TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Uso da CPU: o que é, e como usar corretamente | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Uso da CPU: o que é, e como usar corretamente

Uso da CPU: o que é, e como usar corretamente

Compartilhe

O Windows é um sistema operacional de referência para os equipamentos informáticos, mas ele pode apresentar um comportamento considerado estranho para os mais leigos, com termos que mais confundem do que explicam.

No Windows 11 (e nas versões anteriores), existe um item na central de diagnósticos do sistema operacional chamado “Uso da CPU”. E muitos usuários iniciantes não sabem o que é a tal da CPU e como ela é usada.

Como a nossa audiência é rotativa, e eu considero esse item importante para o bom funcionamento do computador, vou dedicar alguns minutos da minha vida explicando o que você pode fazer com o tal “Uso da CPU” e melhorar a sua relação com o Windows.

 

O que é, e para que serve a CPU

A CPU, ou Unidade Central de Processamento, é o “cérebro” do computador, responsável por executar todas as instruções dos programas e processos em execução. É um componente do equipamento, sem o qual o seu PC simplesmente não funciona.

Sua função é processar instruções e traduzi-las em ações para os demais componentes do sistema, e sua potência influencia diretamente no desempenho do PC.

Ou seja, verificar o uso da CPU é fundamental para garantir o máximo desempenho do computador como um todo e do sistema operacional em particular.

 

O que significa “Uso da CPU”?

Esse tal uso da CPU indica o percentual da capacidade total da CPU que está sendo utilizada em um determinado momento.

O recurso basicamente indica a carga de trabalho que a CPU está suportando. Quanto maior a sua porcentagem, mais o processador é sacrificado para executar todas as tarefas ativas.

A CPU pode ser verificada no Monitor de Atividade (macOS) ou no Administrador de Tarefas (Windows).

 

Interpretação do uso da CPU

Essa parte é bem simples.

Você vai analisar o comportamento da CPU de acordo com as atividades realizadas no computador, em paralelo com as porcentagens indicadas pelo sistema operacional sobre o uso do hardware.

Vejamos:

  • Uso baixo (1% – 5%): Computador funcionando normalmente.
  • Uso moderado (5% – 30%): Normal durante a execução de vários programas.
  • Uso alto (30% – 70%): Pode indicar um programa consumindo muitos recursos ou problema no sistema.
  • Uso muito alto (70% – 100%): Indica problema grave que precisa ser solucionado.

 

Como identificar problemas de desempenho

Sempre verifique como está o uso da CPU em conjunto com outros fatores relacionados ao funcionamento do seu equipamento.

Aqui, vale a pena levantar duas perguntas importantes para iniciar o diagnóstico do problema e buscar a solução, verificando quais são os softwares que estão afetando de forma profunda o desempenho do seu computador.

As perguntas são:

  1. Quais programas estão sendo executados?
  2. Há programas em segundo plano consumindo recursos?

De modo adicional, utilize o Administrador de Tarefas (Windows) ou Monitor de Atividade (macOS) para identificar os programas que mais consomem recursos.

E tome as providências necessárias, como a suspensão ou desinstalação desses programas.

 

Dicas para melhorar o desempenho da CPU

Eu já mencionei algumas dessas dicas ao longo do artigo, mas entendo que vale a pena falar sobre isso em um tópico dedicado.

Primeiro, feche os programas que não estão sendo utilizados. Vários softwares atuam em segundo plano, e não são importantes para momentos específicos de uso do equipamento.

Sempre deixe os drivers do PC devidamente atualizados para garantir a comunicação correta com o sistema operacional. Incompatibilidades de software podem resultar em desnecessário consumo de recursos da CPU.

Por fim, se tudo o que eu escrevi até agora não funcionar, considere a atualização da CPU para um modelo mais potente se o atual processador não for suficiente para as demandas dos programas modernos.

Lembre-se que o seu computador não é eterno, e que softwares, jogos e até mesmo a internet evoluem o tempo todo. Uma hora o seu PC vai chegar no fim de sua vida útil, e a atualização do hardware se torna algo obrigatório ou inevitável.


Compartilhe