Como impedir que o smartphone instale aplicativos “do nada” | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como impedir que o smartphone instale aplicativos “do nada”

Como impedir que o smartphone instale aplicativos “do nada”

Compartilhe

Não são poucas as pessoas que, “do nada” se deparam com aplicativos que aparecem sozinhos no smartphone. Apps que se instalaram sem o seu desejo ou vontade, e sem qualquer tipo de comando de sua parte. E isso é mais sério do que você pode imaginar.

Tal comportamento anormal pode ser o principal sintoma de uma presença de um vírus ou malware no seu smartphone. Logo, é preciso saber o que fazer neste caso, e tomar providências o quanto antes.

Neste post, vamos mostrar como você pode resolver o grave problema da instalação de aplicativos de forma autônoma ou independente.

 

 

 

Por que isso está acontecendo?

Existem vários culpados para que aplicativos alheios ou de terceiros acabem se instalando em seu smartphone.

O principal culpado neste cenário é a presença de um malware no dispositivo. Isso é mais comum do que parece, e quanto antes você tomar providências em relação a isso, melhor. Tal problema pode acontecer se você abre a porta para esses aplicativos maliciosos, instalando o primeiro aplicativo de origem suspeita ou de procedência duvidosa.

Para verificar quais são os aplicativos suspeitos ou desconhecidos que acabaram se instalando no seu smartphone, basta acessar Configurações > Aplicativos > Aplicativos, e verifique a lista de apps que foram instalados. Se você identificar um intruso na lista, tente desinstalar manualmente.

Se isso não resolver, continue a ler este post.

 

 

 

Impeça a instalação de outros aplicativos desconhecidos

Após identificar os intrusos, chegou a hora de evitar que outros intrusos entrem no dispositivo.

A primeira coisa que você deve fazer e suspender e desabilitar os aplicativos considerados intrusos no seu smartphone. Isso fará com que esse app estranho não instale os próximos, caso ele seja mais persistente e uma remoção manual não resolva o problema.

O segundo passo a ser dado é bloquear a instalação de aplicativos Android de fontes desconhecidas. Este é o principal motivo para que malwares acabem se instalando no seu smartphone. Para isso, vá em Configurações > Ajustes Avançados > Acesso Especial > Instalação de Aplicativos de Fontes Desconhecidas, e desabilite o recurso.

Um terceiro procedimento envolve habilitar o controle dos pais na Google Play Store, evitando que os seus filhos ou netos instalem aplicativos suspeitos presentes na loja do Android. Entre no aplicativo da loja de apps de Mountain View, vá em Ajustes > Controle Parental, e habilite o recurso.

 

 

 

Como eliminar aplicativos maliciosos e vírus

Por fim, é hora de eliminar de vez as pragas instaladas no seu dispositivo.

Para acessar o Modo Seguro do smartphone, deixe o botão de liga/desliga pressionado até que a mensagem para desligar o telefone apareça. Feito isso, toque em aceitar para que o dispositivo reinicie dentro desse modo. Uma vez que o dispositivo foi reiniciado, vá nas Configurações > Aplicativos, acesse as informações do aplicativo e elimine cada um desses aplicativos sem maiores problemas.

 

 

 

As medidas mais drásticas

Se nada disso resolver, é preciso usar de medidas mais incisivas para eliminar o problema de uma vez por todas.

A primeira é restabelecer o smarpthone para as configurações de fábrica:

  1. Acesse Configurações > Sistema.
  2. Vá para Opções de recuperação ou Redefinir dispositivo. Quando estiver dentro desse item, marque a opção Redefinir telefone ou Apagar todos os dados.
  3. Em seguida, uma série de instruções vão aparecer na tela do celular. Depois disso, ele irá reiniciar e deverá ser reconfigurado.

 

A segunda (e a mais drástica de todas) é aplicando o Hard Reset no smartphone, apagando todos os dados armazenados e configurações estabelecidas:

  1. Desligue o telefone > acesse o menu Recovery ou de recuperação. Para fazer isso, devemos pressionar o botão liga / desliga e o botão de diminuir volume ao mesmo tempo. Embora esta combinação de botões possa mudar, pois depende do fabricante.
  2. Depois disso, devemos manter esses botões pressionados até que o menu Recovery do celular apareça.
  3. Uma vez lá dentro, você terá que navegar pelo menu com as teclas de volume até encontrar as opções Wipe Data ou Factory Reset > pressione o botão liga / desliga para executar a ação. Com isso, teremos eliminado qualquer tipo de vírus de nosso smartphone.

Compartilhe