TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Threads vs Twitter: semelhanças e diferenças | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Threads vs Twitter: semelhanças e diferenças

Threads vs Twitter: semelhanças e diferenças

Compartilhe

A semana passada marcou o lançamento do Threads, um aplicativo que se apresenta como o “Twitter do Instagram”. Com notáveis semelhanças entre as duas redes sociais, essa é a maior ameaça à plataforma de Elon Musk até o momento.

Depois de alguns dias de uso, é possível destacar as principais diferenças do Threads de sua principal concorrente nas redes sociais. Apesar de todas as semelhanças, as plataformas contam com diferenças significativas que não foram destacadas de forma adequada em um primeiro momento.

Neste artigo, apresentamos as diferenças mais significativas entre o Threads e o Twitter (e até mesmo entre o Instagram), para que você possa avaliar melhor se vale ou não a pena o registro de uma conta no novo serviço.

 

Caracteres e publicações estendidas

Uma das principais características do Twitter sempre foi a limitação de caracteres em cada postagem, inicialmente com um máximo de 140, que posteriormente foi aumentado para 240. No entanto, no Threads, os usuários têm a vantagem de poder escrever mensagens mais longas, com um limite de até 500 caracteres.

Para quem produz conteúdos para finalidades profissionais, pode efetivamente utilizar o Threads como microblog, com textos mais longos. Esse é basicamente o mesmo limite de caracteres encontrado no Instagram para as publicações regulares.

Além disso, ambas as plataformas oferecem a opção de criar “hilos” ou sequências de mensagens vinculadas, permitindo contar histórias mais extensas.

 

Perfil e contas conjuntas

No Twitter, basta se registrar e criar uma conta na rede social. Já no Threads, é necessário usar uma conta do Instagram existente.

As duas contas são interligadas, o que significa que excluir uma resultará na exclusão da outra. Essa particularidade tem gerado críticas de alguns usuários, que expressam sua insatisfação em não poder excluir sua conta no Threads sem abandonar o Instagram.

Essa é uma das “pegadinhas” (ou maldições, dependendo do ponto de vista) que Mark Zuckerberg deixou para os usuários das duas plataformas, já que tudo o que ele quer é que o Threads conte com o maior número de usuários possível, com o máximo de retenção e o menor êxodo registrado.

E obrigar os usuários a permanecer nas duas plataformas foi a solução que o menino Zuck encontrou.

“Que bom” #ironia.

 

Fotos por postagem

Embora o compartilhamento de texto seja o foco principal dessas plataformas, muitos usuários também utilizam as redes sociais para compartilhar imagens.

Nesse aspecto, mais uma diferença se destaca. No Twitter, é possível adicionar apenas 4 imagens por postagem. Caso seja necessário compartilhar mais imagens, é imprescindível criar um “hilo”. Já no Threads, o número máximo de fotos por mensagem aumenta para 10.

Portanto, se a intenção é compartilhar um grande número de fotos em cada publicação, o Threads é o mais recomendado.

 

Limite de leitura

Uma das recentes mudanças no Twitter que tem causado insatisfação entre os usuários é o limite diário de tweets que podem ser lidos. Para usuários gerais, esse limite é de 1000 mensagens por dia, um número que aumenta para os assinantes do Twitter Blue, mas é reduzido para contas novas e não verificadas.

Nesse cenário, o Threads tem uma vantagem competitiva ao não ter esse limite de leitura. Os usuários descontentes com as restrições impostas por Elon Musk têm uma alternativa à sua disposição.

Aliás, o limite imposto pelo Twitter para leitura de mensagens ainda não tem uma justificativa clara. Musk alega que é para prevenir contra-ataques, mas especialistas afirmam que isso acontece para economizar recursos de servidores da Amazon.

Uma hora todos nós vamos descobrir a verdade.

 

Duração máxima de vídeos

Ao publicar vídeos nas redes sociais, é necessário levar em consideração a duração máxima permitida. A escolha entre Threads e Twitter dependerá também do pagamento ou não pelos serviços.

No Threads, não há contas pagas disponíveis no momento, e a duração máxima dos vídeos é de 5 minutos. No Twitter, a duração dos vídeos é de 2 minutos e 20 segundos para contas gratuitas, enquanto os assinantes do Twitter Blue podem postar vídeos de até 60 minutos.

Levando em consideração que vivemos a era dos vídeos curtos, não creio que a grande maioria dos usuários vai se importar muito com o tempo de duração dos vídeos publicados. Exceto é claro quando estamos falando de uma conta profissional e, mesmo assim, a grande maioria dos usuários não ficam mais do que 10 minutos assistindo a um vídeo na internet.

Logo, faça as contas e economize um pouco de dinheiro usando as plataformas sem pagar um centavo sequer para seus donos.

 

Tendências e atualizações

Apesar da concorrência imposta pelo Threads, o Twitter ainda mantém um de seus pontos fortes: a seção de Tendências ou Explore.

Nessa seção, os usuários podem acompanhar os temas mais comentados em todo o mundo ou em sua região, mantendo-se atualizados sobre as últimas notícias. Particularmente, este é um dos recursos que eu mais uso no Twitter no dia a dia.

Até o momento, o Threads não oferece essa funcionalidade, e essa é a sua grande carência ou “problema” até agora. Embora a plataforma se promova como um espaço para comentar as últimas tendências com outros usuários, ainda não há um local específico para consultar quais são essas tendências.

Portanto, os usuários do Threads podem ficar um pouco mais desinformados nesse aspecto.

 

Salvar rascunhos

Para aqueles que preferem pensar bem antes de publicar suas mensagens, o Twitter oferece uma vantagem, que é permitir que as mensagens não publicadas sejam salvas como rascunho, para um eventual envio posterior.

No entanto, o Threads não possui a opção de salvar rascunhos de mensagens. Assim, os usuários são obrigados a publicar suas mensagens no momento em que as escrevem, ou salvar em um bloco de notas particular, como é o Google Keep.

Esse recurso pode ser uma ausência sentida no uso diário do Threads, e espero que o Meta adicione essa funcionalidade no futuro.

 

Conclusão

O Threads chegou ao mercado como uma ameaça ao domínio do Twitter, e chega em um momento em que a plataforma de Elon Musk passa por uma crise existencial, com decisões controversas e o desespero pela lucratividade a todo custo.

E mesmo se apresentando como uma “cópia carbono” do Twitter, o Threads possui diferenças significativas que podem influenciar a decisão dos usuários, dependendo de suas necessidades de comunicação e objetivos nas redes sociais.

Esse artigo tem como principal objetivo deixar claro para os mais leigos quais são essas diferenças, para que você possa tomar a melhor decisão para o seu caso. Use a plataforma com moderação e por sua conta e risco.


Compartilhe