Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Suspenda apps que iniciam automaticamente

Suspenda apps que iniciam automaticamente

Compartilhe

Vários fatores podem determinar a lentidão de um smartphone, mas um dos mais críticos é o fato de vários aplicativos iniciarem de forma automática no dispositivo. A maioria dos usuários não sabe como controlar isso, e quem sofre é o dispositivo, que perde desempenho gradativamente.

Neste post, vamos mostrar como você pode contornar a situação, detectando quais são os aplicativos que estão iniciando “do nada” e como evitar que tal comportamento continue a afetar o desempenho do seu smartphone. Além da melhoria de desempenho, você pode obter um importante aumento de autonomia de bateria ao realizar tais correções.

 

 

 

O problema da inicialização automática

O principal problema aqui é que aplicativos que abrem automaticamente deixam o nosso smartphone ativo e funcional por mais tempo, o que resulta em um maior consumo de recursos e de bateria.

Toda vez que um aplicativo é iniciado de forma automática, o seu smartphone precisa oferecer recursos para o seu funcionamento, mesmo que essa execução aconteça em segundo plano. E, com o passar do tempo, o dispositivo vai sentir isso.

 

 

 

Identificando esses aplicativos com início automático

 

 

No Android, a melhor forma para identificar quais são esses aplicativos com “inicialização espontânea” é através de um item que recebe esse mesmo nome: Início Automático. Você pode localizar essa configuração através do campo de busca dentro de Ajustes.

Outra alternativa para detectar esses aplicativos é acessar a lista de permissões dentro do menu de Aplicativos. Toque nos três pontos superiores do menu para descobrir a lista de permissões, e escolha manualmente quais são os aplicativos que podem ou não ser iniciados de forma automática.

Porém, nessa segunda hipótese, tenha o cuidado em não remover a permissão de aplicativos que realmente precisam ser iniciados automaticamente para o seu bom funcionamento, como são os casos do Gmail e do WhatsApp. Aplicativos de comunicação precisam ser acionados de forma automática. Caso contrário, você vai perder algo importante.

 

 

 

Gerenciando os aplicativos a partir dos Ajustes

  1. Vá para inicialização automática ou inicialização do aplicativo.
  2. Desative a opção de gerenciamento automático.
  3. Selecione os aplicativos que podem ser iniciados automaticamente.
  4. Os aplicativos que não podem ser ativados automaticamente não terão permissão, portanto, deverão ser mantidos desativados.

 

 

 

Como suspender os aplicativos

Diferente do iOS, o Android permite que o usuário suspenda os aplicativos em execução. Essa é uma saída quando aquele aplicativo insiste em querer executar de forma automática e aleatória o tempo todo, e apesar de ser uma decisão drástica, é a mais eficiente neste caso.

Para suspender um aplicativo, basta ativar a função Suspender ou Desativar (dependendo do modelo escolhido), dentro do item Aplicativos e em cada aplicativo a ser suspenso. Dessa forma, eles não vão iniciar de forma automática de forma alguma, até que você reinicialize o smartphone.

Em dispositivos mais modernos, é possível determinar a suspensão automática de tempos em tempos ou desligar a função de forma permanente.

Outra opção é forçar a parada do aplicativo, algo que pode ser feito também em Aplicativos. Por outro lado, quando você iniciar o aplicativo novamente, terá que realizar manualmente todos os passos já mencionados para suspender a sua ativação automática.


Compartilhe