TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Qual é o consumo de internet móvel para assistir a um jogo da Copa do Mundo 2022 pelo smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Qual é o consumo de internet móvel para assistir a um jogo da Copa do Mundo 2022 pelo smartphone

Qual é o consumo de internet móvel para assistir a um jogo da Copa do Mundo 2022 pelo smartphone

Compartilhe

Muitas pessoas que amam o futebol não estarão em suas casas paras ver as partidas do Mundial de 2022, e certamente vão compensar isso assistindo aos principais lances do evento a partir da tela do smartphone. Até porque os serviços de streaming estão incorporados aos hábitos de consumo de entretenimento dos brasileiros.

Porém, muitos também estão preocupados em como isso se converte no consumo do pacote de dados móveis no smartphone ou tablet. Sei que algumas operadoras brasileiras disponibilizaram franquias especiais de dados móveis para o consumo de serviços de TV ao vivo para quem vai ver as partidas fora de casa, mas normalmente essas franquias estão atreladas a pacotes mais caros e inacessíveis para a maioria dos usuários.

Neste artigo, vamos mostrar qual é a quantidade de dados móveis que será consumida do seu pacote de internet para assistir aos jogos da maior competição de futebol do planeta.

 

A quantidade de dados móveis para ver um jogo de futebol pelo smartphone

É preciso levar em consideração alguns aspectos antes de começar a falar em números de dados consumidos.

A duração de um jogo de futebol é de 90 minutos, fora os acréscimos (que estão muito acima do normal nas partidas dessa competição, por orientação técnica). E qualquer fã de futebol vai assistir pelo menos 15 minutos de pré-jogo e 15 minutos de comentários do pós-jogo.

Ou seja, só aqui, temos mais de duas horas de conteúdo com tranquilidade. Não podemos excluir os 15 minutos de intervalo entre os tempos, pois ou você vai ficar assistindo aos comentários da partida, ou vai se manter conectado pelas redes sociais e comunicadores instantâneos, para saber o que amigos e familiares estão achando daquele jogo.

Com esses números de tempo de evento em mente, chegou a hora de considerar os bitrates de dados que serão consumidos durante as transmissões das partidas.

 

O volume de dados estimado em bitrate

Bitrate ou taxa de bits é a quantidade de dados transmitidos por uma unidade de tempo. Quanto maior o bitrate, maior é a quantidade de dados transmitidos e, consequentemente, maior é o gasto da tarifa de dados.

Os serviços de streaming brasileiros não deixam muito claro qual é o bitrate de suas transmissões, mas podemos estimar que a média de uma hora de transmissão de streaming ao vivo de uma plataforma que vai entregar a imagem com uma boa qualidade é de, pelo menos, 800 KB/s. Ou seja, uma hora de transmissão vai consumir 2.88 GB de dados.

Neste caso os 120 minutos estimados para pré-jogo, partida e pós-jogo se convertem em 5.76 GB de dados móveis por partida de futebol. Lembrando que esse é um número estimado que pode variar de acordo com a qualidade de imagem escolhida para a exibição do streaming.

 

A quantidade de dados móveis para assistir todos os jogos do Mundial

Se você é um fanático por futebol e deseja assistir a todos os 64 jogos da competição a partir do smartphone e utilizando exclusivamente a sua franquia de dados disponíveis, é melhor se preparar para gastar muito dinheiro. Ou contrata logo um plano de dados ilimitado.

Para assistir a todas as 64 partidas do Mundial de 2022 em tempo normal (ou seja, excluindo os jogos que eventualmente podem ir para a prorrogação e/ou decisão de pênaltis e a premiação da final), você vai gastar nada menos que 368,64 GB de dados.

Logo, fica evidente que apenas aqueles que contam com um plano de dados muito generoso ou um plano ilimitado consegue assistir a todos os jogos da competição exclusivamente pelo smartphone. E nem mesmo alguns dos planos de dados mais caros disponíveis no mercado oferecem essa franquia de dados tão generosa para as plataformas de streaming que contam com os direitos para exibir os jogos da competição.

Por isso, é muito mais vantagem você tentar usar o WiFi do seu trabalho ou até mesmo procurar alguma outra maneira de usar uma rede sem fio de graça para assistir aos jogos de futebol pelo telefone. A conta pode sair muito mais cara do que se imagina, e você pode se transformar no campeão do mundo em gastos exorbitantes para assistir um evento esportivo pela tela do smartphone.

E esse é o tipo de título que ninguém quer receber.


Compartilhe