Compartilhe

Este é um post que eu estou fazendo em função de possíveis anunciantes, parceiros comerciais, assessorias de imprensa e outros interessados no crescimento do TargetHD.net. Mas também é voltado para os leitores do blog, o elemento principal para os resultados desse trabalho. É uma espécie de atualização em sobre como as coisas estão acontecendo por aqui.

 

 

Dias de luta, dias de glória

 

O TargetHD.net existe desde junho de 2008. Ao longo de 11 anos de atividades, vivemos momentos de altos e baixos, tal e como acontece com tudo nessa vida. O melhor momento do blog no volume de acessos e no seu aspecto comercial foi em 2014, onde os números eram excelentes, tanto no Google Analytics como no financeiro. Esse blog “pagava” os meus demais projetos, e isso para mim era sinônimo de sucesso.

Porém, os tempos mudaram. Depois de 2014, a audiência e os recursos de parceiros, assessorias de imprensa e eventuais patrocinadores foram redirecionados para o YouTube, e eu não quis acompanhar essa mudança, pois sempre me expressei melhor escrevendo do que colocando a cara em um canal de vídeos. Além disso, problemas com os servidores e com a configuração geral do blog resultaram em quedas constantes do blog, o que resultou em uma inevitável queda de audiência.

 

 

Mudar os planos para recuperar audiência

 

Em 2017, eu decidi reformular algumas coisas no TargetHD.net, onde finalmente detectei os principais problemas que resultavam nas quedas do blog. Com um serviço mais estável, o próximo passo era reformular a forma que eu iria trabalhar com o conteúdo do blog.

Decidi então deixar as notícias de lado, pois elas eram datadas e consumiam muito tempo para serem produzidas. A não ser que uma bomba acontecesse (como a saída de Jony Ive da Apple) e, ainda assim, vale mais a pena escrever um artigo de opinião, que tem uma longevidade de leitura maior.

Comecei então a priorizar os artigos de dicas para usuários que queriam uma melhor experiência com o seu produto de tecnologia, além de manter a publicação sobre lançamentos de produtos do Brasil e do exterior, e os reviews de produtos que recebo das assessorias ou que adquiro por conta própria.

E as mudanças funcionaram. Felizmente.

 

 

O melhor ano do TargetHD.net desde 2014

 

O ano de 2018 já foi muito positivo para o TargetHD.net, pois apesar da minha mudança para Florianóplis (SC) e tudo o que uma mudança de cidade implica e os gastos a mais ao viver em uma cidade mais cara, o blog continuou funcionando, se pagando com um aumento de audiência substancial de 37% no número de usuários, e aumento de 20,8% no número de páginas visitadas, em comparação com os números registrados em 2017.

 

 

Mas o ano de 2019 está espetacular para o TargetHD.net, com projeções de futuro realmente empolgantes.

Entre os meses de janeiro e junho de 2019, o TargetHD.net registrou um aumento no número de visitantes de extraordinários 105,1%, e o aumento nas páginas visitadas foi de 91,8%, em comparação com os mesmos números de 2018. Ou seja, o alcance do nosso público alvo simplesmente dobrou. E tudo isso foi fruto de um trabalho que foi repensado para melhor atender ao público que quer consumir o meu conteúdo de tecnologia.

 

 

Todos os números que apresentamos tomam como base os dados coletados pelo Google Analytics.

Detalhe: esses números foram registrados em um ano de 2019 onde o apoio de assessorias de imprensa e parceiros comerciais diminuiu. Poucos foram os produtos que recebemos para review (não recebemos nenhum smartphone para testes em 2019 até agora), os convites para eventos de lançamentos diminuíram, e poucas foram as assessorias que enviaram produtos para testes.

 

 

Um recado… a quem possa interessar…

 

Eu entendo perfeitamente que as agências, assessorias de imprensa e fabricantes estão repensando as suas estratégias de divulgação de lançamentos, especialmente em um momento difícil de nossa economia. E isso faz parte do jogo. Ao longo dos anos, várias marcas fecharam parcerias com o TargetHD.net, e outras tantas decidiram não mais apoiar o nosso trabalho, algo que é absolutamente normal nesse setor.

Por outro lado, vale a pena informar que, com uma audiência de leitores de tecnologia que está lentamente abandonando o YouTube (por entenderem que lá não é mais o local de reviews e apresentação de produtos, mas sim a terra dos ‘influencers’ que pouco agregam valor às marcas, mesmo com enorme audiência) e uma redução do público-alvo no Facebook ou Instagram (plataformas que também estão mudando as suas mecânicas em busca de uma audiência qualificada), é importante que todos percebam que os blogs voltaram a ser relevantes, justamente porque os seus autores sempre mantiveram o aspecto independente, com um perfil de uso muito próximo ao do usuário final, o que sempre aproximou as duas pontas do processo: o produtor de conteúdo e o usuário do mundo da tecnologia.

Dito tudo isso, o TargetHD.net está vivendo o seu melhor ano desde 2014, e a projeção para os próximos seis meses é a melhor possível. Se os números se mantiverem (e a tendência é aumentar com eventos comerciais do final do ano, como Black Friday, Cyber Monday e Natal), este tem tudo para ser o ano que vai consolidar esse blog novamente como referência no seu segmento. Até porque a internet não se resume no YouTube.

Para aqueles que querem apostar no meu projeto, é mais que bem vindo.

Para quem vai continuar a acompanhar o meu trabalho, eu agradeço desde já.

Da minha parte, eu volto todos os dias para abastecer a internet com conteúdos de tecnologia, ao mesmo tempo que alimento a minha maior paixão. E eu não poderia estar mais feliz ao fazer isso.


Compartilhe