TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como desativar a tela de bloqueio do Windows 11 e acelerar a inicialização do sistema operacional | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como desativar a tela de bloqueio do Windows 11 e acelerar a inicialização do sistema operacional

Como desativar a tela de bloqueio do Windows 11 e acelerar a inicialização do sistema operacional

Compartilhe

Está com pressa na vida e precisa acelerar a inicialização do Windows 11? Uma forma de alcançar esse objetivo é removendo a tela de bloqueio do sistema operacional da Microsoft. Esse elemento pode ser algo inútil se você é o único usuário do computador na sua casa, e só serve para gastar tempo no processo de boot do sistema.

No caso do Windows, a Microsoft só inseriu essa tela de bloqueio pensando no suporte para dispositivos móveis, e é uma das características herdadas da Modern UI. Mas hoje, não faz sentido algum em um computador sem tela touch.

Vamos mostrar nesse post como você pode remover a tela de bloqueio do Windows 11 e agilizar o processo de inicialização do sistema operacional.

 

 

 

Como desativar a tela de bloqueio do Windows 11

Para realizar essa alteração, vamos precisar acessar o Editor de Registro do sistema operacional. Logo, antes mesmo de começar, faça uma cópia de segurança desse registro, e crie um ponto de restauração do Windows, pois são mudanças que vão acontecer em uma área sensível do software.

Feito isso, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o editor de registro, por exemplo, digitando “regedit” na caixa de pesquisa.
  2. Navegue até o caminho Computer\HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\Personalization.
  3. Se você não vir a chave “Personalização”, precisará criá-la. Clique com o botão direito em Novo > Chave e crie primeiro a chave.
  4. Uma vez lá, clique com o botão direito e crie uma chave DWORD personalizada chamada “NoLockScreen”.
  5. Execute a chave recém-criada e escreva “1” nos dados do valor.
  6. Feche o Editor de Registro e reinicie o computador para confirmar as mudanças.

 

 

 

E agora? O que vai acontecer?

Após reiniciar o computador, a tela de bloqueio do Windows 11 desaparecerá, e você verá diretamente a tela de login (se tiver uma senha habilitada ou usar uma conta Microsoft ID) ou, se não tiver, ela carregará diretamente a área de trabalho do Windows.

É importante lembrar que essa mesma dica vai funcionar no Windows 11 e em algumas versões do Windows 10 e Windows 8. A Microsoft decidiu bloquear esse recurso em algumas versões específicas das gerações anteriores do sistema operacional, mas vale a pena tentar os passos indicados acima para deixar o funcionamento do seu computador algo mais dinâmico.

Se você não usa essa tela de bloqueio no seu dia a dia (assim como acontece hoje com a grande maioria dos usuários do Windows), você pode ficar sem esse recurso sem maiores dificuldades, e sem causar efeitos colaterais no seu computador.

Só fica a observação que a área do Editor de Registro do Windows é muito sensível, e qualquer configuração errada pode arruinar o sistema operacional instalado no seu computador. Por isso, reforçamos o alerta para que o procedimento só seja realizado por um usuário que esteja minimamente seguro sobre as causas e consequências dos ajustes mencionados neste post.

Caso contrário, você está fazendo isso por sua conta e risco, e não nos responsabilizamos pelos eventuais resultados negativos que podem ser alcançados por conta de sua incerteza sobre o uso das ferramentas mencionadas neste post.


Compartilhe