Ter um iPhone significa, em muitos casos, ter um smartphone que vai precisar de um carregador antes do final do dia.
Apesar desse cenário ter melhorado consideravelmente nos últimos anos, é inegável que a autonomia de uso dos telefones da Apple é um dos motivos de preocupação dos seus usuários, que precisam ficar atentos para não ficar a pé com o dispositivo.
E como conselhos e dicas nunca são demais neste blog, vale a pena deixar mais algumas sugestões para expandir um pouco mais a autonomia de bateria do iPhone quando ela está terminando.
Neste post, vamos deixar mais três dicas que podem ser úteis para estirar um pouco mais a autonomia de bateria do iPhone quando esse telefone começa a pedir por um carregador.
Use o modo de baixo consumo
O modo de baixo consumo desenvolvido pela Apple para o iPhone é uma das medidas mais recomendadas para quem quer manter o dispositivo vivo por mais tempo no final do dia.
Aqui, é possível obter um pouco mais de autonomia reduzindo o uso ou desativando alguns recursos que, em termos práticos, invariavelmente consomem bateria de forma desnecessária no telefone quando precisamos que o dispositivo funcione por mais tempo.
Quero dizer, ele não vai deixar de operar tais recursos por completo, mas vai reduzir o seu uso para que o dispositivo gaste menos bateria.
A seguir, a lista de funções que o iPhone vai reduzir o consumo ou desativar o uso por completo com o modo de baixo consumo ativo:
- 5G (exceto para streaming de vídeo) no iPhone 12 e modelos posteriores
- Bloqueio automático (30 segundos por padrão)
- Brilho da tela
- Taxa de atualização da tela (limitada a 60Hz) em modelos de iPhone com tela ProMotion
- Alguns efeitos visuais
- Fotos do iCloud (temporariamente pausado)
- Downloads automáticos
- Verificação automática de e-mails
- Atualizações em segundo plano
Pare de fechar aplicativos constantemente
Você pode até acreditar que fechar aplicativos ativos em segundo plano pode ajudar a reduzir o consumo de bateria. Na prática, isso não acontece no iOS.
A Apple recomenda que os apps abertos em segundo plano no carrossel não sejam fechados, a não ser que alguns deles efetivamente parem de funcionar por completo. Cada um desses aplicativos está em modo de espera, ou seja, eles estão “congelados” e só voltam a consumir recursos quando o usuário seleciona um deles para voltar a funcionar em primeiro plano.
Ou seja, se você fecha um desses aplicativos e volta a executá-lo, esse software vai voltar a usar os recursos do telefone para ficar residente na memória e, com isso, vai consumir bateria do dispositivo.
Seria exatamente o mesmo que inicializar um computador do zero. É muito melhor deixar o PC em modo de suspensão, pois parte do seu funcionamento fica hibernando e esperando pelo comando do usuário, o que reduz o tempo gasto para que o mesmo fique pronto para o uso.
Verifique a saúde de bateria do dispositivo
Verificar a integridade da bateria do seu iPhone de tempos em tempos é uma boa medida para prevenir o seu desgaste com o passar do tempo e, dessa forma, prolongar autonomia do dispositivo no dia a dia.
A função está integrada no iPhone desde o iOS 11.3 e posterior, e é através dela que você pode verificar qual é a porcentagem de vida útil da bateria.
Leve em consideração que os 100% é o estado de capacidade de fábrica, e qualquer porcentagem menor do que essa é algo absolutamente normal, considerando a degradação do hardware com o uso diário e o passar do tempo.
De acordo com a Apple, a bateria do iPhone deve manter pelo menos 80% de sua capacidade de carga durante 500 ciclos. Se o seu telefone registrar uma porcentagem menor do que essa durante o período de garantia, você pode solicitar a substituição da bateria de forma gratuita.
Se o seu telefone está fora do período de garantia e apresentar uma porcentagem de vida útil de bateira inferior aos 80%, também é possível realizar a troca do item de hardware junto à Apple. Porém, terá que pagar pelo serviço, o que não é algo barato, dependendo do modelo de iPhone que você possui.
De qualquer forma, as três medidas apresentadas neste post podem ajudar a prolongar a autonomia do seu iPhone para aquele momento no final do dia em que o carregador é o item mais procurado, mas nem sempre ele está disponível.
Como você pode ver, são medidas simples de serem adotadas, e que dispensam conhecimentos avançados de tecnologia para serem adotadas.
Quem sabe apenas um pouco de boa vontade e uma grande dose de bom senso.