TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que vai acontecer com o meu smartphone Xiaomi com a chegada do HyperOS? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Software | O que vai acontecer com o meu smartphone Xiaomi com a chegada do HyperOS?

O que vai acontecer com o meu smartphone Xiaomi com a chegada do HyperOS?

Compartilhe

A Xiaomi anunciou na semana passada o seu novo sistema operacional, o HyperOS. Ele estará presente na próxima geração de smartphones da marca chinesa, o Xiaomi 14.

A revelação do HyperOS desperta grande expectativa e, ao mesmo tempo, uma avalanche de dúvidas na comunidade de usuários. Quem hoje tem um telefone da Xiaomi usa a MIUI, interface de usuário do Android, e não sabe o que vai acontecer depois da chegada do novo sistema operacional.

Neste artigo, vamos eliminar as principais dúvidas dos usuários da Xiaomi, explicando o que vai acontecer com os atuais smartphones dos usuários depois da chegada oficial do HyperOS.

 

Adeus, MIUI (pelo menos por enquanto)

A MIUI, atual interface de usuário da Xiaomi, foi uma presença constante nos dispositivos da marca ao longo dos últimos 10 anos, oferecendo inovações significativas e uma experiência de uso com identidade própria.

O HyperOS é apontado como o substituto de MIUI, atuando como sistema operacional completo e “independente,” utilizando a base do Android para funcionar. O que não foi confirmado até agora é se essa mudança de software se aplicará somente aos dispositivos chineses, ou se a versão internacional dos seus telefones também vai receber o novo software.

Ao que tudo indica, o HyperOS será distribuído internacionalmente, o que faz muito mais sentido diante de todo o barulho que a Xiaomi fez com a plataforma. O mais claro indício disso é o próprio propósito de fazer dessa plataforma uma base para um ecossistema de produtos, indo de smartphones a eletrodomésticos.

Lei Jun, CEO da Xiaomi, confirmou que os novos Xiaomi 14 virão com HyperOS, eliminando de vez as chances de um lançamento da MIUI 15 (pelo menos até segunda ordem… vai que a empresa muda de ideia). Então, os usuários mais conservadores devem se acostumar com a ideia de que tudo vai mudar em breve no seu smartphone.

 

Como saber se meu smartphone é compatível com o HyperOS

A atualização para HyperOS será lançada gradualmente ao longo de 2024 para outros modelos compatíveis, mas nenhuma janela ou lista oficial de dispositivos compatíveis foi apresentada pela Xiaomi até o momento.

O que sabemos é que essa transição afetará apenas os smartphones Xiaomi (incluindo os telefones da Redmi e da POCO) com suporte de atualização vigente. Os modelos mais antigos permanecerão com a MIUI 14, recebendo apenas as atualizações de segurança enquanto disponíveis.

A continuidade de MIUI estará garantida, mas apenas para dispositivos que não têm previsão de atualização para MIUI 15 até o momento (se é que a MIUI 14 será atualizada um dia).

Acho difícil que a Xiaomi mantenha o desenvolvimento de dois softwares com finalidades diferentes, mas não podemos descartar por completo essa possibilidade. Muitos smartphones da marca são mais antigos e ainda estão em funcionamento, e um suporte para esses telefones sempre vai cair muito bem junto aos usuários.

Existem diferentes maneiras de verificar a compatibilidade do seu dispositivo Xiaomi, Redmi ou POCO com HyperOS, como considerar a antiguidade do modelo ou a promessa de anos de atualizações da marca.

O Xiaomi 13T, com 4 anos de suporte, é um dos dispositivos que muito provavelmente vai receber o HyperOS. Mas ainda não há uma data definida para a atualização desse e de outros dispositivos.

Mas existe uma forma bem eficiente para descobrir se o seu telefone é compatível com o novo sistema operacional da Xiaomi. Um aplicativo chamado “HyperOS Updater” está disponível na Google Play Store para verificar se o seu dispositivo receberá a atualização para Android 14 ou HyperOS.

A instalação do “HyperOS Updater” permite que o aplicativo identifique automaticamente o modelo do seu smartphone e informe se ele será atualizado para o HyperOS. Para quem não aguenta esperar a lista oficial da Xiaomi, essa é uma alternativa.

Este aplicativo é a maneira mais simples de verificar a compatibilidade e considerar a troca de dispositivo, se necessário. Lembrando sempre que o app vai mostrar uma estimativa de compatibilidade. O correto é esperar por uma confirmação da Xiaomi, que vai revelar em breve todos os modelos que realmente serão compatíveis com o HyperOS.


Compartilhe