TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia WiFi ou dados móveis: o que é melhor para o seu smartphone? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | WiFi ou dados móveis: o que é melhor para o seu smartphone?

WiFi ou dados móveis: o que é melhor para o seu smartphone?

Compartilhe

Quem usa um smartphone desde 2005 (meu caso) sabe muito bem que, neste mundo mobile, existem dois tipos de conexões disponíveis para usar a internet: a rede de dados móveis e a rede WiFi.

Ambas podem levar para o mesmo objetivo final, mas contam com características bem diferentes. E cada uma delas pode ser a melhor para o seu acesso na internet, dependendo da situação ou da sua necessidade.

Neste post, vamos mostrar quais são as principais diferenças entre o acesso à internet via dados móveis e via WiFi, com o objetivo de determinar qual é a melhor para você, considerando os diferentes cenários de uso.

 

 

 

Pensando na velocidade de conexão…

A resposta pode ser um pouco mais complexa do que se imagina, já que uma tecnologia pode ser melhor que a outra, dependendo do cenário apresentado.

Em teoria, uma conexão WiFi é mais que suficiente para a maioria dos usuários realizar as tarefas mais básicas em um smartphone. Porém, isso não quer dizer que pode ser a forma mais rápida de acessar a internet.

Em casos específicos, a rede móvel 4G pode entregar velocidades superiores ao WiFi. E o 5G bate de frente e promete atropelar a rede sem fio da sua casa ou escritório.

Por outro lado, os gamers não suportam a latência do 4G, optando pelo WiFi doméstico. Mas muitos se perguntam se o 5G vai acabar com a latência para ser uma alternativa perfeita.

Logo, não existe uma resposta universal. A melhor opção vai depender da situação em que você se encontra. Simples assim.

 

 

 

Sobre a autonomia de bateria

Este é um aspecto muito importante para muitos usuários, a ponto de ser o principal fator para alguns utilizarem um formato e deixar de lado o outro.

E aqui, o vencedor é bem fácil de se determinar. O WiFi consome menos energia de sua bateria.

Já as redes 4G e 5G exigem mais do hardware do telefone, já que precisam buscar o sinal o tempo todo. E, dependendo do lugar que você está, a cobertura de rede de sua operadora pode acabar com a sua experiência de navegação, obrigando o smartphone a fazer um esforço ainda maior para encontrar o melhor sinal de redes móveis disponível naquele lugar.

 

 

 

Olhando agora para a segurança dos seus dados

Esse é outro ponto que muitos usuários se preocupam, e muitos outros não dão a mínima.

Aqui, as redes 4G e 5G são muito mais seguras, principalmente quando comparadas com as redes WiFi abertas disponíveis em shoppings e aeroportos.

Enquanto as redes móveis são conexões “privadas” e fechadas em determinados protocolos, até mesmo o WiFi da sua casa pode contar com um “amigo” que está pegando carona nesta conexão.

Agora, imagine a quantidade de pessoas mal-intencionadas acessando o WiFi da praça de alimentação e esperando por alguém como você para roubar as credenciais bancárias.

 

 

 

Conclusão

No final das contas, a melhor conexão de internet entre as duas alternativas apresentadas neste post sempre será aquela que melhor se encaixa para a situação de momento. Ou seja, você precisa ter o discernimento para analisar caso a caso.

Se você está em casa, pode acessar o WiFi sem problemas, inclusive para transações financeiras. A sua rede é, em teoria, segura, pois o seu provedor de internet garante isso e você colocou uma senha forte no seu roteador (assim espero).

Se você está fora de casa e precisa realizar transações bancárias ou outras operações com dados sensíveis, dê prioridade para a rede móvel celular, deixando de lado a tentação em acessar o WiFi público.

Os dados do seu cartão de crédito agradecem pela iniciativa consciente.


Compartilhe