TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia 8 problemas que deixam um smartphone lento (e suas soluções) | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | 8 problemas que deixam um smartphone lento (e suas soluções)

8 problemas que deixam um smartphone lento (e suas soluções)

Compartilhe

Seu smartphone vai ficar mais lento com o passar do tempo, e isso é algo normal. Qualquer dispositivo de tecnologia vai perdendo desempenho com o uso cotidiano. E é importante que você saiba qual é a raiz do problema para encontrar soluções práticas e efetivas.

Seja um smartphone Android ou um iPhone, o telefone móvel sempre sofre os efeitos do tempo, o acúmulo de arquivos e até mesmo as práticas ruins dos próprios usuários. E tudo isso compromete o desempenho do dispositivo como um todo.

Neste artigo, vamos relatar os 8 principais motivos que podem desacelerar o desempenho de qualquer smartphone, e quais são as possíveis soluções para contornar essas anormalidades.

 

Pouco espaço de armazenamento livre

Com o tempo, o seu telefone vai acumulando a grande quantidade de arquivos que você recebe das redes sociais, comunicadores instantâneos e do natural navegação na internet. É algo inevitável para qualquer smartphone, tablet ou dispositivo conectado.

A solução: apague todos os vídeos, fotos e aplicativos que você não usa ou não quer guardar. O mundo perfeito pede que você conte sempre com pelo menos 1/3 de espaço de armazenamento livre no dispositivo.

 

Sua conexão de internet é ruim

Quando a conexão de internet WiFi ou de dados móveis é de má qualidade, o desempenho do seu dispositivo conectado ficará prejudicada, com travamentos e falhas constantes. As páginas web não são acessadas e, em alguns casos, alguns aplicativos ficarão inutilizáveis.

A solução: verifique se o dispositivo está conectado na internet, seja através da rede WiFi ou via 4G/5G. Uma vez que você restabelecer a conexão do smartphone à web, tudo voltará ao normal.

 

O sistema operacional do smartphone está desatualizado

Atualizações do sistema operacional existem para corrigir problemas e falhas que podem deixar o dispositivo mais lento ou com um comportamento anormal, já que melhora as funções de processamento, além de melhorar alguns recursos. Deixar o telefone desatualizado pode encurtar a vida útil do telefone.

A solução: entre nas Configurações do smartphone, procure pelo item de atualização do sistema operacional e verifique se existe alguma versão pendente. Se sim, atualize o dispositivo o quanto antes.

 

Cache ou RAM do telefone estão lotadas

Quanto mais você usa o smartphone, mais dados temporários são armazenados na cache e na RAM do dispositivo. Com o tempo, essas pequenas informações se acumulam, ocupando mais espaço na memória interna e, com isso, afetando o desempenho do telefone.

A solução: apagar os dados de cache e RAm com apps especializados, além de fechar os aplicativos abertos na memória do Android e do iOS. Outra maneira eficiente para resolver este problema é simplesmente reiniciando o dispositivo.

 

Muitos aplicativos instalados

Manter aplicativos que não são utilizados no smartphone acaba roubando precioso espaço de armazenamento, o que acaba deixando o dispositivo mais lento com o passar do tempo se você não tomar medidas adequadas para o assunto.

A solução: fechar os aplicativos em segundo plano para economizar bateria e utilizar um menor volume de dados, e desinstalar os aplicativos que você não usa ou sabe que não vai usar. Além disso, feche todos os apps que você não está utilizando no momento.

 

A bateria do telefone está velha

Uma bateria muito usada pode ser o principal culpado pela lentidão do dispositivo, principalmente se o telefone em questão for um iPhone. O sistema operacional se programa para funcionar de forma mais lenta ao detectar o desgaste desse item de hardware.

A solução: procure a assistência técnica para substituir a bateria, ou realize o procedimento por sua conta e risco. Após a manutenção, o desempenho do seu dispositivo voltará ao normal.

 

Seu telefone está ligado há muito tempo

Se o seu telefone não é reiniciado por semanas, ele fatalmente vai sentir uma certa perda de desempenho, que é considerada algo normal ou natural para qualquer tipo de dispositivo conectado ou não na internet.

A solução: simplesmente reinicie ou desligue e ligue novamente o dispositivo. Qualquer uma das duas soluções serve para dar um respiro ao smartphone, apagando a cache e liberando a RAM para uma nova jornada de atividades.

 

Seu telefone está velho demais

É duro pensar que aquele Galaxy 21 Ultra que você pagou caro e em várias prestações ficou velho demais para um uso mais exigente da internet e dos dispositivos de tecnologia. Telefones com mais de três anos de uso já podem ser considerados velhos e ultrapassados.

A solução: comprar um telefone novo. Simples assim. Em muitos casos, é menos caro que ficar trocando peças e realizando manutenções paliativas. Se você conseguir ficar com o mesmo smartphone por até quatro anos, já pode se considerar um vencedor. Porém, depois disso, é hora de realizar a troca.


Compartilhe