TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Você quer um HD com 120 TB de armazenamento? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Tecnologia | Você quer um HD com 120 TB de armazenamento?

Você quer um HD com 120 TB de armazenamento?

Compartilhe

Antes de continuar, eu quero deixar bem claro que eu estou falando dos HDs ou discos rígidos mecânicos, em formato tradicional. E não dos SSDs ou unidades em estado sólido, que são mais rápidas e entregam um melhor desempenho.

Deixo esse alerta para avisar aos mais empolgados ou distraídos, que não prestaram a devida atenção ao título, e acreditaram que podem adquirir no futuro um SSD de 120 TB. Bom, isso até pode acontecer, mas não é disso que estamos falando neste caso.

Dito tudo isso… a Seagate anunciou que está trabalhando no desenvolvimento de discos rígidos com até 120 TB de armazenamento. Será que é interessante ter esse hardware em um momento em que o HD está se aposentando?

 

Tecnologia HAMR como base

Em linhas gerais, a Seagate está desenvolvendo uma tecnologia proprietária para a produção de discos rígidos com capacidade 120 vezes maior que a média dos usados hoje.

A meta ambiciosa exige avanços tecnológicos significativos, e a Seagate está colaborando com a Sony para criar novos cabeças de gravação de dados denominadas HAMR (Heat-Assisted Magnetic Recording), o que viabilizaria o aumento de armazenamento nos HDs.

Recentemente, a Seagate apresentou a plataforma Mozaic 3+ com essa tecnologia HAMR para discos de 30 TB, e agora busca multiplicar essa capacidade por 4. Essas novas cabeças de gravação funcionariam com discos magnéticos de múltiplas camadas, gravando bits em várias trilhas e aumentando a densidade de armazenamento.

Olhando para tudo isso, nem é tão difícil de entender o que a Seagate quer, e a ideia é bem interessante no papel. Por outro lado, é importante entender as motivações para desenvolver essa tecnologia.

E a má notícia aqui é que tudo isso deve passar bem longe do usuário doméstico. A não ser é claro que você seja obcecado por tecnologia e queira o backup de rigorosamente todo o volume de dados da sua vida.

Inclusive aqueles que você perdeu em pendrives ou HDs externos.

 

Por que precisamos de HDs com muito armazenamento

A demanda por armazenamento de dados aumentou de forma significativa com o advento da inteligência artificial, que contam com modelos de linguagem cada vez maiores.

Esse enorme volume de dados que as IAs precisam ter para funcionar precisam ser salvos em algum lugar. E os discos rígidos, embora mais lentos que SSDs, são a melhor solução para armazenar grandes volumes de dados a frio.

Empresas de grande porte e gigantes tecnológicos precisam armazenar grandes quantidades de dados e podem pagar por discos de alta capacidade. E esses são os clientes que a Seagate quer conquistar com a sua iniciativa.

Implementar essa tecnologia HAMR em discos rígidos passa longe de ser a tarefa mais simples do mundo.

A solução proposta pela Seagate utiliza duas películas nanogranulares separadas por uma capa com estrutura cristalina cúbica. Os campos magnéticos trabalhando com temperaturas controladas pelos cabeçotes HAMR permitem armazenar bits diferentes no mesmo espaço vertical.

A complexidade do processo fará com que esses HDs se tornem comercialmente inviáveis para nós, que desejamos guardar todo o acervo de jogos do PS5 em uma única unidade. Mas para o Jeff Bezos, que basicamente conta com dinheiro infinito, o investimento é troco de cafezinho.

A boa notícia aqui é que os primeiros testes em laboratório com essa tecnologia foram bem-sucedidos, mas o desenvolvimento da solução da Seagate ainda está em fase inicial.

Na realidade prática, vai levar muitos anos até que discos rígidos de 120 TB estejam disponíveis no mercado. Ou seja, podemos seguir com a nossa vida normalmente, sem sofrer com a ansiedade em querer esse produto para a semana que vem.


Compartilhe