TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que você não deve usar o celular antes de dormir | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que você não deve usar o celular antes de dormir

Por que você não deve usar o celular antes de dormir

Compartilhe

Um hábito que muita gente adotou com a chegada dos smartphones é utilizar o dispositivo antes de dormir. Sabe como é: dar aquela olhada básica nas redes sociais ou verificar se tem alguma mensagem no WhatsApp que você não respondeu ao longo do dia.

Porém, esse é um péssimo hábito, que deveria ser abolido das nossas vidas. Não são poucos os estudos que mostram os efeitos da visualização das telas na conciliação do sono, e nos últimos anos não são poucos os casos de insônia que crescem exponencialmente entre os usuários de dispositivos eletrônicos.

Neste post, vamos explicar por que o smartphone é considerado o principal culpado por você não conseguir dormir entre 7 e 9 horas por noite.

 

 

 

O grande problema é o que fazemos com o smartphone

 

 

Ficou estabelecido que a luz azul que a tela emite durante o seu funcionamento é a principal culpada para promover a insônia em um número cada vez maior de usuários. E, de fato, esse item tem influência no bom sono, e isso já está mais do que comprovado.

Não por acaso que vários fabricantes de smartphones implementam nos dispositivos recursos de software que tentam reduzir os efeitos dessa luz azul à visão dos usuários. Porém, ela não é a única que merece receber a culpa pelas noites mal dormidas.

A culpa também é nossa.

Um dos grandes problemas em utilizar o smartphone antes de dormir está no conteúdo que visualizamos antes desse período tão importante em nossas vidas. Nosso bem estar e qualidade do sono estão diretamente relacionados com as informações que recebemos do smartphone.

Dependendo do que você vai fazer com o dispositivo, a influência em nosso sono será maior ou menor. E isso pode variar se estamos jogando o nosso game favorito na tela do smartphone, se estamos assistindo um filme ou uma série de TV vai streaming ou se estamos acessando sites de notícias ou feeds de redes sociais.

Isso acontece porque enquanto estamos realizando uma dessas atividades em nosso smartphone nós estamos enviando para o nosso cérebro a informação que estamos nos entretendo e que queremos seguir visualizando aquele conteúdo.

Por causa disso, o mais recomendável para quem quer garantir uma boa noite de sono e descanso com o máximo de horas dormidas possível é que pare de usar o smartphone horas antes de ir para a cama, inclusive para utilizar ferramentas que, em teoria, promovem o relaxamento.

O nosso cérebro precisa descansar de tempos tem tempos, e a glândula pineal do cérebro (que é a responsável pela produção de melatonina no corpo, que nada mais é do que o hormônio que regula o ciclo de nosso sono) precisa receber a informação e o estímulo necessários para alcançar um sono adequado.

Se você ficar verificando o smartphone antes de dormir, a tal glândula pineal não consegue ser adequadamente estimulada para produzir a tão desejada melatonina. Vale a pena adotar novos hábitos para que o seu cérebro descanse de forma adequada.

O ideal é parar de usar o smartphone pelo menos meia hora antes de ir dormir e, se possível, deixar ele bem longe de você na cabeceira ou criado mudo, para evitar que você o alcance para dar aquela última olhada no WhatsApp.

Sem falar que o silêncio absoluto é outro fator para descansar o cérebro, ajudando (e muito) na hora de dormir e descansar por várias horas.


Compartilhe