha à tona.

Um usuário sul-coreano foi o primeiro a relatar a perda significativa de arquivos datados até maio de 2023. Ele afirma não ter compartilhado seus arquivos, eliminando a possibilidade de exclusão por terceiros.

Desde então, vários relatos de outros usuários e até mesmo de administradores de sistemas foram recebidos pela Google. E todos com o mesmo diagnóstico: a remoção de arquivos armazenados no Drive de forma repentina.

Alguns usuários afirmam ter perdido arquivos considerados importantes, sem sequer visualizá-los na lixeira ou em revisões pendentes. Os dados simplesmente desapareceram do Google Drive sem deixar rastros.

Outros usuários afirmam que só conseguem ver as estruturas de pastas, mas não os arquivos nelas contidos.

 

O que o Google recomenda (além de não fazer alterações nas pastas)?

Prevenir é sempre melhor do que remediar nesse mundo, e como o Google ainda não tem uma solução eficiente e definitiva para essa anormalidade, tudo o que resta para os usuários que ainda não foram afetados pela falha é justamente a prevenção.

O Google reconheceu esse problema e afirma que está investigando o assunto, observando que parece estar afetando um “subconjunto limitado de usuários do Drive para desktop”. Enquanto aguardamos uma resolução final, a empresa informa o seguinte:

    Não clique em “Desconectar conta” no Drive para computador

    Não exclua ou mova a pasta de dados do aplicativo:

        Windows: %USERPROFILE%\AppData\Local\Google\DriveFS

        macOS: ~/Library/Application Support/Google/DriveFS

    Opcional: se você tiver espaço no disco rígido, recomendamos fazer uma cópia da pasta de dados do aplicativo.

Recomenda-se a instalação imediata de qualquer atualização disponível para o aplicativo do Google Drive, já que esse novo software muito provavelmente pode conter o patch que o Google está preparando para sanar o problema.

Aparentemente, o problema afeta mais o Google Drive na versão de desktop, o que reforça a importância da constante atualização de software para garantir o bom funcionamento da plataforma.

E devo confessar que estou um pouco mais preocupado com a integridade dos meus dados neste exato momento, já que sou um usuário do Google Drive para Desktop.

Começando a fazer o backup do backup de todos os meus arquivos salvos na nuvem neste exato momento.


Compartilhe