TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Alguém se lembrou de enterrar a Oi Play | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | TV Por Assinatura e Streaming | Alguém se lembrou de enterrar a Oi Play

Alguém se lembrou de enterrar a Oi Play

Compartilhe

Eu já achava que essa moribunda estava morta faz tempo. Mas a existência desse artigo em si é a prova de que eu estava errado.

A plataforma de streaming e TV por internet Oi Play será descontinuada em 31 de dezembro de 2023, em meio à intensa competição no setor. Ela não deu conta de brigar com Claro, Vivo e DirecTV… ops… DGo… desculpa, vou tentar de novo… Sky+ (agora sim) e suas respectivas propostas.

Na verdade, a Oi Play estava morta desde a sua última reformulação. A empresa só se esqueceu de enterrar o serviço. Bom, alguém lá dentro se lembrou de desligar os aparelhos dela, e estamos aqui falando sobre isso.

 

Por que a Oi Play morreu?

Temos algumas respostas oficiais.

Os usuários estão sendo informados sobre o fim do serviço, enquanto a operação de TV por assinatura por fibra e DTH continua sem alterações, mostrando que nem todas as empresas contam com expertise o suficiente para oferecer um serviço de TV por streaming decente.

A Oi destaca como justificativa para a morte do Oi Play a implementação de medidas para intensificar a eficiência operacional, o que resultou na desativação de alguns produtos, incluindo a plataforma.

A operadora também ressalta a tendência de mercado em direção à desintermediação da distribuição de conteúdo, citando a criação de serviços de streaming por diversas emissoras e produtoras.

Traduzindo: tem muitos serviços de streaming no mercado, e a Oi Play era só mais uma plataforma que (quase) ninguém utilizava.

 

Como vai ficar a partir de agora

As vendas do Oi Play foram suspensas, mas o site permanecerá ativo até o final de 2023, fornecendo informações sobre o uso da plataforma. A Oi não concederá descontos aos assinantes do serviço Oi TV com o streaming incluído nos planos, alegando a inexigibilidade de redução de valores devido à gratuidade do produto descontinuado.

O serviço de TV por assinatura a Oi continuará existindo por meio dos decodificadores, sem impacto no seu funcionamento.

A Oi mantém a estratégia de parceria com marcas fortes de conteúdo, como Globoplay, HBO Max e Paramount+ como alternativas ao Oi Play. Mas aqueles que recebiam o serviço de streaming da operadora não receberão nenhuma permuta de benefícios com esses parceiros pela perda do serviço.

Os clientes do Oi Play serão informados sobre o encerramento do serviço por meio de canais de atendimento, fatura, jornal e e-mail, tal e como prevê as regras estabelecidas pelos órgãos de defesa do consumidor. Aliás, a divulgação em mídia eletrônica já é uma forma de deixar pública a decisão.

Lançado em 2016 inicialmente para os assinantes da Oi TV, o Oi Play expandiu-se para clientes de banda larga fixa, incluindo conteúdos sob demanda e, a partir de julho de 2022, comercializou avulso com canais ao vivo, competindo no segmento de IPTV.

No entanto, seus planos não foram atrativos, com grade de canais menor e preços mais altos em comparação com concorrentes, possivelmente contribuindo para seu insucesso.

Eu fui assinante do Oi Play por um breve período (inclusive para testar o serviço), e a minha experiência com a plataforma foi a pior possível. A qualidade de imagem até que era aceitável, mas os canais ao vivo travavam demais, e os conteúdos por streaming eram exibidos com muitas dificuldades.

Não fiquei um mês no serviço. Não foi feito para durar por muito tempo.

A Oi Play nasceu morta, e agora se lembraram de enterrar a moribunda. A plataforma foi mais um símbolo da decadência da Oi do que qualquer outra coisa. Não sei se os seus (poucos) assinantes vão sentir falta de um serviço que deixava a desejar em praticamente todos os aspectos.

Sim, eu sei. Estou sendo duro com a Oi Play. Mas ao menos eu sou sincero.


Compartilhe