Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Tecnologia | Samsung Gauss é o ChatGPT da linha Galaxy

Samsung Gauss é o ChatGPT da linha Galaxy

Compartilhe

A Samsung realizou recentemente o seu fórum sobre inteligência artificial, e nele revelou seus planos para liderar a implementação dessa tecnologia em smartphones. Com isso, temos o Samsung Gauss, seu próprio modelo de inteligência artificial generativa.

O plano da Samsung para o próximo ano envolve a implementação de IA generativa que funcione principalmente de forma local, executada diretamente nos dispositivos móveis. Dessa forma, ele não dependeria da internet, com sua utilidade prática para otimizar os recursos e o funcionamento do dispositivo.

Para isso, a empresa teve que fazer avanços significativos na unidade de processamento gráfico (GPU) de seus processadores Exynos, bem como aproveitar o desenvolvimento já presente em soluções como o Snapdragon 8 Gen 3.

 

Os três pilares do Samsung Gauss

Uma vez estabelecida a base de software, o próximo passo da Samsung era criar um modelo próprio de Inteligência Artificial para tornar o Samsung Gauss uma realidade.

Desenvolvido pela Samsung Research, o nome Gauss presta homenagem a Carl Friedrich Gauss, o renomado matemático alemão. Sem seus cálculos, muito provavelmente esse modelo de IA (e a esmagadora maioria de plataformas similares no mercado) jamais existiria.

Esta proposta compreende principalmente três pilares:

  • Samsung Gauss Language: Este é o modelo que ajudará os usuários a redigir e-mails, resumir documentos, traduzir conteúdo, entre outras tarefas relacionadas à linguagem.
  •  Samsung Gauss Code: Trata-se de um assistente de codificação voltado para desenvolvedores, com o objetivo de facilitar o trabalho no desenvolvimento de software. A Samsung tem o desejo de que terceiros possam participar e aproveitar esse modelo.
  •  Samsung Gauss Image: Esse modelo de imagem é capaz de gerar e editar imagens. Poderá converter imagens de baixa resolução em alta resolução, alterar estilos de fotos, adicionar ou remover elementos, entre outras funcionalidades.

Como podem ver, as bases do Samsung Gauss estão voltadas para a otimização dos recursos do smartphone e melhorias na experiência de uso. É uma abordagem para o uso da Inteligência Artificial que não necessariamente envolve o mundo conectado, tal e como utilizamos neste momento com plataformas como o ChatGPT.

 

Quando o Samsung Gauss vai chegar no seu smartphone

A princípio, o Samsung Gauss não terá uma adoção em massa em suas fases iniciais de desenvolvimento. A Samsung relata que atualmente está utilizando esse modelo para melhorar a produtividade de seus funcionários.

Tal medida pode parecer controversa. Afinal de contas, foi a mesma Samsung que proibiu recentemente que os seus funcionários utilizassem o ChatGPT para realizar suas tarefas laborais. Será que os coreanos ficaram com medo dos dados que poderiam ser compartilhados por eles?

De qualquer forma, está mais do que claro que a IA será o próximo grande avanço para a empresa. A Samsung está acelerando os seus esforços para competir com os líderes desse segmento neste momento, e considerando todo o potencial que a Samsung possui, é possível afirmar que o Samsung Gauss não deve demorar para chegar ao mercado.

Mesmo assim, não há garantias de que o Gauss estará pronto a tempo de ser incorporado nos futuros modelos Samsung Galaxy S24. O correto é pensar que não, já que o próximo smartphone top de linha está praticamente pronto para chegar ao mercado.

 

Via TechCrunch


Compartilhe