Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que não consigo fazer cópias de segurança no WhatsApp

Por que não consigo fazer cópias de segurança no WhatsApp

Compartilhe

Ter uma cópia de segurança no WhatsApp é um procedimento que vai muito além de manter um backup das fotos e vídeos de memes que você recebe todos os dias.

É a forma mais eficiente de se livrar de problemas no futuro, pois você pode provar para aquela ex que “vocês estavam dando um tempo” no relacionamento. Ah, sim… e a melhor maneira de otimizar a mudança de smartphone no futuro.

Em alguns cenários específicos, essa tal cópia de segurança vai falhar no WhatsApp. E você precisa saber os motivos para isso acontecer para tomar as providências para contornar a situação.

Providências essas que estão em forma de dicas neste artigo.

 

Você ativou as cópias de segurança no WhatsApp?

Pode ser uma pergunta estúpida, mas em alguns casos o próprio WhatsApp desativa o recurso sozinho depois de uma atualização de versão.

Então, verifique se a opção de backup está ativada em “Configurações > Chats > Cópia de Segurança”.

Além disso, certifique-se de que a frequência de backup está definida para um período adequado. Se você faz o backup todos os dias e não tem mais espaço no Google Drive, o WhatsApp vai parar de fazer a cópia de segurança, e por motivos óbvios.

 

O problema está na internet

De forma preferencial, use uma rede WiFi (principalmente a rede sem fio da sua casa) para garantir uma conexão estável e rápida durante o backup.

Só ative a opção “Salvar usando dados móveis” se realmente necessário, mas esteja ciente do consumo de dados para evitar surpresas desagradáveis quando a conta chegar.

Evite realizar a cópia de segurança do WhatsApp locais com baixa cobertura de internet para evitar lentidão no processo. Isso vale tanto para as redes móveis como para a rede WiFi doméstica, já que a sua casa pode ter zonas de sinal morto ou sombra.

 

Espaço insuficiente de armazenamento

Lembra quando falei sobre os backups diários combinados com a ausência do espaço de armazenamento na nuvem?

Então, vale a pena reforçar a dica, já que ela afeta os usuários do Google Drive e do iCloud (para iPhone) da mesma forma. O espaço disponível na nuvem precisa ser maior do que o tamanho da cópia de segurança.

Verifique também o espaço livre no seu dispositivo móvel e libere espaço de armazenamento se necessário, pois isso também impede o backup do WhatsApp.

 

Falhas no aplicativo do WhatsApp

Em alguns cenários específicos, a culpa é de Mark Zuckerberg, e não sua.

Mantenha o aplicativo do WhatsApp atualizado para a última versão disponível na App Store ou Google Play, só para garantir que os bugs mais recentes estão corrigidos.

Se necessário, limpe o cache ou os dados do aplicativo instalado no dispositivo em “Configurações > Aplicativos > WhatsApp > Armazenamento”.

Nos casos mais críticos, desinstale e reinstale o WhatsApp como último recurso (as conversas não serão perdidas com este procedimento).

 

Dicas Adicionais

  • Reinicie o seu dispositivo móvel para solucionar problemas temporários.
  • Desative o modo de economia de energia durante o backup.
  • Conecte o dispositivo a um carregador para evitar interrupções nas cópias de segurança por falta de bateria.

Compartilhe