TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Sony Xperia 1 V, uma poderosa câmera com participação especial de smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | Sony Xperia 1 V, uma poderosa câmera com participação especial de smartphone

Sony Xperia 1 V, uma poderosa câmera com participação especial de smartphone

Compartilhe

Eu nem devia falar muito sobre ele, já que a Sony desistiu do mercado brasileiro por entender que a gente não presta. Tá, estou exagerando nessa última parte.

Mas… tem tanto conteúdo do Sony Xperia 1 V disponível pela própria Sony, que chega a ser um desperdício não fazer nenhum tipo de observação sobre o novo smartphone top de linha dos japoneses.

O dispositivo dá um salto qualitativo nos aspectos fotográficos em relação ao seu equivalente da geração anterior, além de oferecer um design renovado e um hardware interno que está entre os melhores de 2023.

Então, vou fazer o trabalho sujo de apresentar as características mais chamativas do Sony Xperia 1 V.

 

Design e especificações promissoras

A Sony oferece um smartphone com “design tátil”, com foco na parte traseira para melhorar o agarre do dispositivo, principalmente no momento em que você está registrando fotos e vídeos. Nada mais lógico para um telefone que tem clara ênfase no registro de imagens.

Além da proteção IP68, o Sony Xperia 1 V recebe um botão físico dedicado para a câmera, além de um case opcional com suporte para manter o telefone apoiado sobre uma superfície plana. As bordas superior e inferior são mais grossas do que os telefones que chegam ao mercado, mas sem exageros.

E os módulos de câmera são mais discretos, tanto na parte frontal por causa das bordas de tela, como na parte traseira, com sensores menos saltados.

O Sony Xperia 1 V recebe uma tela OLED de 6.5 polegadas (4K), com suporte para HDR, taxa de atualização de 120 Hz e relação de aspecto 21:9, entregando assim a aparência alargada para quem quer ver filmes no telefone.

Além do alto-falante frontal com boost sonoro de 10%, o modelo é um dos poucos telefones top de linha a contar com o tão amado conector para fones de ouvido de 3.5 mm, trabalhando com várias tecnologias de áudio como Dolby Atmos, LDAC e reprodução em 360 graus. Sem falar que os podcasters poderão se beneficiar com o sistema de redução de ruído e reverberação durante as gravações de áudio.

O Sony Xperia 1 V recebe uma bateria de 5.000 mAh que promete uma autonomia de até 20 horas de reprodução de vídeos em 4K. Algo que, sinceramente, eu duvido que seja verdade.

A Sony garante que a bateria pode manter a sua vida útil por até 3 anos, com uma degradação de, no máximo, 20% de sua saúde de funcionamento. Isso seria possível (em partes) graças ao desempenho do processador Snapdragon 8 Gen 2, que reduz o consumo de energia em 20% durante o uso da câmera, e possui uma capacidade de dissipação térmica 60% maior que o chip da geração anterior.

E… apenas para complementar a informação… o dispositivo conta também com 12 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.

 

Novos sensores fotográficos da Sony

O Sony Xperia 1 V se destaca também pela estreia do sensor fotográfico Exmor T para smartphones, no padrão CMOS com duas capas. O conjunto de câmeras é formado pelo sensor principal de 52 MP, pela lente ultra grande angular de 12 MP e pelo sensor telefoto de 12 MP.

Os novos sensores podem registrar imagens com melhor qualidade em ambientes com baixa luminosidade e com redução de nível de ruído, e com a ajuda da ferramenta de Inteligência Artificial, o modelo herda as qualidades da tecnologia Alfa das câmeras profissionais da Sony, com cálculos em tempo real para ajustar o foco, o balanço de brancos e a exposição.

Dessa forma, o Sony Xperia 1 V pode combinar vários disparos em uma única imagem processada, melhorando a qualidade final da foto e o alcance dinâmico das imagens capturadas. O modelo também inclui um novo modo retrato noturno, além de um aumento nos detalhes das imagens com baixa luminosidade.

O Modo Cinema para vídeos recebe a opção S-Cinetone for Mobile, que realiza ajustes de tons em tempo real para melhorar o nível de saturação das imagens. Além disso, o sensor Exmor T entrega novos modos criativos, que entregam maior relevância aos detalhes e à composição de imagem.

Destaque especial para o modo específico para registrar fotos e vídeos no formato vertical, dedicado para as redes sociais.

 

Sony Xperia 1 V: vale a pena?

Custando US$ 1.399 nos Estados Unidos, o Sony Xperia 1 V é bem mais caro que os seus principais concorrentes, e se respalda na excelente qualidade fotográfica para justificar o seu preço. Porém, os fotógrafos profissionais já fazem enormes estragos com um iPhone 14 Pro Max, que custa basicamente o mesmo… e é um iPhone.

Logo, a Sony vai precisar de uma enorme força argumentativa para justificar a validade do Sony Xperia 1 V com o seu público-alvo, que envolve os profissionais de fotografia e vídeo.

Para a grande maioria dos demais meros mortais, a conta não fecha. E os brasileiros não precisam se lamentar muito pela ausência desse telefone em nosso mercado.


Compartilhe