TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como desativar a sua conta no Twitter | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como desativar a sua conta no Twitter

Como desativar a sua conta no Twitter

Compartilhe

Agora que Elon Musk é oficialmente dono do Twitter e deu as cartas sobre como vai gerenciar a rede social, não são poucas as pessoas que estão pulando do barco e desistindo de compartilhar com o mundo os seus pensamentos na plataforma do passarinho azul.

O Twitter pode não ter tantos usuários como o TikTok ou o Instagram, mas é o palco das principais discussões que marcam a agenda política das principais nações do planeta, e isso não é pouca coisa.

Se você entende que o Twitter vai virar uma terra sem lei nas mãos de Elon Musk, chegou a hora de saber como é o procedimento para desativar a sua conta na rede social. É bem provável que você fará isso em breve, em nome da própria saúde mental.

 

Run to the hills!

Elon Musk chegou no Twitter no modo “pé na porta, tapa na cara”.

Decidiu que passaria a cobrar para que os usuários recebessem o selo de verificação nas contas (por outro lado, qualquer um que está disposto a pagar US$ 8 por mês pode ter esse selo, que deixou de ser exclusivo para autoridades, celebridades e influenciadores), pediu mudanças internas de programação a toque de caixa e demitiu sumariamente 50% dos funcionários de forma remota, bloqueando o e-mail de todo o mundo.

Antes disso, Musk mandou embora toda a junta diretiva do Twitter, se tornando o CEO único da empresa. Isso permitiu que ele modificasse o sistema de moderação do conteúdo publicado pelos usuários, o que já cria um cenário totalmente favorável para uma rede social completamente sem controle nos discursos com temas mais controversos.

Na prática, o Twitter vai voltar a permitir com menor restrição os discursos de ódio e preconceito, as notícias falsas e tantos outros conteúdos que contaminaram de forma decisiva a rede social. E muitos dos que já estavam perdendo o interesse no microblog agora estão indo embora para nunca mais voltar.

A prova disso é que o Twitter sofreu uma baixa de usuários em massa nos últimos dias, algo que nunca antes foi testemunhado em sua história. Entre 27 de outubro e 1 de novembro de 2022, mais de 877 mil usuários encerraram as suas contas, enquanto mais de 497 mil suspenderam temporariamente os seus registros na plataforma.

Ou seja, são mais de 1 milhão de usuários ativos A MENOS que o Twitter possui neste momento. E isso é péssimo para uma plataforma que precisa de pessoas para manter o seu principal ativo (a publicidade) rentável e funcionando.

 

A forma correta de entender a fuga de usuários do Twitter

O Bot Sentinel analisou a proporção de usuários que desativaram ou suspenderam as suas contas no Twitter depois da aquisição de Elon Musk. Lembrando que a base de atuais usuários é composta por aproximadamente 237 milhões de pessoas.

É preciso colocar em contexto os termos que estamos utilizando, para melhor compreender a gravidade da situação.

Uma desativação de conta é quando o usuário encerra o seu cadastro no Twitter por vontade própria. Uma suspensão é quando o Twitter elimina contas por inatividade, falta de autenticidade ou violação dos termos de uso do microblog.

Pois bem, os usuários mais tóxicos do Twitter estão neste momento testando os limites da rede social. Aproveitaram o fato que o novo dono é Elon Musk e escancaram a sua “liberdade de expressão” (que, na prática, são discursos de ódio, de preconceito e extremismo), apenas para verificar se a tal moderação de conteúdo realmente mudou, e se eles serão suspensos ou banidos da plataforma.

O crescente ambiente hostil no Twitter vai resultar no desgaste emocional dos usuários que só querem aproveitar da rede social como ela sempre foi, e é isso o que está gerando as desativações de contas em massa. Com o tempo, isso vai se tornar em um problema sério para a plataforma, que vai cair no desgaste e desvalorização.

E eu realmente não sei se Elon Musk deveria querer isso para o seu novo brinquedinho.

 

Como desativar a sua conta no Twitter

Se você quer dar um tempo do Twitter, desinstale o aplicativo do seu smartphone. Isso está ajudando no processo de desintoxicação de muitos usuários.

Porém, se você quer sair do Twitter para nunca mais voltar, o que você pode fazer é desativar a sua conta e, em um momento posterior, apagar o seu nome de usuário na rede social. É o que explica os termos de uso do serviço, em um procedimento que é menos intuitivo do que deveria ser. Ou que é propositalmente complicado para fazer com que você desista desse objetivo.

De qualquer forma, vamos ajudar aos usuários que estão realmente propensos a abandonar o Twitter para sempre.

E o primeiro passo para eliminar a conta no Twitter em definitivo é desativá-la. Essa desativação dura pelo menos 30 dias. Depois disso, sua conta será eliminada, e o seu nome de usuário deixa de estar associado à essa conta. Na prática, o desativar uma conta no microblog inicia o seu processo de eliminação em definitivo, e o período de um mês é o tempo que a rede social dá para você eventualmente se arrepender dessa decisão.

Durante o período de conta desativada, o seu nome de usuário e seu perfil público não serão visíveis no Twitter, tanto nos aplicativos para Android e iOS como no endereço twitter.com. Se você não acessar a rede social nesse prazo de 30 dias, significa que você não quer mais usar a plataforma: sua conta será eliminada de forma definitiva, e você não terá acesso aos seus tweets já publicados.

O Twitter adicionou recentemente uma nova janela de 12 meses de desativação antes da remoção em definitivo da conta, mas eu não sei se uma pessoa que está decidida a abandonar a rede social vai aceitar esperar tanto tempo para se livrar dela.

Lembrando sempre: se você acessar a sua conta do Twitter antes do fim dos 30 dias (independentemente da via de acesso que você vai utilizar), o processo de eliminação da conta é interrompido, e você precisa iniciar um novo ciclo de desativação.

Por fim, esse passo de eliminação da conta no Twitter só deve ser executado se você está com a certeza sobre o passo que está dando. Uma vez executado (e após os 30 dias da desativação da conta), não tem volta.

Enquanto isso, Instagram, Facebook e TikTok olham para tudo isso, e esfregam as mãos animadamente.


Compartilhe