TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Quatro dos cinco smartphones mais vendidos de 2021 são um iPhone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Quatro dos cinco smartphones mais vendidos de 2021 são um iPhone

Quatro dos cinco smartphones mais vendidos de 2021 são um iPhone

Compartilhe

O IDC revelou recentemente quais são os smartphones mais vendidos em 2021 (apesar do mês de dezembro ainda está em curso), e esse relatório informa que a Apple foi a grande vencedora em vendas durante o período, já que possui quatro dos cinco smartphones mais vendidos ao redor do mundo.

É importante deixar claro antes de continuar que não estamos falando de vendas diretas ao consumidor, mas sim dos shipments, ou seja, unidades distribuídas para varejistas e e-commerces.

Mesmo assim, não deixa de ser algo impressionante, considerando os valores cobrados por um iPhone e a crise econômica que vários países do mundo ainda estão enfrentando.

 

 

 

Por que isso aconteceu?

Que o Android domina o mercado de smartphones, todo mundo sabe. Porém, quando falamos de modelos específicos de smartphones, a Apple controla tudo com mão de ferro, uma vez que o iPhone 12 foi o smartphone mais vendido de 2021.

O único dispositivo que não é da empresa da maçã mordida é o Samsung Galaxy A12 que, para a surpresa de muitos, faz parte de uma das linhas mais básicas dos coreanos. Muitos entendiam que o dispositivo da família Galaxy A50 estaria nesse Top 5.

Completam o ranking dos 5 smartphones mais vendidos do mundo o iPhone 11, o iPhone 12 Pro Max e o iPhone 12 Pro. Sim, o iPhone 13, lançado em setembro de 2021, ficou de fora. Talvez por causa do preço elevado, talvez porque chegou recentemente ao mercado, ou talvez porque ele não entrega tantas diferenças em relação aos modelos da geração anterior (que são mais baratos).

O sucesso do iPhone está calcado basicamente na consistência do seu ecossistema. O iOS é um ótimo sistema operacional, e sua experiência de uso com outros produtos da Apple acaba motivando o usuário a adquirir outros dispositivos da empresa. E como o smartphone é hoje o principal dispositivo de tecnologia de qualquer usuário…

Além disso, o iPhone consegue interagir muito bem inclusive com produtos que normalmente não pertencem ao ecossistema da Apple. Desde Smart TVs com soundbar até utensílios de cozinha inteligentes, o iOS faz um excelente trabalho para integrar plataformas e oferecer uma experiência de uso de alta qualidade.

Sem falar que o iPhone só vai custar um rim do cliente aqui no Brasil. Em vários outros mercados internacionais, o smartphone da Apple pode ser encontrado por um preço mais competitivo.

Tudo certo. Mas… eu sei que você tem uma pergunta antes de terminar este artigo.

 

 

 

E a Xiaomi? Onde ela está?

De acordo com a IDC, a Xiaomi enfrentou ao longo de 2021 problemas com a crise de processadores que afetou a praticamente todos os fabricantes de smartphones. E, muito provavelmente, foi justamente essa a marca que mais foi prejudicada com esse problema.

Em alguns mercados pontuais (como China e Índia, por exemplo), os smartphones da Xiaomi registrariam um volume de vendas muito maior, e alcançaria com relativa facilidade um lugar nesse ranking.

De qualquer forma, o iPhone 12 da Apple conquistou o título de smartphone mais vendido de 2021, e com méritos. De novo: não é um produto barato, mas é extremamente popular por conta do histórico de bons serviços prestados pelas gerações anteriores.


Compartilhe