A Xiaomi apresentou uma nova linha de smartphones, a Redmi Turbo. Tá, eu sei que a Redmi atua de forma independente, e eu tenho (quase) certeza de que você entendeu o que eu quis dizer.
O Redmi Turbo 3 combina desempenho de ponta com recursos premium em um design elegante e compacto. O problema é que o “compacto” nesse caso é uma tela com 6.67 polegadas, o que desanima os usuários que gostariam de ter um telefone com tela menor do que essa.
É mais digno destacar o Redmi Turbo 3 por ser um dos primeiros smartphones a receber o novo processador Snapdragon 8s Gen 3 da Qualcomm, que promete telefones potentes com preços competitivos.
Vamos ver se essa promessa começa a se pagar na prática.
Tem cara de telefone de linha média mesmo…
O Redmi Turbo 3 tem uma estética que o aproxima de um smartphone intermediário de toda a regra, e eu não vejo isso como uma notícia necessariamente ruim.
E não posso dizer que ele não tem personalidade própria. Ele é um dos smartphones que faz uma homenagem descarada à Disney, já que entrega o Mickey no conjunto traseiro de câmeras.
Deixando de lado essa piada cretina, o modelo conta com três opções de cores que, olhando de longe, me agradam. Por ser discretamente menor do que a média, o Redmi Turbo 3 promete um melhor agarre para o consumo de conteúdo multimídia e para o entretenimento.
Além de ficar mais firme nas mãos para a fotografia e vídeo.
De um modo geral, o Redmi Turbo 3 passa na prova da estética de um dispositivo do seu porte e do seu preço. Chama a atenção positivamente. Só espero que os demais aspectos sejam tão agradáveis quanto esse.
Desempenho do novo Snapdragon 8s Gen 3
O Redmi Turbo 3 é impulsionado pelo chipset Snapdragon 8s Gen 3 da Qualcomm, fabricado com o processo de litografia de 4 nanômetros da TSMC.
A Qualcomm prometeu com esse Snapdragon 8s Gen 3 um alto desempenho com um custo menor do que o seu processador principal. E a Xiaomi decidiu facilitar ainda mais essa tarefa, otimizando o chip para os jogos.
Para otimizar ainda mais o desempenho em jogos, o Redmi Turbo 3 conta com um sistema de refrigeração líquida com hélio e a tecnologia Rage Engine 3.0.
Com esse processador otimizado e trabalhando com até 16 GB de RAM LPDDR5X e até 1 TB de armazenamento no padrão UFS 4.0, não é possível que o Redmi Turbo 3 vai deixar você à pé nos jogos e nas tarefas de elevada demanda.
Vamos aguardar. Mas o Redmi Turbo 3 tem tudo para fazer você repensar a compra de um telefone top de linha ou premium.
Tela que impressiona
O Redmi Turbo 3 recebe uma tela AMOLED de 6,67 polegadas do Redmi Turbo 3, com resolução de 2.712 x 1.220 pixels e taxa de atualização de 120 Hz.
É uma tela que chama a atenção pelas configurações mais robustas em um dispositivo que, em teoria, não é um top de linha ou premium. E com o suporte para HDR10+ e o brilho máximo de 2.400 nits, a experiência visual prometida é excepcional.
Só espero não me decepcionar com tudo o que eu escrevi sobre ele até agora.
Câmeras e bateria
A câmera frontal de 20 MP do Redmi Turbo 3 utiliza recursos de inteligência artificial para aprimorar suas selfies, e está acima da média do que é oferecido para um dispositivo dentro de usa faixa de preço.
A câmera traseira tripla, composta por um sensor principal Sony LYT-600 de 50 MP, um sensor ultra grande angular de 8 MP e um sensor macro de 2 MP, também recebe suporte de IA para otimização de fotos e vídeos, e as filmagens podem ser geradas em resolução máxima 4K a 30 fps.
Na bateria, o Redmi Turbo 3 está equipado com um módulo de 5.000 mAh que promete uma autonomia de uso para o dia todo, mesmo com uso intenso.
A tecnologia de carga rápida de 90 W promete manter você pouco tempo esperando para voltar a usar o dispositivo. E (muito provavelmente) você vai encontrar o carregador no kit de venda (aprendam, Apple e Samsung).
Preço e disponibilidade
O Redmi Turbo 3 foi anunciado apenas na China por enquanto, e ainda não há informações sobre sua disponibilidade em outros mercados. Ou seja, é melhor você esperar deitado pelo seu lançamento.
Não estou afirmando com isso que ele não vem ao Brasil. Só estou dizendo que ele vai demorar um tempo, já que nem mesmo no mercado internacional ele está disponível.
Os preços em yuanes convertidos para euros são:
- 12 GB + 256 GB: 260 euros
- 12 GB + 512 GB: 300 euros
- 16 GB + 512 GB: 322 euros
- 16 GB + 1 TB: 360 euros
Especificações Técnicas do Redmi Turbo 3:
Tela:
- Tipo: AMOLED
- Tamanho: 6,67 polegadas
- Resolução: 2.712 x 1.220 pixels
- Frequência de atualização: 120 Hz
- Suporte para HDR10+
- Brilho máximo: 2.400 nits
- Proteção: Gorilla Glass Victus
Processador:
- Qualcomm Snapdragon 8s Gen 3
- Litografia: 4 nanômetros
- CPU: Octa-core (1 x 3,0 GHz + 3 x 2,5 GHz + 4 x 1,8 GHz)
- GPU: Adreno 740
Memória:
- RAM: 12 GB ou 16 GB LPDDR5X
- Armazenamento: 256 GB, 512 GB ou 1 TB UFS 4.0
Câmera:
Frontal:
- Sensor de 20 MP
- Gravação de vídeo: 1080p a 30 fps ou 720p a 60 fps
Traseira:
- Sensor principal Sony LYT-600 de 50 MP
- Sensor ultra grande angular de 8 MP
- Sensor macro de 2 MP
- Gravação de vídeo: 4K a 30 fps
- Câmera lenta: 1080p a 240 fps
Bateria:
- Capacidade: 5.000 mAh
- Carga rápida: 90 W
Conectividade:
- 5G
- Wi-Fi 7
- Bluetooth 5.3
- NFC
- USB-C
- Infravermelho
Sensores:
- Leitor de digitais óptico sob a tela
- Acelerômetro
- Giroscópio
- Sensor de proximidade
- Sensor de luz ambiente
- Barômetro
Software:
- Android 14
- HyperOS
Dimensões e peso:
- 163,6 x 74,6 x 7,8 mm
- 179 gramas
Outros:
- Suporte para dual SIM
- Alto-falantes estéreo
- Certificação IP68 para resistência à água e poeira