Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Por que um cachorro apareceu no lugar do logo do Twitter?

Por que um cachorro apareceu no lugar do logo do Twitter?

Compartilhe

O Twitter virou uma espécie de “terra sem lei” depois que Elon Musk assumiu o controle da rede social, após um polêmico e tumultuado processo de compra.

Depois que Elon tomou as rédeas da plataforma, demissões absurdas aconteceram, as contas verificadas gratuitas acabaram (ou não, e ninguém entende direito o que acontece neste aspecto), Donald Trump voltou para a rede social e várias outras decisões polêmicas se materializaram diante dos nossos olhos.

Logo, quando o ícone de um cachorro substitui o passarinho azul como símbolo do Twitter, somos obrigados a parar tudo para explicar melhor o que realmente aconteceu.

 

Afinal… o que aconteceu?

Bom… é importante tranquilizar os mais leigos logo de cara. O Twitter ainda existe, e segue funcionando do jeito que você conhece, mesmo com todos os esforços de Elon Musk em descaracterizar a plataforma.

Fato é que os usuários do Twitter se surpreenderam na manhã de 4 de abril ao acessar a plataforma e encontrar um cachorro substituindo o ícone clássico do pássaro azul. Mas não se trata de um hack ou problema de segurança.

O cachorro em questão é um shiba inu, um dos memes mais clássicos da internet, que se tornou ainda mais famoso por ser a inspiração por trás da criptomoeda dogecoin.

Essa mudança na interface do Twitter foi sugerida por um usuário da plataforma em uma conversa casual com Elon Musk, atual dono dessa rede social tão polêmica. Musk está tentando de tudo para aumentar suas receitas com a plataforma, mas enquanto não encontra uma maneira eficiente para alcançar esse objetivo, usa o brinquedinho que tem como playground para fazer hype e memes.

Por outro lado, apesar de Musk fazer piada com a criptomoeda, não podemos nos esquecer que a realidade por trás da dogecoin é muito mais sombria.

Em junho de 2022, um investidor privado acusou Elon Musk de criar um esquema de pirâmide em torno dessa criptomoeda. Embora Musk defenda que a dogecoin é uma iniciativa séria, especialistas a referem como uma “moeda meme” ou um investimento altamente especulativo, e que não pode ser comparada com outras criptomoedas já estabelecidas no mercado, como bitcoin ou ethereum.

Curiosamente (e aqui, é importante destacar que coincidências não existem), o preço da dogecoin disparou após essa mudança de ícone no Twitter, o que deu um novo impulso inesperado em sua popularidade.

Em pouco mais de uma hora, o preço da dogecoin subiu 32%. E esse é um sinal de que alguns seguidores do CEO do Twitter e da Tesla voltaram a levar o meme a sério.

 

Eu pensaria dez vezes antes de investir na dogecoin

Se eu tenho sérias dúvidas se investir dinheiro em criptomoedas é mesmo uma boa ideia, que dirá na dogecoin, cuja volatilidade é enorme.

Para você ter uma ideia do que estou falando, a dogecoin registrou uma queda de valor de 44,55% no último ano.

Ou seja, o fato de um cachorro substituir o logotipo do Twitter chamou sim a atenção dos usuários, que ficaram curiosos para saber o que está por trás dessa mudança. Mas não podemos nos esquecer em nenhum momento que tudo o que aconteceu nada mais foi do que uma estratégia de marketing, especialmente considerando a popularidade do meme do shiba inu e da criptomoeda dogecoin.

Investir em criptomoedas pode ser arriscado, especialmente em moedas altamente voláteis como o dogecoin. Suas oscilações de preço são comuns nesse mercado, e é preciso tomar precauções antes de investir o seu suado dinheiro em um ativo como esse.

No final, a mudança do logotipo do Twitter para o meme do shiba inu pode parecer uma brincadeira inofensiva, mas é também um lembrete da influência que as redes sociais e as personalidades públicas podem ter na economia e na cultura popular.

E, é claro, é mais uma evidência de que nunca há um dia tranquilo no Twitter. Sempre tem alguma coisa acontecendo.

Bom, pelo menos não podemos dizer que Elon Musk deixou o Twitter em um mar de monotonia. Isso está completamente distante da nossa realidade prática.


Compartilhe