TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia 10 motivos para você não precisar trocar de smartphone todos os anos | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | 10 motivos para você não precisar trocar de smartphone todos os anos

10 motivos para você não precisar trocar de smartphone todos os anos

Compartilhe

O tempo é o senhor da razão, e conforme o tempo passa, vamos mudando as nossas prioridades. E uma das coisas que deixou de ser uma prioridade na minha vida (além de abandonar essa mania de ficar escrevendo todos os dias sobre as grandes marcas, pois elas não dão a mínima para esse blog) é trocar de smartphone todos os anos.

Muitas pessoas se sentem tentadas a adquirir o último lançamento do mercado, mas o tempo está mostrando que tal prática não está valendo a pena. Exceto é claro se o seu desejo é se mostrar para amigos e parentes.

Neste post, eu apresento razões para você considerar manter o seu smartphone atual por mais tempo, mesmo que o mercado (e até mesmo eu) tente vender a ideia de ter sempre o telefone mais novo.

 

Desempenho aprimorado

Os smartphones atuais são mais potentes e duráveis, oferecendo um desempenho superior ao longo do tempo. Muito diferente das primeiras gerações desses dispositivos, que eram limitados o suficiente para gerar dores de cabeça constantes para os usuários.

Os telefones atuais contam com processadores mais rápidos, memórias maiores e baterias mais eficientes, garantindo um funcionamento fluido e sem travamentos por um tempo maior. Diferente do que o CEO da OnePlus acredita, já que ele compara smartphones que recebem sete anos de atualizações com sanduíches mofados.

Além disso, os novos smartphones são projetados para resistir a quedas, arranhões e impactos, prolongando a sua vida útil. Afinal de contas, sobreviver aos desastrados é um dos principais avanços dentro do segmento de mobilidade, e ninguém fala deste aspecto muito importante.

 

Ofertas atraentes

Com as frequentes promoções, é possível adquirir smartphones com melhores recursos, o que garante o uso de novas funcionalidades no futuro. E no passado, janelas de promoções como Black Friday, Cyber Monday, Dia do Solteiro e Prime Day da Amazon simplesmente não existiam para o consumidor brasileiro.

Hoje, você pode encontrar aparelhos com câmeras de alta resolução, telas de alta definição, sensores biométricos, carregamento sem fio e outras novidades por preços relativamente competitivos. Assim, você pode aproveitar as vantagens da tecnologia sem gastar muito e, por tabela, ter um smartphone top de linha por muito tempo funcionando bem.

É claro que um smartphone top de linha ainda pode custar o seu rim ou pâncreas (dependendo do fabricante e do órgão que está funcionando melhor no seu corpo), mas pelo menos existem algumas janelas que podem resultar em compras mais competitivas.

No passado, isso era uma raridade.

 

Investimento no futuro

A tendência de pagar um pouco mais por um smartphone pode antecipar as necessidades futuras, tornando a compra mais sustentável a longo prazo.

Para aqueles felizardos que contam com maior robustez financeira, pagar a mais pelo dispositivo aumentam as chances de uma economia considerável, permitindo até mesmo um maior investimento no futuro smartphone.

Ao optar por um modelo mais avançado, você evita a obsolescência precoce e garante que o seu smartphone acompanhe as mudanças tecnológicas. É o que normalmente acontece com os usuários do iPhone, e o inverso para quem compra um telefone da Motorola.

Desculpa, galera da Motorola, mas estou aqui para apresentar verdades inconvenientes de tempos em tempos.

 

Atualizações de software

Marcas como Google e Samsung garantem atualizações dos seus smartphones top de linha por até 7 anos, prolongando a vida útil do dispositivo. O que é uma enorme vitória para os usuários de telefones Android, considerando a obsolescência programada estabelecida na primeira geração de dispositivos com esse sistema operacional.

Essas atualizações trazem melhorias de segurança, desempenho e funcionalidades, mantendo o seu smartphone atualizado e protegido. Além disso, elas permitem que você tenha acesso aos aplicativos e serviços mais recentes, sem perder compatibilidade.

Com um tempo maior de atualizações do sistema operacional, você não tem tanta necessidade de trocar de smartphone todos os anos. Insisto: conforme o tempo passa, você economiza para comprar o próximo.

