No começo, as telas curvas vão te fascinar. Conquistar o seu coração e te hipnotizar com sua estética futurista e maior imersão visual. Ela funciona como uma espécie de traficante de substâncias lisérgicas que quer deixar você dependente dos seus efeitos.
Mas depois de anos de uso e dependência, as telas curvas vão deixar você revoltado. Irritado. Vão desejar que você arremesse o smartphone contra a parede, com toda a violência.
E motivos para isso não faltam. É claro que vou falar sobre eles neste artigo, mas digo desde já: o mercado não está voltando para os designs de tela plana de graça. Os argumentos que vou apresentar a partir de agora ajudam a explicar o movimento de mudança.
As desvantagens das telas curvas
Os smartphones com telas curvas podem ser atraentes, mas são sinônimos de dor de cabeça a médio e longo prazos, sob os mais diferentes aspectos.
E alguns dos motivos que vou apresentar a partir de agora são autênticos repelentes para usuários mais neurastênicos, que sofrem de TOC ou que não querem ter o desgosto de pagar a mais por alguns problemas que podem ser evitados.
Tudo bem… eu até chego a acreditar que só estou escrevendo essa lista para deixar a situação dos smartphones com telas curvas algo ainda pior do que já é.
Por outro lado, sempre gosto de pensar que estou prestando um serviço de utilidade pública para os mais leigos em tecnologia.
Vejamos:
- Reflexos irritantes: Pioram a visualização em ambientes com muita luz. Você percebe que a tela é curva naqueles momentos mais inconvenientes, e ver esses reflexos podem causar a fúria dos mais exigentes. As telas planas deixam esses problemas de lado, e exibe imagens. E isso é tudo o que você mais quer em uma tela de smartphone (acredite em mim).
- Distorções na tela: Imagens ficam distorcidas nas bordas da tela, especialmente com cores claras. E isso é algo que nenhum fabricante de smartphone conseguiu resolver até hoje. Um telefone com tela tradicional tira esse incômodo de sua frente, e serviços de streaming gradecem aos smartphones que entregam suas imagens de forma plena.
- Fragilidade: Maior propensão a quebras em caso de queda. E aqui está o principal motivo para não comprar um smartphone com tela curva, pois esses displays quebram só de olhar para ele.
- Encontrar acessórios é um problema: Existe uma enorme dificuldade de encontrar e instalar protetores de tela adequados, e quando você encontra um, cobram muito mais caro por ele. Sem falar nos cases que são tradicionalmente mais caros por causa do design do produto. Por que passar por tudo isso?
- Preço: O maior custo de reparação devido à complexidade da tecnologia. E esse é o principal motivo para ficar longe de um smartphone com esse tipo de tela, pois o seu cartão de crédito vai sangrar quando você precisar fazer a manutenção desse telefone. Telefones com telas planas são mais resistentes justamente pelas características de design.
A decisão é sua
É claro que você faz o que quiser com o seu dinheiro, incluindo investir em um telefone com tela curva. Mas… se pergunte se isso realmente vale a pena.
Boa parte dos principais smartphones que chegaram ao mercado nos últimos esses, como Galaxy S24 Plus, Xiaomi 14 e iPhone 15 Pro receberam telas planas, e as chances dos seus substitutos imediatos contarem com a mesma característica são enormes.
Ou seja, existe um movimento de abandono das telas curvas nos smartphones, priorizando as telas planas nos dispositivos. E essa é uma tendência para o futuro da telefona.
Agora, se ainda assim quer insistir nas telas curvas no seu futuro smartphone, faça isso por sua conta e risco.
E boa sorte.