Vários fatores podem determinar a lentidão de um smartphone, mas um dos mais críticos é o fato de vários aplicativos iniciarem de forma automática no dispositivo. A maioria dos usuários não sabe como controlar isso, e quem sofre é o dispositivo, que perde desempenho gradativamente.
Neste post, vamos mostrar como você pode contornar a situação, detectando quais são os aplicativos que estão iniciando “do nada” e como evitar que tal comportamento continue a afetar o desempenho do seu smartphone. Além da melhoria de desempenho, você pode obter um importante aumento de autonomia de bateria ao realizar tais correções.
O problema da inicialização automática
O principal problema aqui é que aplicativos que abrem automaticamente deixam o nosso smartphone ativo e funcional por mais tempo, o que resulta em um maior consumo de recursos e de bateria.
Toda vez que um aplicativo é iniciado de forma automática, o seu smartphone precisa oferecer recursos para o seu funcionamento, mesmo que essa execução aconteça em segundo plano. E, com o passar do tempo, o dispositivo vai sentir isso.
Identificando esses aplicativos com início automático
No Android, a melhor forma para identificar quais são esses aplicativos com “inicialização espontânea” é através de um item que recebe esse mesmo nome: Início Automático. Você pode localizar essa configuração através do campo de busca dentro de Ajustes.
Outra alternativa para detectar esses aplicativos é acessar a lista de permissões dentro do menu de Aplicativos. Toque nos três pontos superiores do menu para descobrir a lista de permissões, e escolha manualmente quais são os aplicativos que podem ou não ser iniciados de forma automática.
Porém, nessa segunda hipótese, tenha o cuidado em não remover a permissão de aplicativos que realmente precisam ser iniciados automaticamente para o seu bom funcionamento, como são os casos do Gmail e do WhatsApp. Aplicativos de comunicação precisam ser acionados de forma automática. Caso contrário, você vai perder algo importante.
Gerenciando os aplicativos a partir dos Ajustes
- Vá para inicialização automática ou inicialização do aplicativo.
- Desative a opção de gerenciamento automático.
- Selecione os aplicativos que podem ser iniciados automaticamente.
- Os aplicativos que não podem ser ativados automaticamente não terão permissão, portanto, deverão ser mantidos desativados.
Como suspender os aplicativos
Diferente do iOS, o Android permite que o usuário suspenda os aplicativos em execução. Essa é uma saída quando aquele aplicativo insiste em querer executar de forma automática e aleatória o tempo todo, e apesar de ser uma decisão drástica, é a mais eficiente neste caso.
Para suspender um aplicativo, basta ativar a função Suspender ou Desativar (dependendo do modelo escolhido), dentro do item Aplicativos e em cada aplicativo a ser suspenso. Dessa forma, eles não vão iniciar de forma automática de forma alguma, até que você reinicialize o smartphone.
Em dispositivos mais modernos, é possível determinar a suspensão automática de tempos em tempos ou desligar a função de forma permanente.
Outra opção é forçar a parada do aplicativo, algo que pode ser feito também em Aplicativos. Por outro lado, quando você iniciar o aplicativo novamente, terá que realizar manualmente todos os passos já mencionados para suspender a sua ativação automática.