Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Reduzir o brilho da tela do smartphone pode ajudar a cuidar da saúde de sua visão

Reduzir o brilho da tela do smartphone pode ajudar a cuidar da saúde de sua visão

Compartilhe

Eu sei que você quer utilizar o smartphone em qualquer lugar ou momento do dia e da noite, inclusive nas madrugadas e no conforto do escuro do seu quarto. Mas eu me preocupo com a saúde da sua visão, algo que é mais importante do que ver as respostas daquela pessoa que você está a fim de pegar no WhatsApp.

Uma das formas mais eficientes para prevenir problemas com a saúde de sua visão em função do uso do smartphone durante à noite é controlando o brilho e a luz emanados pela tela do dispositivo.

A partir de agora, vou compartilhar e revisar com você algumas dicas para reduzir o brilho da tela do seu smartphone durante à noite ou no escuro.

 

Use o brilho automático

Nada melhor do que usar o brilho automático do smartphone para controlar e regular a quantidade de luz emitida na tela. Quanto mais escuro está, menor pode ser o nível de brilho na tela do telefone.

É importante lembrar que esse recurso pode falhar em alguns momentos, pois o sensor de proximidade pode identificar o seu rosto ou pele em algumas situações, aumentando automaticamente o brilho da tela.

Mesmo assim, você ainda pode ajustar esse recurso reduzindo manualmente o brilho, caso os resultados não sejam aqueles que você esperava.

 

Use o Modo Noturno durante à noite

O Modo Noturno é amado e odiado por muitos usuários, já que escurece a tela do smartphone e altera a cor de muitos aplicativos durante à noite.

Você pode estar no grupo daqueles que não gostam do Modo Noturno, mas ele é uma forma muito eficiente para reduzir a fadiga visual pelo uso do telefone. Sua maior eficiência aparece nos apps que contam com o fundo em branco, pois são justamente esses os que podem contribuir para cansar a nossa visão com o uso constante.

Existe uma opção que permite a programação do Modo Escuro no telefone, que pode ser utilizada pelos usuários que desejam adotar a mudança de forma automática. Ou você pode ativar esse modo de forma manual todas as noites, até mesmo para obter um maior controle de personalização da exibição dos elementos.

 

Outros métodos que podem ajudar

Existem outros truques que você pode adotar no smartphone para reduzir os efeitos do brilho exagerado no dispositivo, melhorando assim a saúde de sua visão.

A primeira dica é instalar na tela do telefone uma película antirreflexos, pois dessa forma a luz das lâmpadas e de outros elementos não fica refletida na tela de forma direta.

Outro elemento muito importante é a distância que o seu rosto está da tela do dispositivo. É normal aproximar o telefone da nossa cara no escuro, para que possamos ver melhor os textos nas redes sociais e plataformas de comunicação.

Aqui, a relação é bem simples: quanto mais próxima a tela está do seu rosto, mais danos o excesso de brilho vai causar na sua visão.

Ou seja, use o bom senso e mantenha uma distância prudente do seu rosto em relação ao smartphone, e em uma altura que não resulte em um forçar da vista para ver o que está na tela.

 

Conclusão

Com essas dicas, fica muito mais fácil evitar os efeitos nocivos do brilho da tela do smartphone em nossa visão. Com o passar do tempo, não só a sua relação com o dispositivo vai melhorar, como também o seu bem estar e disposição.

O principal benefício em não utilizar o smartphone à noite é obter um melhor descanso, onde você dorme melhor e acorda com maior disposição para as suas atividades diárias.


Compartilhe