Compartilhe

Carregar a bateria do seu smarpthone é uma das coisas mais simples do mundo. Basta conectá-lo ao cabo carregador e esperar que o indicador de bateria marque 100% de recarga. Logo… o que pode dar errado nesse processo?

Muitas coisas. Inclusive a enorme possibilidade de você estar carregando o seu smartphone da forma errada ao longo de anos, e sequer suspeitar disso. A seguir, contamos os motivos para chegar a essa conclusão.

 

 

Os erros ao recarregar a bateria do iPhone ou smartphone Android

 

 

Uma das crenças mais comuns entre os usuários é que devemos carregar o telefone até que o mesmo esteja praticamente sem bateria. Esse é um mito bem falso: as baterias também sofrem de estresse e, quando precisam trabalhar com pouca carga, acabam se submetendo a um esforço considerado desnecessário.

Logo, recarregar o smartphone em 50% evita que o mesmo trabalhe a mais por causa de uma voltagem menor, e isso ajuda a prolongar a vida útil da bateria. É como o corpo humano que sofre mais quando tem menos energia para exercícios ou para o trabalho.

 

 

Não deixe o seu smartphone recarregando a bateria por toda a noite

 

Esse é o tipo de coisa que prejudica a vida útil da bateria. Quando o carregador estiver conectado no telefone, ao alcançar os 100%, ele faz uma recarga a conta gotas para manter a carga plena. Isso provoca alta tensão na bateria, o que altera a química da mesma.

Aqui, o conselho é bem simples: quando o seu smartphone estiver completamente carregado, desconecte. E deixe o dispositivo em standby. Deixar o telefone no carregador forçando uma recarga desnecessária só vai trazer prejuízos.

 

 

Se possível não carregue em 100%

 

Pode parecer contraditório, mas tem a sua razão de ser. O Li-ion não precisa ser carregado por completo e, de fato, o melhor é que não esteja, pois a alta voltagem também pode estressar a bateria.

 

 

Conecte o seu smartphone no carregador sempre que puder

 

Pode parecer um conselho absurdo e completamente contraditório ao que historicamente conhecemos, mas… acredite, se quiser… é melhor carregar o telefone por períodos curtos do que deixá-lo no carregador por horas.

 

 

Cuidado com a temperatura

 

Outro problema muito comum está na temperatura do telefone, especialmente quando o dispositivo está carregando. Se você observa uma elevada temperatura no processo, realize a recarga em um lugar mais fresco, retire o case, não deixe o telefone sobre a cama e muito menos no sol.

 

Tudo isso é importante para manter a vida útil da bateria do seu smartphone, especialmente nos modelos cuja bateria está integrada ao dispositivo.

 

 

Via Tech Insider


Compartilhe