iOS 16: primeiros problemas da versão final

Compartilhe

Todo ano é a mesma coisa.

Se você tem um iPhone compatível com o iOS 16, atualizou o dispositivo do jeito que a Apple pede e o comportamento do dispositivo ficou anormal após o procedimento, saiba que você não está sozinho nessa.

São muitas novidades em uma nova versão de um software que, de uma forma ou de outra, sofreu muitas modificações. E essas alterações nem sempre conversam bem com o hardware do seu dispositivo e com a combinação de apps e configurações presentes no seu telefone.

Logo, é algo “relativamente normal” ver muitos usuários do iPhone ao redor do mundo reclamando dos problemas que o seu dispositivo está apresentando após a atualização do sistema operacional. E coloco o “relativamente normal” porque esse software foi testado por muita gente nos últimos meses.

Neste artigo, você fica por dentro dos principais problemas que estão lastreando a experiência de uso do iPhone nesses primeiros dias após a atualização para o iOS 16. Dessa forma, você pode decidir se espera a Apple resolver essas falhas antes de atualizar o seu dispositivo, ou se encara o update com a cara e a coragem.

 

 

É impossível atualizar os aplicativos

Uma das falhas mais sérias detectadas por alguns usuários que decidiram atualizar o iOS 16 logo no primeiro dia é a impossibilidade de atualizar ou realizar o download de aplicativos e jogos a partir da App Store.

A tela de erro nesses casos é a mais genérica possível:

“Ocorreu um erro. Por favor, tente mais tarde.”

Até o momento em que este post foi produzido, não há maiores informações sobre a origem do erro. E a única forma de resolver o problema (e, ainda assim, de forma temporária) é reiniciar o iPhone.

 

As notificações não chegam

Após a atualização do iPhone com o iOS 16, alguns usuários não estão recebendo as notificações de mensagens de texto ou de outros aplicativos.

E essa falha foi descoberta da forma mais inusitada e, ao mesmo tempo, coerente possível: o jornalista Jason B. Hirschhorn, que cobre o futebol americano nos Estados Unidos, revelou que não estava recebendo alertas dos resultados das partidas em curso.

Ele entrou em contato com a Apple, que não soube explicar os motivos para o problema acontecer. E restaurar o telefone não resolve. Ou seja, a falha pode ocorrer nos dispositivos com iOS 16 e é outra que não tem uma solução clara até o momento em que este post foi produzido.

 

Calibração de bateria instável

Vários usuários estão experimentando a já tradicional drenagem de bateria no iPhone após a atualização para o iOS 16. E isso vem acontecendo de forma desproporcional, especialmente nos modelos Mini.

https://twitter.com/33b5e5/status/1569454889750921219

Outro problema relacionado com a autonomia de bateria do iPhone após o update está na exibição da porcentagem de bateria, um recurso que nem todos podem ativar nos seus telefones.

Por fim, muitos usuários afirmam que essa porcentagem exibida pelo telefone não é precisa (um problema que foi revelado ainda nos períodos de testes do iOS 16). Em alguns cenários, o indicador mostra valores maiores de autonomia do que aquela que o dispositivo realmente tem, o que pode deixar o usuário em apuros no final do dia.

 

Problemas de superaquecimento do iPhone

Muitos usuários estão reclamando de problemas de superaquecimento do iPhone após a atualização para o iOS 16. Neste caso, vale a pena tentar reiniciar o smartphone pelo menos duas vezes seguidas e deixar o dispositivo repousar por aproximadamente 15 minutos.

Tal procedimento deve resolver o problema, já que outros usuários tentaram essa dica e funcionou.


Compartilhe