Posso usar o WhatsApp sem aceitar as novas políticas de 2021?

Compartilhe

Eu conheço um amigo aqui em Floripa que não entende muito sobre tecnologia. Ele consegue fazer o básico, mas para recursos avançados é uma verdadeira negação. Não dá pra criticá-lo, pois a maioria dos usuários se comporta como ele, e ninguém nasceu sabendo.

Acontece que, tão logo recebi o aviso sobre a mudança das políticas de uso no WhatsApp, telefonei para a mãe dele e alertei aos dois sobre a mudança. A tela aparece “do nada”, e os menos avisados pode simplesmente recusar o alerta se não ler com atenção a mensagem.

A mãe dele entendeu o recado, e decidiu aceitar os termos após uma leitura com atenção da mensagem.

Já ele, que é um cara mais ou menos da minha idade… recusou! E agora, está com medo em não conseguir utilizar o WhatsApp.

Por isso, este post tenta responder a pergunta do título: posso seguir utilizando o WhatsApp após recusar os termos de uso?

 

 

 

Você não é obrigado a aceitar nada nesta vida

 

 

Antes de continuar, é importante explicar para o amigo leitor que você não é obrigado a nada nessa vida. Você é livre para tomar toda e qualquer decisão que afeta a sua existência em diferentes níveis, mas deve aceitar as consequências disso.

Logo, por mais que as novas políticas de uso do WhatsApp pareçam imposições para os mais leigos, esta questão se resolve de forma bem simples: não aceite os termos, e segue a sua vida conectada com outra plataforma.

Não podemos nos esquecer que o Facebook (que é quem controla o WhatsApp) é uma empresa privada, controlada por Mark Zuckerberg. Tal e como acontece com qualquer empresa que visa o lucro, a maior rede social do mundo pode estabelecer as regras que quer e deseja.

Agora, cabe a nós aceitar ou não as regras do jogo.

É compreensível o temor de muitas pessoas sobre a possibilidade de Mark Zuckerberg e o Facebook saberem mais e mais de nossos dados. E muita gente tem o direito de não gostar disso e não querer isso para as suas informações pessoais.

Por outro lado, por mais que se levantem questionamentos sobre as áreas éticas e morais dessa decisão do WhatsApp, não podemos dizer que a empresa não tem o direito de fazer isso, ou estabelecer suas próprias regras sobre o tema.

O que o Facebook não pode fazer é coletar nossos dados e vender para agências de publicidade sem o nosso conhecimento ou consentimento, e era isso o que estava acontecendo antes. Ao menos agora você sabe que, se concordar, as regras do jogo são essas.

Mas vamos responder a pergunta que dá titulo ao post.

 

 

 

Posso usar o WhatsApp sem aceitar as novas políticas de 2021?

 

Se você leu este artigo até aqui com a esperança em ter boas notícias sobre esse tema, eu tenho más notícias.

A resposta para esta pergunta é um contundente NÃO. O WhatsApp é muito claro e objetivo sobre esse tema, e deixa explícito no comunicado compartilhado em seu site oficial que, se o usuário não aceitar as novas políticas de uso do aplicativo, a sua conta pode simplesmente ser eliminada.

 

 

Além disso, o WhatsApp reforça que pode utilizar os dados coletados pelo usuário para operar, oferecer, melhorar, entender, personalizar e respaldar os serviços relacionados com a plataforma e ofertas do Facebook, se protegendo assim de ações futuras.

Em resumo: leia com atenção os novos termos de uso do WhatsApp, e tome a decisão que é a mais sábia para você, considerando o seu perfil de uso e suas convicções sobre temas como privacidade e compartilhamento de dados pessoais.

 

 

Via WhatsApp


Compartilhe