TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que você não deve utilizar os fones de ouvido in-ear o dia inteiro | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Áudio e Vídeo | Por que você não deve utilizar os fones de ouvido in-ear o dia inteiro

Por que você não deve utilizar os fones de ouvido in-ear o dia inteiro

Compartilhe

Este é o tipo de post que estou escrevendo para mim mesmo, pensando no meu futuro e na integridade futura da minha saúde. Logo, vale a pena você também gastar alguns minutos para ler este conteúdo, pois ele pode ser relevante na sua vida de alguma forma.

Eu adoro música. E, por causa disso, adoro usar fones de ouvido. Tanto, que já testei vários dispositivos dessa categoria aqui no blog. E na grande maioria dos casos, eu uso fones in-ear, que são aqueles que devem ser introduzidos no canal auditivo.

Eu prefiro esse tipo de fones porque são mais confortáveis e portáteis. Seus cases são pequenos e podem ser guardados no bolso e na mochila com facilidade. E eu não preciso ficar carregando algo no pescoço por muito tempo.

Porém, existem alguns problemas no uso prolongado dos fones de ouvido in-ear que podem comprometer a minha saúde com o passar no tempo.

 

 

 

Sim… eu escrevi ALGUNS problemas…

Se fosse um único problema, até que seria fácil para se prevenir. Mas estamos falando de várias ameaças à sua saúde que podem aparecer pelo uso prolongado dos fones de ouvido. E não é algo incomum encontrar pessoas que passam mais de oito horas por dia com fones de ouvido nos canais auditivos.

Eu mesmo faço isso com muita facilidade.

Minha rotina de trabalho para produzir os textos nos blogs alcança pelo menos cinco horas por dia. Faço exercícios diariamente (ou quando dá) por pelo menos uma hora. E passo mais três horas assistindo TV com os fones. Só aí eu já tenho as oito horas de uso do dispositivo.

Só que agora eu estou me dando conta sobre os nocivos efeitos que o uso dos fones de ouvido in-ear podem produzir ao longo do tempo, e entendo que é o meu dever avisar a você também sobre essas ameaças quase invisíveis.

O primeiro problema que o uso prolongado dos fones de ouvido in-ear podem produzir em nosso organismo são as infecções auditivas, já que um efeito colateral dessa prática é a formação da umidade que se acumula no canal auditivo.

Além das infecções, a má higienização dos fones também podem resultar em problemas sérios de saúde. E, convenhamos: poucas pessoas higienizam o acessório da maneira correta. E os efeitos corais dessa falta de higiene é a otite, que pode ser tanto bacteriana quanto viral.

O uso constante de fones de ouvido in-ear também podem resultar em uma cera de ouvido (que é algo que o corpo produz naturalmente) muito mais dura do que o normal, por causa da compressão produzida pelos fones.

Por fim, o último problema sério causado pelo uso contínuo do acessório é a acne no ouvido. Aquela mesma que pode aparecer na sua cara de adolescente. E se uma espinha aparecer no seu canal auditivo, o uso desses fones pode se converter em uma experiência horrível.

 

 

 

O que eu devo fazer? Devo parar de usar fones de ouvido in-ear?

De forma alguma estou falando para você parar de usar os fones de ouvido in-ear. Se eu fizer isso, boa parte da receita deste blog simplesmente desaparece, e eu tenho que evitar que isso aconteça a todo custo.

Pelo contrário. Se estou escrevendo este post, é porque quero garantir que você continue a utilizar este acessório para ouvir música. Só quero despertar em você uma forma mais consciente para isso.

Neste caso, tudo passa pelos seus hábitos de higiene.

Limpe bem os canais auditivos de tempos em tempos, e realize uma limpeza minuciosa nos seus fones de ouvido também. Considere que este acessório invariavelmente vai ficar sujo de tempos em tempos, e esse tipo de manutenção se faz necessário até mesmo para o bom funcionamento do produto.

Eu tenho certeza que se você tiver uma maior atenção na sua higiene pessoal e na limpeza dos fones de ouvido, você poderá utilizar este acessório por um bom tempo e sem maiores problemas para a sua saúde.


Compartilhe