Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que um smartphone esquenta tanto?

Por que um smartphone esquenta tanto?

Compartilhe

Aceita, que dói menos: o superaquecimento nos smartphones é algo inevitável. E eu sei que isso pode ser irritante para você.

Estamos falando de um dispositivo de tecnologia que, em muitos casos, é muito compacto e muito potente. E toda essa potência gera calor. E o processador, responsável por toda essa potência, é uma fonte significativa de calor em qualquer smartphone.

Mas existem diferentes variáveis que podem ser igualmente responsáveis em maior ou menor grau (sem trocadilhos) pelo aumento de calor em um smartphone. E vou apresentar esses outros fatores neste artigo, pois conhecimento é poder, e informação nunca é demais na sua vida.

 

O que pode fazer o seu smartphone superaquecer sem muito esforço

Eu disse que o processador é um dos principais culpados pelo seu smartphone ficar quente o suficiente para você preparar um ovo nele para o café da manhã. A boa notícia aqui é que os processadores mais modernos, com processo de fabricação de 6 nanômetros ou menos, tendem a emitir menos calor.

A má notícia é que as atividades mais intensas no dispositivo, como jogos e gravação de vídeos em 4K ou 8K, sempre elevam a temperatura do dispositivo. E essa regra vale para qualquer smartphone, independentemente do processo de fabricação do processador que ele recebe.

As telas AMOLED e OLED geram menos calor que as telas LCD, e esse é um ponto que precisa ser uma prioridade na hora de você escolher um futuro smartphone para chamar de seu. Por outro lado, o ato de carregar a bateria do telefone naturalmente aumenta a temperatura interna do dispositivo.

Por isso, é mais do que recomendado que você não use o seu smartphone durante o procedimento de recarga de bateria. Aproveite o momento para ver um filme, namorar ou dormir, pois carregar o telefone e, ao mesmo tempo, utilizar o dispositivo em atividades intensas como jogos ou reprodução de filmes em alta resolução intensificam o superaquecimento interno do telefone.

 

O que os fabricantes estão fazendo para combater o superaquecimento

As diferentes marcas de smartphones estão trabalhando o tempo todo em busca de soluções para reduzir o superaquecimento e os seus efeitos nos dispositivos.

A solução mais comum nos smartphones top de linha ou premium é o sistema de refrigeração líquida ou a vapor para componentes como processador e RAM. Esses sistemas evaporam e condensam o calor interno através de um sistema de dissipação, o que ajuda a reduzir as temperaturas internas com competência.

Outro ponto que deve ser considerado na hora de avaliar as temperaturas internas de um telefone é a eficiência energética do processador. E aqui, a relação é bem simples: quanto mais eficiente for o SoC de um telefone, menos bateria ele vai consumir do dispositivo e, por tabela, menor será o calor que os componentes internos vão emanar durante o funcionamento.

Em testes de desempenho, ficou comprovado que os telefones que contam com um sistema de refrigeração integrado esquentam menos. E os telefones que mais sofrem do superaquecimento podem alcançar temperaturas internas que podem superar a casa do 60 graus.

Agora, considere o fato que você vive no Brasil, um país tropical com temperaturas elevadas em boa parte do ano, e rapidamente você vai concluir que ter um smartphone que esquenta demais pode ser um problema para você nas mais diferentes frentes.

 

Eu entendo (e respeito) a sua preocupação

Eu bem sei que muito provavelmente você entrou neste artigo (também) por causa dos problemas recentes de superaquecimento envolvendo a nova família de smartphones da Apple.

E, a essa altura do campeonato, você também já sabe que a gigante de Cupertino liberou uma atualização do iOS 17 para corrigir os problemas de funcionamento anormal de bateria, que era o principal motivo para os novos iPhone 15 e iPhone 15 Pro (Max) esquentarem demais nas mãos dos primeiros compradores.

Isso pouco importa.

Pelo histórico recente da Apple, não dá para saber quando que uma futura atualização do iOS 17 pode alterar o comportamento normal da bateria do novo iPhone 15 e, com isso, devolver o superaquecimento do dispositivo.

Por isso, produzi este artigo para esclarecer sobre os principais motivos que resultam nesse comportamento nefasto no seu smartphone. Dependendo da situação, você mesmo pode tomar providências para reduzir o calor no telefone sem precisar passar por uma bancada de assistência técnica.

Ou melhor… pode também segurar um pouco o desejo de comprar o iPhone 15, e aguardar pacientemente até que a Apple resolva todos os problemas pendentes no telefone. Só para evitar que você queime o bolso (duas vezes) de forma desnecessária.


Compartilhe