Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Como um buscador com ChatGPT pode tirar o sono do Google

Como um buscador com ChatGPT pode tirar o sono do Google

Compartilhe

A vida não está muito fácil para o Google ultimamente, pelo menos quando olhamos para a empresa em um dos seus principais ativos: o serviço de buscas pela internet.

Muitos entendem que o TikTok é hoje o principal concorrente da gigante de Mountain View na hora de procurar informações na internet, principalmente entre os jovens, que estão abraçando novos hábitos na internet.

Agora, aparecem indícios de que a OpenAI (que mantém conversas com a Apple para ser a IA do iPhone e de outros dispositivos da empresa) está se preparando para lançar um buscador na web baseado no ChatGPT

…e isso é sim um motivo para despertar uma forte preocupação no Google.

 

As evidências que indicam sua existência

Basta olhar para os sinais que estão ao nosso redor. Ou melhor, que estão na internet.

Um usuário do Reddit descobriu o domínio ‘search.chatgpt.com’, que possui certificado SSL e atualmente retorna uma página “não encontrada”. Esse é o mais forte indício de que a OpenAI pode estar preparando um novo buscador para o seu site.

O que seria uma ferramenta diferente do ChatGPT, que realiza tarefas e oferece respostas com base em um banco de dados fechado. Um buscador com IA oferece (em teoria) respostas mais precisas e contextualizadas com o enunciado solicitado pelo internauta.

Outro ponto de especulação está em quando esse novo serviço da OpenAI vai chegar ao mundo. Fontes especializadas como é o Android Authority apontam para 9 de maio como a possível data de lançamento do buscador.

E outro sinal de que esse buscador bem é a atual reformulação no site da OpenAI, que agora tem um foco muito maior na barra de pesquisa, o que pode indicar essa integração com uma ferramenta de busca.

 

Pode usar o Bing como base

Quando eu digo que o Google tem motivos para perder o sono com esse buscador da OpenAI, eu não estou brincando.

Não podemos nos esquecer que a OpenAI tem uma parceria com a Microsoft, que pode fornecer acesso ao motor de busca do Bing para alimentar seu próprio buscador.

E o ChatGPT está integrado ao Bing hoje, o que melhorou (e muito) o buscador da Microsoft. Aliás, sua participação de mercado aumentou, já que é através desse buscador que os usuários podem utilizar o GPT-4 de graça.

Na prática, o novo buscador da OpenAI seria mais parecido com o que o Perplexity AI é hoje, permitindo que os usuários façam perguntas diretamente à IA e obtenham resultados mais abrangentes do que uma pesquisa tradicional.

Particularmente, gosto muito do Perplexity AI, pois além das respostas tradicionais que o ChatGPT entrega, a ferramenta oferece links para expandir o que foi solicitado, além de fotos e vídeos relacionados.

E os resultados para solicitações mais específicas são bem mais precisos e eficientes do que aqueles entregues pelo Gemini e até mesmo o Bard. Se parar para pensar, o novo buscador com ChatGPT tem como adversário real o serviço da Perplexity AI, e não o buscador do Google.

Mas devo entender que a OpenAI está olhando para o grande adversário, e não para os atuais parceiros.

 

O impacto potencial no Google

O lançamento de um buscador da OpenAI pode representar uma séria ameaça ao domínio do Google no mercado de buscas. Mesmo porque o ChatGPT é, neste momento, a ferramenta de IA mais utilizada no mundo.

A possível data de lançamento do buscador da OpenAI coincide com o Google I/O 2024 (14 de maio), onde o Google pode apresentar suas próprias novidades em busca com IA.

Por outro lado, como todo mundo foi pego de surpresa com os indícios desse buscador, não dá para saber se o Google se preparou para esse movimento.

E… apenas reforçando: o Google já vem perdendo participação de mercado para o Bing e para o TikTok, e um buscador da OpenAI pode acelerar essa tendência.

Por outro lado, a concorrência da OpenAI pode pressionar o Google a aprimorar seus próprios recursos de busca com IA, o que sempre resulta em algo positivo para os usuários pois (em teoria) a gigante de Mountain View terá que trabalhar para entregar soluções melhores e mais avançadas.

O Google pode explorar novos formatos de busca, como o modelo de perguntas e respostas, para se diferenciar da OpenAI. E o histórico da empresa mostra que ela tem todo o potencial para se reinventar quando a concorrência aparece dessa forma.

No final, o search.chatgpt.com pode fazer com que o google.com seja ainda melhor com o passar do tempo. E a internet tende a ganhar com isso de alguma forma.


Compartilhe