Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | Vale a pena comprar o Galaxy A55 agora? Ou é melhor pagar menos pelo Galaxy A54?

Vale a pena comprar o Galaxy A55 agora? Ou é melhor pagar menos pelo Galaxy A54?

Compartilhe

O Galaxy A55 é uma realidade, e tem tudo para ser um autêntico campeão de vendas dentro do segmento de linha média. A Samsung oferece melhorias significativas em pontos importantes do telefone, e os usuários certamente vão se interessar por isso.

Por outro lado, o Galaxy A54 também existe, e ainda é um excelente smartphone. O modelo do ano passado não foi invalidado porque o modelo de 2024 foi apresentado. Tá, a Samsung o transformou no Galaxy A34, mas isso é assunto para outro artigo.

Pensando nisso, vamos descobrir se o Galaxy A55 destrói o Galaxy A54, ou se o modelo do ano passado ainda pode render um caldo. É importante compreender as diferenças entre eles para compreender qual vale mais a pena para você.

 

Preço

 

Começando pelo item mais importante para a grande maioria dos usuários. E aqui, não tem muitas dúvidas.

O Galaxy A54 está muito mais barato que o Galaxy A55, já que custa aproximadamente R$ 1.799 (até menos, dependendo da promoção), contra R$ 2.999 cobrados pelo modelo apresentado em 2024.

Aliás, chama a atenção a forte redução de preço do Galaxy A54, o que cria uma perspectiva de o mesmo acontecer com o Galaxy A55. E quem esperar um pouco mais para adquirir o modelo deste ano pode se dar bem.

Logo, se o dinheiro importa neste momento, o Galaxy A54 é a melhor escolha. Se você não vê isso como um impeditivo ou problema, compre o Galaxy A55.

 

Hardware

A Samsung foi continuísta e evoluiu o seu processador Exynos intermediário para o Galaxy A55, com o Exynos 1480. Todos os demais componentes são os mesmos: RAM, armazenamento e expansão de memória.

É claro que ainda não conseguimos estimar as diferenças práticas entre as duas especificações de hardware, mas não creio que esse gap de performance será tão grande quanto parece.

 

Tela

Aqui, existem pelo menos dois motivos para que o Galaxy A55 fique na frente do Galaxy A54:

  • Os dois modelos contam com tela AMOLED, mas o Galaxy A55 possui uma tela maior, com 6.6 polegadas (contra 6.4 polegadas do Galaxy A54).
  • O brilho da tela do Galaxy A55 é mais elevado, alcançando os 1.000 nits, o que torna este modelo melhor para o uso em ambientes externos.

Nesse sentido, o Galaxy A55 é objetivamente melhor, exceto é claro se você pode viver sem essas duas melhorias. Em todos os demais aspectos, as duas telas são iguais, e o Galaxy A54 pode servir bem para quem não se importa com tamanho e brilho de tela.

 

Conjunto fotográfico

Não há mudanças neste sentido, e não há motivos para pagar a mais por causa do Galaxy A55. São as mesmas especificações, e se alguma melhora acontecer, será no software de câmera.

Como os resultados de fotos e vídeos tendem a ser os mesmos, investir no Galaxy A54 pode ser um bom negócio para a maioria dos usuários.

 

Bateria e autonomia

Outros dois itens que são os mesmos nos dois modelos, tanto na capacidade de autonomia quanto na velocidade de recarga.

A única coisa que pode ser diferente é o gerenciamento da bateria, que tende a ser melhor no Galaxy A55 por causa do processador Exynos 1480. Mesmo assim, temos que esperar pelos testes práticos para descobrir se o novo modelo realmente é melhor neste aspecto.

 

Sistema operacional e atualizações

Aqui, por motivos óbvios, o Galaxy A54 terá um ano a menos de atualização em relação ao Galaxy A55, já que chegou ao mercado um ano antes.

Se você está pensando no melhor investimento a longo prazo e se preocupa com o número de atualizações do Android que o smartphone vai receber, o Galaxy A55 é a melhor escolha. Ele vai receber quatro anos de novas versões do Android e cinco anos de correções de segurança, assim como o Galaxy A54.

Mas como o Galaxy A55 foi lançado em 2024, ele vai mais longe nos updates. Pense nisso.

 

Design

Não há grandes mudanças estéticas, mas o Galaxy A55 melhorou nos materiais utilizados, passando do plástico genérico do Galaxy A54 para bordas de alumínio e cristal na parte traseira.

As cores são as mesmas, mas com tons diferentes, com quatro opções.

Se o design importa para você, escolha o Galaxy A55, que está melhor na qualidade e na pegada. Se o dinheiro importa mais que a beleza, vá de Galaxy A54 e economize uma boa grana.

 

Conectividade, rede e outros detalhes

Não há mudanças significativas que justificam o investimento adicional no Galaxy A55, já que todos os aspectos técnicos são praticamente clonados do modelo anterior para o modelo mais novo.

 

Qual você deve comprar?

Considerando todos os aspectos mencionados, não há motivos para escolher o Galaxy A55 no lugar do Galaxy A54 neste momento.

É o mesmo smartphone com o processador atualizado e materiais de construção melhores. Não faz sentido pagar o dobro por isso.

De qualquer forma, se você ainda precisa de argumentos para justificar o seu investimento, vou deixar alguns pontos para investir o dinheiro em cada modelo.

 

Compre o Samsung Galaxy A54 se:

  • Você quer o smartphone mais barato possível dentro dos telefones de linha média da Samsung
  • O design e materiais nobres não é o mais importante para você
  • Você não pensa em ficar com o smartphone além de três anos de uso

 

Compre o Samsung Galaxy A55 se:

  • Você quer o smartphone mais atualizado e ter os melhores materiais
  • Você quer o maior tempo possível de atualizações
  • Você quer ter o processador mais moderno possível

 

Boas compras!


Compartilhe