TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que é um APK, e para que serve? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | O que é um APK, e para que serve?

O que é um APK, e para que serve?

Compartilhe

Os usuários mais veteranos do Android já sabem disso, mas aqueles que estão chegando ou aqueles que contam com uma menor experiência no mundo da tecnologia ainda ficam um pouco confusos para compreender como funciona o processo de instalação de aplicativos no sistema operacional.

A via normal é bem direta e simples: basta você entrar na Google Play Store (loja oficial de aplicativos para o Android), procurar pelo app ou jogo do seu interesse, fazer o download desse aplicativo (e o smartphone se encarrega de realizar a instalação) e pronto: pode usar o app ou jogar.

Porém, esse processo é bem mais complexo do que parece, e pode exigir algo a mais do sistema operacional, principalmente para obter um app em versão específica, que não está disponível na Play Store.

Nesse post, vamos explicar de forma simplificada como funciona o sistema de aplicativos e arquivos executáveis no Android, ou seja… o que é, e para que serve o famoso APK.

 

 

 

O que é um APK?

 

 

O APK (Android Application Package, ou Pacote de Aplicativos do Android) não é outra coisa do que o arquivo executável de qualquer aplicativo, onde o sistema operacional do Google pode abrir, descompactar e instalar esse pacote para que o app funcione no seu smartphone.

Colocando essa ideia em um paralelismo com o mundo da informática que você já conhece: um APK é o mesmo que um arquivo .EXE do Windows, ou um .DMG do macOS.

 

 

 

Eu já usei um arquivo APK na vida?

 

Claro que sim! A cada vez que você faz um download de um aplicativo da Google Play Store, o que você está fazendo na prática é o download do arquivo APK disponível na loja, que será instalado no smartphone.

A questão é que o Android está configurado para ler, abrir e instalar arquivos APK de qualquer procedência ou fonte, e não apenas da Google Play Store. E isso pode ser ótimo ou péssimo, dependendo da fonte que você escolheu para instalar aplicativos no seu smartphone.

 

 

 

Como abro um arquivo APK?

 

 

A configuração de segurança padrão do Android não permite a execução e a instalação de um arquivo APK de qualquer lugar ou sem travas. Antes, você precisa liberar o sistema operacional para instalar aplicativos de fontes desconhecidas, acessando Ajustes > Segurança, e habilite a função nessa tela.

Desse modo, o sistema operacional não vai exigir que os arquivos venham de forma exclusiva da Google Play Store. Em alguns casos, também é necessário desabilitar da loja de aplicativos oficial o Google Play Protect, que é a primeira camada de proteção contra ameaças virtuais (mas vários estudos já mostraram que o recurso é tão ineficiente, que ele e nada é quase a mesma coisa).

Uma vez realizada as duas modificações, você pode fazer a instalação de qualquer arquivo APK em seu dispositivo.

 

 

 

É seguro instalar um arquivo APK no meu dispositivo Android?

 

 

Sim… e não.

A Google Play Store tem um programa de segurança relativamente restrito, onde verifica se os apps não contam com malwares ou programas que podem prejudicar o usuário e seu dispositivo de alguma forma. Isso torna a plataforma (teoricamente) mais segura para instalar aplicativos. Porém, existem centenas de sites que alojam arquivos APK para instalar em dispositivos Android.

O mais importante aqui é sempre recorrer a um repositório confiável, como é o caso do APKmirror. Nele, você encontra milhares de aplicativos revisados e quase tão confiáveis quanto aqueles presentes na Play Store, permitindo inclusve o download de versões antigas de apps populares.

Já nos recantos mais obscuros da internet, também podemos encontrar arquivos APK de jogos com ou sem o modo Free-to-play. Porém, você vai fazer o download e o uso desses aplicativos por sua conta e risco. Não nos responsabilizamos pelos resultados.


Compartilhe