 

Garantia estendida

Se o tempo de garantia de um smartphone expandir para o mínimo de dois anos (uma possibilidade que várias marcas já flertam), temos aqui mais um ótimo motivo para não trocar de dispositivo com tanta frequência.

Caso ocorra algum defeito ou problema no seu smartphone, você pode acionar a assistência técnica da marca e solicitar o reparo ou a troca do aparelho. Isso evita que você tenha que gastar dinheiro de forma inesperada com os custos de um conserto ou de uma nova compra.

Um dos principais motivos para a compra de um smartphone novo antes dos dois anos de uso é justamente os problemas inesperados que acontecem depois do primeiro ano de garantia. Se as regras mudarem, quem ganha é você.

 

Satisfação com o atual smartphone

Quando o smartphone continua funcionando bem, muitas pessoas não encontram motivos razoáveis para trocar de telefone de forma imediata ou a curto prazo. E essas pessoas não passam frio, pois estão cobertas de razão.

Esses usuários estão satisfeitos com o desempenho, a qualidade e as funcionalidades do seu smartphone atual e não sentem falta de nada. Nesse caso, trocar de smartphone pode ser visto como um desperdício ou uma extravagância.

Não quero dizer que você, que está louco de vontade de mostrar para os amigos que tem dinheiro para jogar fora, que está proibido de comprar um smartphone novo a cada ano. Só quero te alertar que isso pode beirar a burrice em alguns casos.

 

O reparo no lugar da substituição

A opção de reparar o smartphone quando viável (e não quando um hipopótamo passou por cima dele) é algo mais atraente do que comprar um novo para muitos usuários.

Muitas vezes, é possível consertar o seu smartphone com um custo baixo e uma rapidez satisfatória, recuperando o seu funcionamento normal. Isso pode ser feito em lojas especializadas ou até mesmo em casa, com tutoriais na internet.

Se você conta com habilidades para consertar o seu smartphone por conta própria, melhor ainda. Caso contrário, consulte uma assistência técnica e verifique se o reparo custa muito menos do que vender o seu rim para comprar um telefone novo.

 

Durabilidade aprimorada

A presença de smartphones mais resistentes ou à prova d’água, associada ao uso de cases protetores e vidros temperados contribui para a longevidade do dispositivo. E isso é algo inegável.

Os dispositivos atuais são muito melhores e mais resistentes do que os telefones do passado, e isso faz com que você utilize os smartphones top de linha por mais tempo, evitando a necessidade de troca.

O uso de acessórios e materiais mais resistentes ajudam na proteção do seu smartphone, evitando os danos causados por líquidos, poeira, calor e choques mecânicos.

Apesar de alguns telefones mais caros ainda serem relativamente frágeis em relação aos modelos efetivamente resistentes, eles ainda duram mais do que os modelos que trincavam a tela apenas por olhar para o dispositivo quando uma notificação chega.

 

Motivos econômicos diversos

Questões financeiras, como direcionar o dinheiro para outras necessidades, economizar para que sua família possa ter três refeições por dia ou o clássico “meu dinheiro não dá em árvore e eu não sou filho de deputado” também influenciam na decisão de não trocar de smartphone com frequência.

Muitas pessoas preferem investir em outras prioridades, como educação, saúde, lazer ou poupança do que gastar com um novo smartphone. E pessoas que pensam assim contam com um QI acima de 90.

Além disso, elas podem aproveitar o dinheiro economizado para comprar outros produtos ou serviços relacionados ao seu smartphone. Ou investir em outros produtos de tecnologia que são igualmente úteis para a sua vida.

 

Preocupação ambiental

A consciência ambiental crescente faz com que muitos evitem a troca frequente de smartphonees, contribuindo para a sustentabilidade. Ou vai me dizer que você não sente o aquecimento global só porque usa o ar condicionado todos os dias?

Ao manter o seu smartphone por mais tempo, você reduz o consumo de energia, de materiais e de recursos naturais, além de diminuir a geração de lixo eletrônico. E o meio ambiente agradece ao fato de você ser alguém consciente sobre essas questões.

Evitar o desperdício é uma forma inteligente de preservar o ecossistema do planeta. E smartphones mais duráveis nas mãos dos usuários podem resultar em impactos positivos a longo prazo.

Ou quem sabe evitar que todo mundo torre no sol quente daqui a 50 anos.


Compartilhe