TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Os meus métodos para combater o spam telefônico | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Os meus métodos para combater o spam telefônico

Os meus métodos para combater o spam telefônico

Compartilhe

Muitos de nós nos deparamos com o incômodo das chamadas comerciais indesejadas, algo que eu chamo de “o inferno na Terra dos tempos modernos”.

Isso é algo extremamente irritante, tirando o sossego de muitos usuários nas piores horas. No trabalho, na escola, em casa… e não tem hora ou local para que as chamadas inoportunas ou não autorizadas aconteçam.

Seja você uma vítima frequente dessas chamadas ou apenas ocasionalmente, acredito que posso te ajudar na missão de resolver esse problema, ao compartilhar aqui minhas estratégias testadas ao longo dos anos para manter o spam telefônico sob controle.

 

Aprendendo com os millennials

A primeira dica eu aprendi com a geração millennial.

Admito que tenho uma aversão natural a atender ao telefone nas chamadas sem identificação ou de números que não estão na minha agenda, sem falar que fujo de ser bombardeado por notificações incessantes. Por esse motivo, meu celular permanece silencioso na maior parte do tempo, e as notificações do WhatsApp estão desativadas.

Isso implica que, na maioria das vezes, só percebo que estou recebendo uma ligação quando estou com o telefone na mão ou usando meu relógio (um hábito que adoto apenas quando estou fora de casa).

E essa prática funciona de forma perfeita para mim, pois nunca atendo chamadas de números ocultos ou desconhecidos. E se eu não perceber a ligação, ela será perdida para sempre, e não poderei retorná-la.

Acredito que o fato de os números ocultos gerarem desconfiança de um modo geral seja o motivo pelo qual as chamadas comerciais costumam ser feitas de forma clara e visível. Quando recebo uma ligação de um número que não está na minha lista de contatos e, por algum motivo, estou atento ao telefone, existe uma opção para evitar ser vítima do spam: pesquisar o número antes de atender. Mas entendo que tal solução não vale para todo mundo, pois muita gente tem preguiça de fazer isso.

De vez em quando, eu simplesmente atendo a chamada e aguento o spam por alguns segundos até desligar e bloquear o número. Essa abordagem é mais rápida do que pesquisar o número e, a longo prazo, mais eficaz. Afinal, basta acessar o aplicativo de telefone, tocar no ícone “i” e selecionar “Bloquear este contato”.

Embora isso evite que aquele número específico volte a entrar em contato comigo, a desvantagem desse método é que os spammers podem utilizar outra linha telefônica para burlar essa estratégia e me ligar novamente sem problemas.

 

O que fazer em casos extremos

Em um mundo ideal, as chamadas de spam seriam banidas por completo. No Brasil, a prática é, em teoria, proibida. Mas empresas especializadas em telemarketing já encontraram algumas formas de burlar essa proibição.

Em casos extremos, em que as chamadas comerciais se tornam um verdadeiro incômodo, decidi bloquear ligações de números desconhecidos.

Se você possui um iPhone, pode fazer isso seguindo o caminho “Ajustes” > “Telefone” e ativando a opção “Silenciar desconhecidos”.

Para usuários do Android, nas configurações do aplicativo de telefone, vá para “Ligações e números bloqueados” e ative a opção (a rota pode variar de acordo com o fabricante). Nesse caso, vale a pena fazer o download do aplicativo de telefone do Google, que possui recursos antispam específicos.

A partir desse momento, você deixará de receber ligações de números que não estejam em sua lista de contatos (embora eles verão que você está ocupado) e de números ocultos. A desvantagem dessa abordagem é que se você compartilhar seu número com alguém novo e essa pessoa decidir ligar para você, a chamada não será recebida. Portanto, será necessário solicitar o número dessa pessoa e adicioná-lo à sua agenda.

Outro problema significativo ao aplicar esse método é que você também deixará de receber ligações importantes, como do serviço de entrega da Amazon, confirmações de consultas médicas, chamadas do banco alertando sobre atividades suspeitas no cartão, ou mesmo do taxista que você acabou de chamar e está esperando lá embaixo. Portanto, reforço que essa solução é temporária e extrema. Mais cedo ou mais tarde, o melhor é desativar essa opção, pois se uma campanha comercial perceber que você não está disponível, provavelmente deixará de ligar.

Acredito que os procedimentos desse artigo podem ajudar a maioria dos usuários a minimizar os efeitos negativos do spam telefônico.  Boa sorte a todos que tentarem meus métodos, pois eu bem sei o quanto sofro com isso todos os dias.


Compartilhe