TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como digitar mais rápido no teclado do iOS 16 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como digitar mais rápido no teclado do iOS 16

Como digitar mais rápido no teclado do iOS 16

Compartilhe

A grande maioria dos usuários de um iPhone estão atualizando os seus smartphones para o iOS 16, e o novo sistema operacional móvel da Apple esconde alguns segredos que só estão sendo revelados depois que esse update chegou aos dispositivos.

Uma dessas novidades pode revolucionar a forma em como você escreve textos no iPhone, já que permite a digitação sem que o usuário precise olhar para a tela do dispositivo. Ou algo próximo disso.

O único problema desse recurso é que ele vem desativado como padrão, e pelo menos 90% dos usuários não poderão aproveitar dessa funcionalidade… se não ler este post por completo e descobrir como é possível ativar o recurso.

 

Como digitar mais rápido no iPhone

Com esse recurso, você não só poderá digitar muito mais rápido no iPhone, mas também de forma mais eficiente. Dois requisitos que são considerados fundamentais para aqueles usuários que desejam ser mais produtivos e proativos no smartphone, sendo uma mão na roda para quem quer agilizar o processo de comunicação com outros usuários.

O principal requisito para ativar esse recurso é ter o iOS 16 instalado no seu iPhone. Sem ele, a funcionalidade não se faz presente ou efetiva. Logo, antes mesmo de continuar, certifique-se que o seu smartphone está devidamente atualizado.

O que a Apple fez foi adicionar um recurso de retroalimentação ao toque no teclado virtual do iOS 16. Na prática, a cada vez que você toca em uma letra para escrever alguma palavra no teclado, a tela responde com uma suave vibração.

Em termos práticos, é quando você recebe um pequeno toque que você sente na ponta dos seus dedos, que é uma resposta que indica que você efetivamente tocou uma tecla no teclado virtual do smartphone.

O problema é que esse recurso está desativado no iPhone como padrão, exigindo uma ativação manual para que o recurso volte a funcionar normalmente para que o usuário volte a ter esse tipo de resposta ao toque e, dessa forma, efetivamente ter um feedback a mais para agilizar o processo de digitação.

Para ativar o recurso, vá até os Ajustes do iPhone e, depois, em Sons e Vibrações. Por fim, ative o recurso de som e/ou vibração no item Resposta do Teclado.

Dessa forma, a cada vez que você pressionar uma tecla do teclado, você vai ouvir o som do clique e um toque na ponta dos dedos para ser alertado que uma tecla do teclado virtual foi pressionada. E esse feedback sonoro e de toque vai fazer com que a digitação se torne mais ágil para os usuários com o passar do tempo.

 

Isso funciona para todo mundo?

Os resultados podem variar de pessoa para pessoa.

Particularmente, não gosto do feedback sonoro e de toque nos smartphones, independente do fato de ser um dispositivo Android ou em um iPhone.

Aqui, dois motivos respaldam a minha decisão.

O primeiro motivo é que o feedback sonoro me irrita profundamente, e acredito que pode irritar a outras pessoas ao meu redor. O barulho do teclado virtual é algo que pode tirar a concentração de qualquer pessoa com o passar do tempo.

O segundo motivo é que, por incrível que pareça, o feedback ao toque mais me atrapalha do que ajuda. Já me acostumei com o toque direto nas telas nos smartphones, e consigo diferenciar bem essa diferença de uso no teclado físico e no virtual.

Mas ter o recurso de feedback ao toque no iOS 16 é algo que certamente pode beneficiar a outros usuários. E ter essa funcionalidade é melhor do que não ter. Ao menos todos se sentem contemplados de alguma forma.


Compartilhe