Compartilhe

Um dos primeiros eventos de tecnologia para o qual eu fui convidado para realizar a cobertura in loco pelo TargetHD.net foi da Sony. Eu não me esqueço até hoje em como eu estava feliz em poder fazer a viagem para São Paulo (SP) para conhecer a nova linha de notebooks da empresa (na época), que até contava com uma pegada ecologicamente sustentável, com elementos reciclados.

Eu testei alguns dos produtos da empresa, como dois notebooks, uma filmadora de bolso (quando a era vlogging estava nascendo) e vários smartphones. Apesar de não gostar muito da política em ter que pagar pela devolução dos produtos, a assessoria de imprensa nunca deixou de oferecê-los para realizar os testes e os reviews, pois era isso o que realmente importava.

Com o tempo, a relação da Sony com o TargetHD.net esfriou. Mas a Sony também deixou esfriar a sua relação com o Brasil, se retirando gradativamente do nosso mercado. A saída mais sentida até então era a do segmento mobile, e o nosso país deixou de receber os seus smarpthones que, se não eram iPhones, pelo menos eram alternativas para deixar o mercado brasileiro mais dinâmico.

E muita gente era fã da linha Xperia.

Agora, temos a notícia que a Sony vai abandonar ainda mais o Brasil. Um reflexo da crise econômica que nos cerca e, ao mesmo tempo, do abandono da própria empresa em relação ao nosso mercado.

O que é uma pena.

 

 

 

Só o PlayStation será vendido no Brasil

 

 

E é bom a gente ainda agradecer que ainda vai ter o PlayStation vendido de forma oficial por aqui. Ou será que não?

A Sony anunciou de forma oficial que vai fechar a sua fábrica de TVs, áudio e câmeras em Manaus (AM), encerrando a produção e comercialização de dispositivos eletrônicos no Brasil a partir de março de 2021. As únicas atividades comerciais da empresa que ainda ficarão ativas por aqui são os serviços de garantia e suporte técnico dos produtos comercializados e as vendas do PlayStation.

Traduzindo: a Sony (quase) deixou o Brasil de vez.

Diz o comunicado:

 

“Informamos que o Grupo Sony decidiu fechar sua fábrica em Manaus ao final de Março de 2021 e interromper, em meados de 2021, as vendas de produtos de consumo pela Sony Brasil Ltda, tais como TV, áudio e câmeras, considerando o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios. A decisão visa fortalecer a estrutura e a sustentabilidade de seus negócios, para responder às rápidas mudanças no ambiente externo”.

 

Com o fim das atividades da fábrica de Manaus, a Sony também não vai montar o PlayStation no Brasil, e os distribuidores vão vender consoles importados por aqui. Outra notícia péssima para o consumidor brasileiro, pois esses consoles tendem a chegar com um preço mais caro por aqui, considerando a cotação elevada do dólar em relação ao real.

É sempre muito ruim quando uma empresa de tecnologia abandona o nosso mercado. Ainda mais a Sony, que tem muitos usuários por aqui. Mas esse é um claro reflexo em como a crise econômica global atingiu em cheio a todos, inclusive as gigantes.

Com isso, um dos últimos lançamentos da Sony no mercado brasileiro é a TV 8K Sony ZH8 de 75 polegadas, que recebe o selo Ready for PS5 e preço sugerido de nada menos que R$ 31.600. Vou escrever sobre ela, mas deixo um #spoiler do texto: quem precisa de uma TV que custa quase um carro usado para jogar videogames?

É lamentável. Por outro lado, não chega a ser uma grande surpresa a (quase) saída da Sony no mercado brasileiro. Outras empresas fizeram o mesmo. Quem sabe ela volta um dia.

Sinal dos tempos que vivemos. Infelizmente.

 

 

Via NeoFeed


Compartilhe