TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia WhatsApp Plus: o perigo que persiste em 2023 | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | WhatsApp Plus: o perigo que persiste em 2023

WhatsApp Plus: o perigo que persiste em 2023

Compartilhe

Entra ano, sai ano, trocamos de presidente, e o perigo é o mesmo. E eu nem sei por que as pessoas insistem em tentar a sorte com esse tipo de aplicativo.

Se você é usuário de smartphones nos últimos anos, é muito provável que já tenha ouvido falar do “WhatsApp Plus APK”. Trata-se de uma versão modificada do aplicativo de mensagens mais popular do mundo, que oferece recursos adicionais e personalização.

Mas nem tudo o que reluz nesse mundo é ouro, e a instalação desse APK pode trazer riscos à segurança do seu dispositivo e à privacidade dos seus dados, em pleno 2023. E como tem muitas pessoas sendo enganadas neste momento, me vejo na obrigação em atualizar os alertas para essa ameaça em forma de aplicativo.

 

Um inimigo do antivírus

A primeira questão a se considerar é que o “WhatsApp Plus” não tem uma página oficial nem está disponível na Google Play Store. Ou seja, ele passa bem longe de todos os recursos de segurança que são oferecidos pela loja oficial de aplicativos do Android, e isso por si já é um enorme problema.

Para fazer o download deste aplicativo, é preciso recorrer a repositórios e recursos externos, como Mediafire e Telegram, onde o arquivo pode estar disponível em diferentes versões e de fontes duvidosas. Isso significa que não há garantia de que você esteja baixando a versão original e segura do app.

Logo, se vai insistir no “WhatsApp Plus” ou em qualquer um dos seus similares ou variantes, saiba desde já que está fazendo isso por sua conta e risco.

Ao testar as versões mais recentes do “WhatsApp Plus”, “GB WhatsApp” e “OG WhatsApp” no scanner de vírus VirusTotal, foi possível constatar que esses APKs ainda apresentam riscos de segurança. Sim, o número de problemas desse aplicativo diminuiu  em comparação com versões anteriores, mas ainda é possível encontrar programas potencialmente perigosos atrelados aos instaladores desses aplicativos, como o RiskWare.

 

Os perigos que o “WhatsApp Plus” esconde

Além disso, o “WhatsApp Plus” é uma modificação de um aplicativo oficial, o que significa que não é suportado pela empresa responsável pelo WhatsApp.

Traduzindo essa informação para a sua vida prática no aplicativo de comunicações do Meta: o uso do app alternativo e em destaque neste artigo pode resultar em problemas de compatibilidade e banimento da sua conta, já que o uso desses APKs viola os termos de serviço do WhatsApp (o oficial).

Outro fator preocupante é que, ao instalar o “WhatsApp Plus”, você está concedendo permissões de acesso do seu dispositivo e de vários dados atrelados a um terceiro desconhecido. E esse terceiro pode ter acesso aos seus contatos, mensagens, chamadas e outras informações pessoais.

Considerando que o WhatsApp já teve problemas com vazamento de dados e privacidade, essa é uma questão séria a se considerar por qualquer pessoa que insistir no uso desses softwares alternativos que prometem mundos e fundos (e até cumprem em muitos casos), mas que entregam mais problemas do que soluções no futuro.

Embora o “WhatsApp Plus APK” possa oferecer alguns recursos interessantes e que poderiam muito bem-estar na versão oficial do WhatsApp, a segurança e a privacidade dos seus dados são mais importantes, e deveriam ser a prioridade de qualquer pessoa.

Ao instalar um APK de fonte desconhecida, você está colocando seu dispositivo e suas informações pessoais em risco. Meu conselho é evitar esse tipo de prática e sempre optar por aplicativos oficiais e confiáveis.

Mas é seu direito ignorar tudo o que eu escrevi até aqui, e seguir em frente. Mas não respondo pelas consequências dessa decisão. Você vai usar o “WhatsApp Plus” por sua conta e risco, de forma exclusiva.

Você foi avisado.


Compartilhe