Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como resolver os irritantes ruídos e movimentos da câmera do iPhone 14

Como resolver os irritantes ruídos e movimentos da câmera do iPhone 14

Compartilhe

A vida não está fácil para o iPhone 14.

O smartphone chegou ao mercado cercado de críticas pelo excesso de continuísmo por parte da Apple, e os modelos Pro e Pro Max são excessivamente caros. E agora que as primeiras unidades do smartphone estão chegando nas mãos de especialistas em tecnologia e usuários, os primeiros problemas são detectados.

Um desses problemas está relacionado ao novo sensor de 48 MP presentes nos modelos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, onde alguns ruídos e vibrações são detectados, o que está arruinando o registro de fotos nesses modelos.

Afinal de contas… o que está acontecendo neste caso?

 

Uma falha que está arruinando a experiência fotográfica

São muitas as queixas sobre o assunto nas redes sociais. Essa falha nas câmeras do iPhone 14 se manifesta de forma ainda mais enfática inclusive no uso de apps de terceiros que são muito populares hoje entre os usuários, como o TikTok e o Instagram.

Na prática, o aplicativo de câmera do iOS 16 não apresenta qualquer tipo de problema quando executado. Porém, quando utilizamos a parte de câmera nos apps de terceiros, a falha se manifesta. E isso está bem longe de ser o comportamento ideal que os usuários esperam de um smartphone que, no Brasil, pode chegar a custar quase R$ 15.000.

Apesar do iPhone 14 não apresentar maiores problemas de tela ou de outros componentes de hardware, as falhas nas câmeras de fotografia e vídeo já são consideradas crônicas, o que está provocando a irritação e o descontentamento em muitos compradores do dispositivo.

A experiência de uso das câmeras nos novos smartphones da Apple deixa muito a desejar, principalmente no iPhone 14 Pro, que conta com o novo sensor de 48 MP. O foco contínuo e a estabilização ótica não funcionam como deveria, e diferentes vídeos publicados na internet nos últimos dias mostram o problema de forma mais clara.

Como a Apple possui uma comunidade de usuários muito vasta, é possível concluir que essa falha na câmera do iPhone 14 Pro não é algo pontual, já que afeta a muitos dispositivos. Alguns usuários tentaram reiniciar o smartphone, apagar os aplicativos onde o comportamento na câmera estava anormal e outros procedimentos normalmente adotados nesse tipo de situação. Mesmo assim, o problema nas câmeras persiste.

Até o momento em que este artigo foi produzido, a Apple não se pronunciou sobre o assunto. E pelo que foi possível observar, muito provavelmente este é um problema que está relacionado com o software, e não com o hardware.

Muito provavelmente a Apple vai orientar os desenvolvedores de terceiros a publicar atualizações dos aplicativos afetados para corrigir o problema. Por outro lado, também é bem provável que seja a própria empresa responsável pelo iPhone a lançar a correção de alguma funcionalidade específica da câmera para corrigir um problema cujo comportamento afeta diferentes aplicativos da mesma forma.

 

O que fazer se você se deparar com essa falha?

Como a Apple ainda não se manifestou sobre o assunto e os aplicativos de terceiros ainda não foram atualizados (pode ser que tudo isso já tenha acontecido quando você ler este artigo no futuro), se você eventualmente encontrou este problema na sua unidade do iPhone 14 (em qualquer uma das versões lançadas pela Apple), você tem algumas alternativas.

A primeira é sentar e esperar que a Apple ou os desenvolvedores envolvidos realizem as correções pertinentes. E a segunda opção é devolver o telefone para a loja onde você comprou logo nos primeiros dias após a compra.

É importante lembrar que nem todas as unidades do iPhone 14 foram afetadas por esse problema, o que significa que apenas uma série de produtos pode contar com a anormalidade. Mesmo assim, o problema ainda é considerado um mistério que precisa ser solucionado, já que um dos principais pontos positivos dos smartphones da Apple é justamente o seu excelente funcionamento com os aplicativos de câmera.


Compartilhe