TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Office 2013 vai morrer: quais são as alternativas? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas de Downloads | Office 2013 vai morrer: quais são as alternativas?

Office 2013 vai morrer: quais são as alternativas?

Compartilhe

O Microsoft Office 2013 vai completar 10 anos de vida em outubro de 2022 (isso mesmo, eu não estou errado nas contas; a gigante de Redmond tem essa mania de antecipar a numeração de produtos que só estariam presentes em nossas vidas no ano seguinte), e foi uma das versões que mais novidades acrescentou ao popular pacote de escritório da empresa.

Porém, o tempo passa para tudo e todos. Ao longo do caminho, a Microsoft entregou ao mundo as versões 2016, 2019 e 2021 desse software, mantendo vivo o Office 2013 através do suporte oficial.

E o suporte ao Office 2013 está terminando. Infelizmente.

 

 

 

Se prepare para mudanças

O suporte ao Office 2013 consistia em atualizações periódicas para, principalmente, reforçar a segurança do software e, de forma secundária, adicionar algumas novidades mais específicas. E sua popularidade é enorme, a ponto de incentivar os criminosos cibernéticos a tentar encontrar brechas neste software até hoje.

Porém, quem tem o Office 2013 instalado até hoje no computador precisa começar a se preparar para mudanças que estão a caminho. O software entrou oficialmente no seu último ano de vida útil, e tem sua morte oficial prevista para 11 de abril de 2023.

Dessa forma, a Microsoft cumpre com uma de suas promessas mais importantes: manter cinco anos de suporte padrão para os seus softwares, e oferecer outros cinco anos para suporte estendido.

Salvo mudanças (algo que muitos consideram pouco provável pelo simples fato que o Microsoft 365 é extremamente lucrativo para a gigante de Redmond), o Office 2013 deixa de receber atualizações a partir da data indicada para a sua morte, deixando assim de ser uma opção segura para todos os seus atuais usuários.

Ou seja, nem preciso dizer que chegou a hora dos atuais usuários se prepararem para as mudanças que estão por vir. Um ano é tempo mais que suficiente para encontrar uma alternativa para o Office 2013.

E alternativas não faltam no mercado.

 

 

 

Quais são as alternativas?

Você pode apostar no já citado Microsoft 365, que nada mais é do que o Office com assinatura e 1 TB de armazenamento no OneDrive. Para quem já está acostumado com essa suíte de escritório, pode valer a pena essa alternativa, principalmente se aproveitar as promoções que eventualmente aparecem na internet com valores reduzidos.

Também é possível comprar o Office 2021 de forma definitiva para permanecer com o software por um longo período no computador. O que pode ser mais caro que assinar o Microsoft 365, dependendo da versão a ser adquirida.

Para quem não pode (ou não quer) gastar muito dinheiro, sempre é possível usar o Office online de graça (com recursos limitados) ou o Google Docs, que é bem funcional para a maioria dos usuários.

Por fim, também podemos optar pelos softwares gratuitos como LibreOffice, que é de código aberto ou código livre, e que se encontra em um elevado nível de maturidade para as principais tarefas cotidianas.

Ou seja, você tem algumas alternativas para já se adaptar ao fim do Office 2013. Logo, não tem motivos para manter o seu computador desprotegido. Se fizer isso, será por puro desleixo e descompromisso mesmo.


Compartilhe