TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como funciona a conexão via satélite do iPhone 14 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como funciona a conexão via satélite do iPhone 14

Como funciona a conexão via satélite do iPhone 14

Compartilhe

Uma das (poucas) novidades reais da série de smartphones iPhone 14 apresentada pela Apple é a conexão via satélite. O recurso vai permitir que os usuários enviem mensagens de emergência para outros contatos e centros de resgate em áreas fora do alcance das redes móveis ou de WiFi.

Neste primeiro momento, o recurso só está disponível nos Estados Unidos e no Canadá. Mas isso não impede que os fãs de tecnologia brasileiros não se interessem em obter maiores detalhes sobre o funcionamento dessa funcionalidade. Vai que um dia a Apple se lembra do Brasil e libera essa conexão por aqui.

Por isso, vamos mostrar neste post os detalhes sobre o funcionamento do recurso de comunicação via satélite presente nos novos smartphones iPhone 14.

 

O que a Apple não contou sobre a comunicação via satélite do iPhone 14

O processo de desmontagem do iPhone 14 Pro Max realizado pelo site iFixit combinado com uma declaração oficial da Apple para a Reuters ajudam a revelar alguns segredos escondidos no dispositivo que estão diretamente relacionados ao funcionamento do sistema de comunicação via satélite dos novos dispositivos.

O elemento chave para tudo acontecer aqui é o modem Qualcomm Snapdragon X65, que cumpre uma dupla função na nova família de smartphones iPhone 14. Aqui, o chip não só é utilizado para conectar o dispositivo ao sinal 5G das operadoras de telefonia móvel, mas também para funcionar com a banda n53, utilizada pelos satélites da Globalstar.

No começo de 2022, a Apple fechou um acordo com a Globalstar para utilizar até 85% da capacidade de transmissão de dados via satélite dessa empresa. E essa estrutura é a adotada para o sistema de mensagens de emergência do iPhone 14. Além disso, os novos smartphones carregam no seu interior um hardware e software proprietários da gigante de Cupertino para que o recurso funcione de forma plena.

Ou seja, a Apple se respaldou de todos os lados possíveis e imagináveis para oferecer um recurso que pode não ser algo inédito no mundo da telefonia móvel, mas com uma aplicação prática que apenas os telefones da gigante de Cupertino podem oferecer neste momento.

E as demais empresas do setor que lutem para fazer o mesmo com tanta competência.

 

Como funciona o sistema de emergência da Apple

O novo recurso de mensagens de emergência via satélite da Apple funciona da seguinte maneira.

O usuário deve segurar o iPhone 14 normalmente, tal e como faria no seu dia a dia. Ou seja, o dispositivo não pode ficar no bolso ou na mochila, mas não se faz necessário neste caso ficar apontando o telefone para o céu (e isso seria algo ridículo).

O mais importante aqui é se certificar que você está em um local com ar livre e uma visão clara do céu e do horizonte. E muito provavelmente você estará nessa situação quando estiver perdido no meio da mata porque decidiu fazer uma trilha completamente desconhecida.

A Apple recomenda que o usuário tenha cuidado com as árvores ou locais com folhagem leve, já que esses elementos podem deixar o sinal mais lento. E os locais com folhagem densa podem bloquear por completo a recepção do sinal via satélite.

Colinas, montanhas e estruturas mais altas são outros elementos que eventualmente podem bloquear o sinal do satélite. Se você precisar girar para a esquerda ou para a direita para uma melhor recepção de sinal, os indicadores que vão aparecer na tela do iPhone vão dizer o que fazer neste caso.

Uma vez que o iPhone 14 consegue se conectar a um satélite, o dispositivo vai manter essa conexão ativa, mesmo que a tela esteja bloqueada. Em casos de cenários de emergência, a Apple sugere que você primeiro tente pedir ajuda através de uma chamada telefônica. Se isso não for possível, envie uma mensagem de texto.

O recurso de SOS via satélite só estará ativo nos Estados Unidos e Canadá em novembro, depois que o iPhone 14 receber uma atualização do iOS 16 que será específica para essa funcionalidade. E como eu mencionei antes neste artigo, essa funcionalidade não está disponível para o Brasil por enquanto.


Compartilhe