Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que você deve desligar o seu smartphone todas as noites

Por que você deve desligar o seu smartphone todas as noites

Compartilhe

Vamos voltar ao tema que tira o sono de muitos usuários de smartphones. Literalmente neste caso.

Não é a primeira vez que enfatizamos a importância em desligar o smartphone durante a noite ou enquanto você está dormindo. Mas como a teimosia humana é maior, ainda testemunhamos as pessoas dormindo com o telefone na mesa de cabeceira durante a noite.

Em alguns casos, os usuários mais irresponsáveis deixam o smartphone ligado embaixo do travesseiro ou até mesmo segurando o dispositivo com a mão durante o sono. E eu não sei como as pessoas conseguem isso.

De qualquer forma, estou aqui para fazer a minha parte. Vou reforçar os motivos que justificam a importante decisão de desligar o telefone todas as noites antes de dormir.

 

Por que desligar o telefone todas as noites é importante?

Eu entendo que todo mundo quer ter o smartphone por perto o tempo todo, e em alguns casos isso é algo necessário. Algumas pessoas contam com parentes acamados ou filhos que estão fora de casa, e precisam do dispositivo funcionando por perto para atender os casos de emergência.

Porém, a grande maioria das pessoas não precisa ter o telefone funcionando ao lado da cama durante o sono. E esses usuários não se dão conta de um detalhe que fatalmente se fará presente na sua relação de uso com o dispositivo com o passar do tempo, que é a degradação da vida útil do próprio smartphone.

Com o smartphone funcionando o tempo todo, a memória cache do dispositivo fica armazenando dados de forma constante. O funcionamento contínuo do telefone pode gerar problemas no sistema operacional, que fica consumindo memória e recursos de hardware 24 horas por dia.

Os efeitos práticos para isso estão na lentidão do dispositivo, e até o hardware pode ser afetado com o funcionamento constante, inclusive gerando problemas de superaquecimento nos componentes internos.

Mas se esses argumentos não são suficientes para você, vamos acrescentar mais informações que podem promover uma mudança de comportamento na sua relação de uso com o telefone.

 

Outros motivos para desligar o smartphone antes de dormir

Desligar o smartphone durante o sono pode ser uma ótima alternativa para que o seu dispositivo funcione melhor e se livre de uma eventual lentidão provocada pelo funcionamento constante. Dessa forma, você consegue inclusive aumentar a vida útil do telefone.

Ao eliminar a memória cache, você também reinicia funções do sistema operacional, evitando dessa forma que se acumulem as incompatibilidades com aplicativos e recursos de software.

Muitos questionam se é melhor desligar o telefone por completo ou simplesmente realizar o procedimento de reinicialização. são atitudes diferentes, já que desligar o dispositivo significa desativar por completo todas as funções do sistema, e a reinicialização só vai apagar uma parte da memória cache, mantendo em funcionamento algumas partes do sistema.

Ou seja, o recomendado é que você desligue o telefone por completo por pelo menos 20 minutos por semana como tempo mínimo para obter bons resultados de longevidade e funcionamento do dispositivo. O mundo perfeito pede que você desligue o smartphone todas as noites antes de dormir, pois dessa forma você pode obter um melhor comportamento de funcionamento do dispositivo.

Além disso, o ato de desligar o telefone pode melhorar a duração de bateria, que terá uma menor degradação com o passar do tempo. E a sua saúde mental também vai agradecer, pois você passa a dormir melhor sem os efeitos da luz azul emitida pela tela do smartphone.

Afinal de contas, a luz azul que vem da tela do dispositivo afeta negativamente a produção da melatonina no corpo, e essa substância é importante para garantir uma boa noite de sono no ser humano.

Como você pode ver, desligar o smartphone só resulta em vantagens a longo prazo, tanto para você como para o próprio dispositivo. Considere modificar esse hábito no seu dia a dia.


Compartilhe