Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Cinco formas de usar o GPT-4 de graça

Cinco formas de usar o GPT-4 de graça

Compartilhe

O GPT-4, o motor mais avançado da inteligência artificial do ChatGPT, se destaca por ser uma das tecnologias mais revolucionárias do momento. Sua habilidade em gerar textos coerentes, relevantes e criativos a partir de qualquer entrada despertou o interesse de muitos usuários em aproveitar seus benefícios.

A OpenAI optou por oferecer o GPT-4 para os usuários mais profissionais, via ChatGPT Plus. Com uma mensalidade de US$ 20, você pode utilizar todo o potencial desse motor de IA e se beneficiar desse avanço tecnológico.

A boa notícia é que existem pelo menos cinco maneiras de utilizar o GPT-4 de forma gratuita, mesmo com algumas restrições. E a partir de agora, eu apresento todas essas alternativas.

 

Copilot

O Microsoft Copilot utiliza o poderoso modelo de linguagem GPT-4 para tarefas diversas, como criação de texto, tradução, resolução de problemas e geração de conteúdo. Ele também incorpora o DALL-E 3 para criar imagens a partir de texto, oferecendo uma experiência versátil e interativa.

Para acessar o Copilot, basta ter o Windows 11 instalado no computador, ou acessar o Bing, o buscador da Microsoft. A ideia é que o recurso esteja disponível em outras soluções como o Microsoft 365 (Office, Excel, PowerPoint) em um futuro próximo.

 

 

Perplexity

O Perplexity é uma ferramenta de inteligência artificial que proporciona acesso gratuito ao GPT-4 pelo modo “CoPilot”, permitindo até cinco perguntas a cada quatro horas. Ele utiliza busca na Internet para respostas rápidas, destacando sua eficácia e velocidade.

Para usar o Perplexity, é necessário ter uma conta no Google e acessar sua página. O acesso à plataforma é gratuito, mas há limitações no tipo e complexidade das perguntas.

 

Merlin

O Merlin é uma extensão do Chrome que oferece acesso gratuito ao GPT-4 com um limite de 102 perguntas diárias. Embora limitado, é uma opção para usuários ocasionais que buscam aproveitar o poder da inteligência artificial de forma prática e rápida.

Para usar o Merlin, é necessário instalar a extensão e criar uma conta gratuita em sua página. Da mesma forma que acontece com o Perplexity, você não paga nada para usar o recurso, mas precisa lidar com suas restrições.

 

Hugging Face

O Hugging Face é plataforma de desenvolvimento de IA de código aberto, e algumas de suas soluções permitem o uso do GPT-4 sem custos. Algumas respostas podem ser lentas, mas a eficácia está presente.

Aqui, é recomendado escolher prompts ou buscas com o objetivo principal de obter a eficiência nas respostas. Para usar o Hugging Face, é necessário criar uma conta gratuita em sua página e explorar os diferentes espaços disponíveis no serviço.

 

Ora

O Ora permite a interação gratuita com o GPT-4, mas limitado a 3-5 mensagens por dia. Sua interface de chat oferece uma experiência cotidiana, embora haja rumores sobre possível custo no futuro.

Para usar o Ora, é necessário baixar o aplicativo e se cadastrar com um e-mail. Por ser de graça, você precisa lidar com as limitações já mencionadas em plataformas anteriores.

 

Conclusão

Como você pode ver, é sim possível utilizar o GPT-4 de forma gratuita, o que é altamente recomendado para aquelas tarefas mais cotidianas e em pesquisas rápidas.

Aqui, eu recomendo (e muito) o uso do Copilot no Windows 11, que está bem amadurecido, permitindo inclusive a produção de textos bem completos para as mais diferentes finalidades.

É claro que você precisa revisar e alterar a mecânica de escrita para entregar artigos mais humanizados, e que as limitações das versões gratuitas dos serviços podem incentivar aos usuários mais exigentes o uso das plataformas pagas.

De qualquer forma, as cinco opções mencionadas no artigo são válidas ao menos para testar as capacidades de cada proposta de Inteligência Artificial, aproveitando de suas vantagens e oferecendo alternativas para quem procura uma solução rápida e econômica para o uso dessa tecnologia.


Compartilhe