Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Meu smartphone morreu. Dá pra ressuscitar?

Meu smartphone morreu. Dá pra ressuscitar?

Compartilhe

Um belo dia, você tenta desbloquear a tela do seu smartphone para ler um artigo no meu blog ou ver um vídeo que publiquei no YouTube… e a tela não responde. Na verdade, o telefone nem liga.

Você sente aquele frio na barriga e identifica isso como um sinal de pânico. E depois de várias tentativas para ligar o smartphone pelas vias tradicionais, constata que o telefone está completamente morto.

Diante do desespero que invade a sua alma, você pegou o telefone da sua namorada ou marido e pesquisou na internet sobre formas de ressuscitar o seu smartphone, mesmo sabendo que ele tem anos de uso. E chegou até aqui.

Pois bem… vou oferecer algumas respostas ou dicas que podem ressuscitar o seu velho smartphone.

 

Verifique a bateria

É bem provável que a bateria do smartphone esteja morta, e se for isso, menos mal. Ainda é possível salvar o telefone como um todo.

Para verificar se a bateria do seu smartphone realmente morreu, siga os passos abaixo:

  • Coloque o smartphone para carregar e aguarde algumas horas. Seja paciente nesse tempo de espera, e deixe o telefone carregando sem qualquer tipo de outra atividade.
  • Teste diferentes carregadores, cabos e portas USB. Essa alternância de acessórios pode ajudar no diagnóstico de morte ou sobrevida.
  • Limpe o telefone e a porta de recarga. Em alguns casos, itens residuais nessa área impedem a realização do procedimento de recarga de bateria.

 

Substitua a bateria

Se a bateria do seu smartphone realmente estiver morta, o próximo passo é realizar uma substituição desse item no seu dispositivo.

Nos modelos mais recentes, pode ser preciso procurar a ajuda de uma assistência técnica autorizada para realizar o procedimento, principalmente se você não tem conhecimentos técnicos adequados para realizar a troca da bateria por conta própria.

 

Evite o calor

Se o telefone estiver quente em um dia de sol forte em pleno verão, deixe o dispositivo esfriar antes de tentar recarregar a bateria do dispositivo.

E sempre evite carregar o dispositivo se as temperaturas estiverem elevadas, apenas para prevenir possíveis danos que podem acontecer durante o procedimento.

 

Problemas com a tela

Outro possível indício de morte do telefone ou possível ressuscitação do dispositivo está na tela. Em alguns casos, pode ser apenas um display defeituoso o responsável por esse comportamento anormal.

Por isso, antes de tomar medidas mais drásticas com o smartphone, verifique se o brilho da tela não está configurado para o mínimo. Isso pode acontecer de forma acidental, ou porque o sistema operacional tomou alguma medida preventiva.

Em ambientes com muita luz, pode parecer que o telefone está desligado também pelo ajuste de brilho. Faça o ajuste manual para verificar se a tela está funcionando normalmente.

Se a tela não mostrar nada, pode haver danos causados por quedas ou impactos. E aqui, procure o serviço de assistência técnica para resolver o problema.

 

Seque o smartphone se ele estiver molhado

Pode acontecer. Um telefone que cai na piscina ou no vaso sanitário não é uma anormalidade.

Se o telefone molhar, seque o dispositivo usando bolsas de sílica. E nem perca o seu tempo tentando colocar o smartphone dentro do pote de arroz. Isso não funciona, definitivamente.

Evite usar o secador para acelerar o processo e, se necessário, procure ajuda profissional para secagem dos componentes internos.

 

Hard Reset como última opção

Se nenhuma das dicas anteriores funcionar para ressuscitar o smartphone, a última alternativa é mesmo o Hard Reset.

O processo para retornar o status do telefone para as configurações de fábrica pode variar de acordo com o modelo do telefone, mas ele tende a ser algo simples. Se necessário, assista a tutoriais no YouTube que mostram como é o procedimento.

E se isso não resolver o problema… sinto em informar, mas o seu smartphone morreu de vez, e chegou a hora de procurar outro telefone para chamar de seu.


Compartilhe