Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como desinstalar uma atualização problemática no Windows 11

Como desinstalar uma atualização problemática no Windows 11

Compartilhe

O Windows 11 está bem longe de estar imune aos problemas. Muito pelo contrário: de tempos em tempos, ele tira o sono dos seus usuários por causa de algumas de suas atualizações problemáticas.

Não são poucas as vezes que os usuários do Windows 11 foram obrigados a se deparar com o gosto amargo da decepção após instalar uma atualização do sistema operacional. Falhas e desempenho abaixo do normal são os motivos para esse sentimento desgostoso.

Nestes casos, a melhor solução é reverter a instalação para a versão anterior do Windows 11. E este é um procedimento relativamente simples, que pode ser executado até mesmo pelos mais leigos.

 

Por que reverter uma atualização?

São vários os motivos para que você realize esse procedimento.

O principal deles é a queda de desempenho no Windows após a atualização do sistema operacional. Se você notar que seu PC está mais lento após a instalação do update, reverter pode ser a resposta para seus problemas.

Além disso, as atualizações do Windows 11 podem conter erros graves que afetam algumas funções básicas do sistema, resultando em travamentos ou programas importantes que param de funcionar. Nestes casos, a única maneira de restaurar o funcionamento normal do computador é desinstalando o software problemático do computador.

Aqui, fica o registro para a Microsoft: é quase inaceitável ver que uma empresa desse tamanho consegue errar tanto em um software, mesmo depois de meses de trabalho e testes. Outras empresas menores conseguem fazer melhor.

 

Como reverter uma atualização do Windows 11

O processo de reverter uma atualização do Windows 11 é mais simples do que você imagina.

Como eu disse um pouco antes, qualquer pessoa, incluindo aquelas com pouco conhecimento informático, podem voltar para uma versão anterior do Windows sem maiores problemas.

Basta seguir estes passos:

  1. Abra o aplicativo de Configurações. Você pode fazer isso clicando no botão Iniciar e selecionando o ícone do engrenagem no menu.
  2. Na janela Configuração, clique em Windows Update e depois em Historial de atualizações.
  3. Na seção “Histórico de atualizações”, role a tela para baixo até encontrar a opção Opções de configuração relacionadas. Clique em Desinstalar atualizações.
  4. Uma nova janela será aberta com a lista de todas as atualizações instaladas no seu PC. Localize a atualização que você deseja remover e clique em Desinstalar.
  5. Confirme a desinstalação da atualização clicando em Sim na caixa de diálogo que aparece.

 

E agora? O que acontece?

Após concluir o processo de desinstalação, a atualização problemática será removida do seu sistema e seu PC voltará à versão anterior do Windows 11. Em teoria, isso vai devolver o comportamento normal do seu computador, e as falhas devem desaparecer.

Essa não é uma solução permanente, e é importante deixar isso bem claro para os mais desavisados. A Microsoft pode (e deve, ou melhor, precisa ou é obrigada a) lançar uma nova versão da atualização no futuro para corrigir os erros que causaram os problemas em seu PC.

É mais do que recomendável que você fique de olho em fóruns de internet e sites especializados para se manter informado sobre quando a Microsoft lançou uma nova versão de uma atualização do Windows que vai corrigir as falhas detectadas em um update problemático.

E quando isso acontecer, verifique nos comentários da comunidade se os problemas da atualização com bugs foram corrigidos, para só então instalar um update do Windows que vai funcionar de forma plena.

É sempre melhor prevenir do que remediar, inclusive com a Microsoft.


Compartilhe