TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Um iPhone SE 4… ainda faz sentido? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | Um iPhone SE 4… ainda faz sentido?

Um iPhone SE 4… ainda faz sentido?

Compartilhe

Um iPhone compacto não é uma ideia ruim. O problema é ser um iPhone SE, um dispositivo que não fez muito sentido de existir em todas as suas versões. Neste caso, eu prefiro a volta do iPhone mini, mas quem sou eu para pedir qualquer coisa para a Apple.

Os rumores sobre um possível iPhone SE 4 estão cada vez mais frequentes, mas foram cozinhados durante muito tempo. O iPhone SE 3 já tem quase dois anos de lançamento, mas a necessidade da Apple em lançar um telefone acessível se faz presente.

A necessidade faz o homem, e ganhar dinheiro pode fazer com que a Apple entregue ao mercado o iPhone SE 4 em 2024. Resta saber se o mundo realmente precisa desse smartphone. Será que alguém ainda se importa com isso?

 

Como deve ser o iPhone SE 4?

Se esse novo iPhone “de baixo custo” (e entenda uma ironia nas aspas quando você encontrar com uma) chegar em 2024, os rumores apontam para uma transição da carcaça de plástico do iPhone do passado e um aumento de tela de 4.7 para 6.1 polegadas.

Isso pode não fazer muito sentido para aqueles usuários que gostariam de um iPhone com dimensões mais compactas. Por outro lado, faz menos sentido ainda a Apple lançar um telefone com tela abaixo de 5 polegadas.

E se a aposta for essa, é mais fácil trazer de volta o iPhone mini e rebatizá-lo de iPhone SE. E o problema está resolvido.

Não parece ser este o caso. O que a Apple está tentando é lançar um iPhone de baixo custo, mas com as mesmas dimensões do iPhone 15. O diferencial entre os dois modelos está nas famosas “restrições orçamentárias”, como a ausência da Dynamic Island e uma câmera de 12 MP na parte traseira no novo modelo SE.

Se essas mudanças acontecerem, até que existe uma chance desse hipotético iPhone SE 4 dar jogo junto ao público. A Apple resolve os problemas históricos dessa série, atualiza bem o produto e amplia de forma considerável o público-alvo desse tipo de dispositivo.

A própria Apple foi a responsável por “matar” o conceito do SE, pois em um determinado momento os consumidores deixaram de ser otários e finalmente entenderam que esse dispositivo nada mais era do que um iPhone 8 com processador atualizado.

Ou seja, era um telefone obsoleto, com tela com resolução HD, câmera que é um “mais do mesmo” e uma bateria que era uma porcaria na autonomia. Muitos diziam (com razão) que o iPhone SE era “o telefone fixo mais caro da história”.

 

Você compraria um iPhone SE 4 desse jeito?

Todas essas mudanças existem para atrair os descontentes, e isso pode funcionar para a Apple. O que fica mais ou menos claro é que a maioria dos usuários do iPhone não suporta mais um iPhone compacto, e é melhor entregar o que o consumidor quer neste caso.

Bem diferente do pensamento de Steve Jobs, que sempre acreditou que sabia o que os seus usuários queriam. Muito mais do que os próprios clientes.

Resta agora saber se os usuários vão aceitar sacrificar algumas características para ter um iPhone menos caro. Há quem diga que o iPhone SE 4 vai ser a cara do iPhone 14, com processador e câmera equivalentes, mas com um preço 40% menor que a atual geração do iPhone.

Você aceitaria pagar menos para ter um iPhone 14 com restrições orçamentárias? E um telefone da Apple com downgrade vale os hipotéticos R$ 3.000 que ele pode custar?

Ou ainda é melhor comprar um Samsung Galaxy S23 FE?

Muitas perguntas…


Compartilhe